RELATO DE EXPERIÊNCIA: A INFRAESTRUTURA COMO FATOR DE INOVAÇÃO E APRENDIZADO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Autores

  • Ieso Costa Marques Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Regiane Janaina Silva de Menezes Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Anderson Carlos Silva Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Artur Ribeiro Assunção Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Daniel Ferreira Hassel Mendes Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • José Fernando Muniz Barbosa Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Marcio Dourado Rocha Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA
  • Maysa de Fátima Moreira Rodrigues Universidade Evangélica de Goiás- UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

Metodologias Ativas; Colaboração; Tecnologia Educacional; Engajamento Discente; Aprendizagem Significativa.

Resumo

A infraestrutura educacional desempenha papel essencial na promoção de práticas pedagógicas inovadoras e no fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. As transformações tecnológicas e sociais do século XXI exigem que as instituições de ensino modernizem seus espaços, criando ambientes colaborativos e tecnologicamente equipados que favoreçam a interação, a autonomia e a aplicação prática do conhecimento. Este relato de experiência apresenta as iniciativas de uma instituição que investiu na reestruturação de salas interativas, laboratórios multimídia e ambientes colaborativos, destacando a criação de um espaço específico para o curso de Administração. A sala, equipada com mesas redondas, múltiplas tomadas, quadros distribuídos e sistema de projeção, possibilitou metodologias ativas, como aprendizagem baseada em projetos e uso de softwares aplicados à resolução de problemas reais. Os resultados evidenciaram maior engajamento, pensamento crítico e desenvolvimento de competências profissionais. Conclui-se que a integração entre infraestrutura adequada e metodologias inovadoras potencializa a aprendizagem significativa e inclusiva.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 65. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

TANNER, Kenneth G.. The Effects of School Design on Student Outcomes. Journal of Educational Administration, Bingley: Emerald Group Publishing Limited, v. 47, n. 3, p. 381-399, 2009. Disponível em https://www.emerald.com/jea/article/47/3/381/198615/Effects-of-school-design-on-student-outcomes . Acesso em 17 de set. 2025.

VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2025-12-03

Como Citar

MARQUES, Ieso Costa; MENEZES, Regiane Janaina Silva de; SILVA, Anderson Carlos; ASSUNÇÃO, Artur Ribeiro; MENDES, Daniel Ferreira Hassel; BARBOSA, José Fernando Muniz; ROCHA, Marcio Dourado; RODRIGUES, Maysa de Fátima Moreira. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A INFRAESTRUTURA COMO FATOR DE INOVAÇÃO E APRENDIZADO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 2, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/15394. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS 49º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES