EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO ACADÊMICA: REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO PRÁTICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Desenvolvimento regional, Ensino prático, Extensão universitária

Resumo

A extensão universitária desempenha um papel fundamental na formação acadêmica ao conectar estudantes a desafios reais enfrentados por micro e pequenas empresas. Este relato evidencia a influência da extensão universitária na formação acadêmica, abordando impactos práticos e reflexões com base em projetos realizados em 2024. A metodologia adotada envolveu a análise qualitativa e descritiva das experiências, com observação direta e registro documental. Durante as atividades, os alunos identificaram desafios organizacionais e propuseram soluções estratégicas baseadas em metodologias como análise SWOT e 5W2H. As empresas participantes expuseram melhorias operacionais e estratégicas após a implementação das recomendações sugeridas. Os resultados indicam que a imersão prática proporcionou um aprendizado significativo, fortalecendo habilidades analíticas e gerenciais dos discentes. Além disso, houve um impacto positivo nas empresas envolvidas, promovendo inovação e otimização de processos. A interação entre academia e setor produtivo demonstrou a relevância da extensão universitária para o desenvolvimento socioeconômico local, sugerindo a necessidade de ampliação da iniciativa para outras áreas do conhecimento.

Referências

COSTA, M. M. et al. Aceitação de inovações pelos consumidores: relato de uma experiência em sala de aula com metodologias ativas. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 83–87, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11419. Acesso em: 23 fev. 2025.

GUNNESS, A.; MATANDA, M. J.; RAJAGURU, R. Effect of student responsiveness to instructional innovation on student engagement in semi-synchronous online learning environments: The mediating role of personal technological innovativeness and perceived usefulness. Computers & Education, v. 205, p. 104884, 2023. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2023.104884 Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131523001616?via%3Dihub Acesso em: 23 fev. 2025.

HUTCHINSON, V.; QUINTAS, P. Do SMEs do knowledge management? Or simply manage what they know? International Small Business Journal, v. 26, n. 2, p. 131-154, 2008. https://doi.org/10.1177/0266242607086571 Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0266242607086571 Acesso em: 23 fev. 2025.

KOLSTER, R. Diffusional effects of excellence education on the institution as a whole. European Journal of Higher Education, v. 11, n. 1, p. 82-96, 2021. https://doi.org/10.1080/21568235.2020.1850311 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21568235.2020.1850311 Acesso em: 23 fev. 2025.

MA, J.; LI, Z.; LIU, Z.; ZHANG, S.; LAI, W. Influence of Management Education on Enterprise Scientific and Technological Innovation Based on K‐Means Clustering Algorithm. Mathematical Problems in Engineering, v. 2022, n. 1, p. 9030862, 2022. https://doi.org/10.1155/2022/9030862 Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1155/2022/9030862 Acesso em: 23 fev. 2025.

MIGUEL, E. R. A.; ROBERTO, E. Pierre Bourdieu: fortalecendo referenciais teóricos em metodologias ativas. Revista Espaço saúde, v. 23, n. 1, p. 1-4, 2022. https://doi.org/10.37885/230312504 Disponível em: https://www.editoracientifica.com.br/books/chapter/230312504 Acesso em: 23 fev. 2025.

QIU, Y.; GARCÍA-ARACIL, A.; ISUSI-FAGOAGA, R. Critical issues and trends in innovation and entrepreneurship education in higher education in the post-COVID-19 era in China and Spain. Education Sciences, v. 13, n. 4, p. 407, 2023. https://doi.org/10.3390/educsci13040407 Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/4/407 Acesso em: 23 fev. 2025.

RAMÍREZ-MONTOYA, M. S.; ANDRADE-VARGAS, L.; RIVERA-ROGEL, D.; PORTUGUEZ-CASTRO, M. Trends for the future of education programs for professional development. Sustainability, v. 13, n. 13, p. 7244, 2021. https://doi.org/10.3390/su13137244 Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/13/7244 Acesso em: 23 fev. 2025.

SHOULDERS, B.R.; ALEXANDER, K.M.; ALLEN, J.M.; VOILS, S.A.; FIELD, C.J.; Implementing innovative teaching strategies to promote student academic engagement in a critical care elective. Journal of the American College of Clinical Pharmacy, v. 6, n. 9, p. 1022-1029, 2023. https://doi.org/10.1002/jac5.1839 Disponível em: https://accpjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jac5.1839 Acesso em: 23 fev. 2025.

ZHAO, Y; KO, J. Orchestrating vocational education classrooms for adaptive instruction and collaborative learning. Cogent Education, v. 11, n. 1, p. 2351238, 2024. https://doi.org/10.1080/2331186X.2024.2351238 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/2331186X.2024.2351238 Acesso em: 23 fev. 2025.

XIA, Y. Research on the innovation of youth network media literacy education in the context of Internet+ education. Applied Mathematics and Nonlinear Sciences, v. 8, n. 1, p. 2861-2872, 2023. https://doi.org/10.2478/amns.2023.1.00006 Disponível em: https://sciendo.com/article/10.2478/amns.2023.1.00006 Acesso em: 23 fev. 2025.

Downloads

Publicado

2025-08-19

Como Citar

COSTA, Murilo Marques et al. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAÇÃO ACADÊMICA: REFLEXÕES SOBRE O IMPACTO PRÁTICO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12215. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES