HABILIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA: POR UMA FORMAÇÃO HOLÍSTICA

Autores

  • Christiny Leal Oliveira Scalabrini Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Suelen Marçal Nogueira Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Marcos Filipe Silva Mello Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Amanda Marques de Oliveira Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Hanna Barbosa Silva Tavares Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Samara Alice Pereira Martins Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Victor Almeida Alves Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Vitória Raphaela Sérgio de Lima Notto Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Heloiza Dias Lopes Lago Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Francisco Ronaldo Caliman Filho Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres

Palavras-chave:

Fisioterapia, Hidroterapia, Terapia Aquática, Ensino, Formação

Resumo

A interação da teoria e prática no ensino da fisioterapia aquática é essencial para desenvolver as habilidades práticas e a formação holística do fisioterapeuta. A fisioterapia aquática ou hidroterapia utiliza as propriedades físicas da água para a reabilitação, sendo o tratamento realizado em uma piscina com ambiente adequado. O objetivo deste é relatar a experiência prática para trabalhar habilidades práticas no ensino da fisioterapia aquática. Foram realizadas atividades teóricas e práticas com metodologias ativas que permitiram aprimorar as habilidades com diferentes situações clínicas para raciocínio e tomada de decisão dos acadêmicos. Os resultados dessa experiência foram positivos, evidenciando um maior engajamento dos acadêmicos e assimilação dos conteúdos abordados em sala de aula. A integração entre teoria e prática fortaleceu a confiança dos estudantes na aplicação das técnicas, além de promover um aprendizado holístico, significativo e contextualizado. A atividade proporcionou aos acadêmicos maior compreensão dos princípios hidrodinâmicos e sua aplicação terapêutica. Segurança na avalição, planejamento de intervenções e execução das técnicas fisioterapêuticas aquáticas. Portanto a prática baseada em evidências e o treinamento prático foram fundamentais para superar barreiras e melhorar o processo ensino aprendizagem.

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

LEAL OLIVEIRA SCALABRINI, Christiny et al. HABILIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DA FISIOTERAPIA AQUÁTICA: POR UMA FORMAÇÃO HOLÍSTICA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–6, 2025. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/12212. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

ANAIS DO 48º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES