ACEITAÇÃO DE INOVAÇÕES PELOS CONSUMIDORES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA COM METODOLOGIAS ATIVAS
Palavras-chave:
Aceitação do Consumidor, Ensino, Inovação, Metodologias AtivasResumo
A inovação é central nas discussões sobre competitividade e sustentabilidade empresariais no mercado globalizado. Este relato de experiência descreve a implementação de uma abordagem pedagógica inovadora focada na aceitação de inovações empresariais pelos consumidores. As aulas foram estruturadas com metodologias ativas, como debates, análise de casos reais e atividades práticas. Os alunos foram divididos em grupos para analisar casos específicos, visitar empresas locais e desenvolver planos de introdução de inovações fictícias. A abordagem prática e a interação direta com empresas permitiram aos alunos compreender melhor os desafios do mercado, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipe. Observou-se um aumento significativo no engajamento e na proatividade dos alunos, evidenciando a eficácia das práticas pedagógicas dinâmicas. A aplicação prática dos conceitos teóricos e o feedback positivo dos alunos destacaram a relevância dessa abordagem para o desenvolvimento de competências profissionais. Este estudo reforça que a inovação pedagógica pode aumentar o engajamento estudantil e preparar melhor os alunos para os desafios do mercado globalizado, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e inovadores.
Referências
Dobni, C. B.; Wilson, G. A.; Klassen, M. Business practices of highly innovative Japanese firms. Asia Pacific Management Review, 2022 VoI. 27 (3), https://doi.org/10.1016/j.apmrv.2021.06.005 Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1029313221000671 Acesso em 06 ago. 2024.
Gunness, A.; Matanda, M. J.; Rajaguru, R. Effect of student responsiveness to instructional innovation on student engagement in semi-synchronous online learning environments: The mediating role of personal technological innovativeness and perceived usefulness. Computers & Education, Vol. 205, 2023. https://doi.org/10.1016/j.compedu.2023.104884. Disponível em: = https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131523001616 Acesso em 06 ago. 2024.
López, F. R., et al. Serious games in management education: An acceptance analysis. The International Journal of Management Education, v.19(3), 2021. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100517. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1472811721000665 Acesso em 06 ago. 2024.
Karmini, N. W., et al. Model of Humanism Education based on Local Wisdom in Elementary School in Bali. International Journal of Early Childhood Special Education (INT-JECSE), (2021) v.13(2): p. 1056-1063. DOI: 10.9756/INT-JECSE/V13I2.211150 Disponível em: https://www.int-jecse.net/article/Model+of+Humanism+Education+based+on+Local+Wisdom+in+Elementary+School+in+Bali_306/?download=true&format=pdf Acesso em 06 ago. 2024.
Kolster, R. Diffusional effects of excellence education on the institutionas a whole. European Journal of Higher Education. 2021, v. 11, nº. 1, p. 82–96. https://doi.org/10.1080/21568235.2020.1850311 Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21568235.2020.1850311 Acesso em 06 ago. 2024.
Ma, J., et al. Influence of Management Education on Enterprise Scientific and Technological Innovation Based on K-Means Clustering Algorithm. Mathematical Problems in Engineering, 2022. https://doi.org/10.1155/2022/9030862 Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1155/2022/9030862 Acesso em 06 ago. 2024.
Purohit, S.; Dutt, A. Pedagogical innovations in management education in the 21ST century: A review and research agenda. The International Journal of Management Education, v.22(2), 2024. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2024.100976. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1472811721000665 Acesso em 06 ago. 2024.
Qiu, Y.; García-Aracil, A.; Isusi-Fagoaga, R. Critical Issues and Trends in Innovation and Entrepreneurship Education in Higher Education in the Post-COVID-19 Era in China and Spain. Educ. Sci. 2023, 13, 407. https://doi.org/10.3390/educsci13040407 Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/4/407 Acesso em 06 ago. 2024.
Ramírez-Montoya, M. S., et al. Trends for the Future of Education Programs for Professional Development. Sustainability, 2021, 13, 7244. https://doi.org/10.3390/su13137244. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/13/7244 Acesso em 06 ago. 2024.
Shoulders, B. R. et al. Implementing innovative teaching strategies to promote student academic engagement in a critical care elective. J Am Coll Clin Pharm. 2023; 6(9): doi:10.1002/jac5.1839 Disponível em: https://accpjournals.onlinelibrary.wiley.com/action/showCitFormats?doi=10.1002%2Fjac5.1839 Acesso em 06 ago. 2024.
Sun, D. L., et al. Research on Information Technology Innovation and Three-Dimensional Entrepreneurship Diversified Personnel Training Practice Teaching System. Applied Mechanics and Materials, vol. 519–520, Trans Tech Publications, Ltd., Feb. 2014, pp. 1634–1637. doi:10.4028/www.scientific.net/amm.519-520.1634. Disponível em: https://www.scientific.net/AMM.519-520.1634 Acesso em 06 ago. 2024.
Xie, Y. Research on the innovation of youth network media literacy education in the context of Internet + education. Applied Mathematics and Nonlinear Sciences, 2023. p. 2861 - 2872 https://doi.org/10.2478/amns.2023.1.00006 Disponível em: https://sciendo.com/article/10.2478/amns.2023.1.00006 Acesso em 06 ago. 2024.
Walder, A. M. Pedagogical Innovation in Canadian higher education: Professors’ perspectives on its effects on teaching and learning. Studies in Educational Evaluation, v. 54, 2017, p. 71-82. https://doi.org/10.1016/j.stueduc.2016.11.001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0191491X16300153 Acesso em 06 ago. 2024.
Wihlenda, M.; Brahm, T.; Habisch, A. Responsible management education: Social entrepreneurial competences of civically-engaged students. The International Journal of Management Education, v. 21(1), 2023. https://doi.org/10.1016/j.ijme.2022.100756. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1472811722001586 Acesso em 06 ago. 2024.