TEORIA X PRÁTICA: ATIVIDADES METODOLÓGICAS NO ENSINO DA HIDROTERAPIA PARA REABILITAÇÃO

Autores

  • Suelen Marçal Nogueira Universidade Evangélica de Goiás Campus Ceres
  • Ester Fernandes de Queiroz Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Flávia Beatriz Braga Pessoa Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Gabrielly Rodrigues Moraes Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Maria Fernanda Magalhães Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Mariana Lourecentti Leal Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Suéllen Pryscilla De Souza Pereira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Thaynara Morais Oliveira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Laisa De Souza Martins Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA
  • Leuri Victor Elias Oliveira Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA

Palavras-chave:

hidroterapia, benefícios, reabilitação

Resumo

A hidroterapia é definida como uma forma de terapia, que usufrui as propriedades físicas da água como a flutuabilidade, viscosidade e pressão hidrostática, que auxiliam na reabilitação dos pacientes de forma positiva. sendo bastante utilizadas na reabilitação de pacientes com lesões musculoesqueléticas, disfunções neurológicas, artrite, entre outras diversas patologias. exercícios praticados na água permitem uma facilidade maior de realizar movimentos sem impacto, o que se torna muito benéfico para pessoas que possuem dores crônicas ou com dificuldade de amplitude de movimento. Além da temperatura aquecida da água que auxilia no relaxamento muscular e alívio da dor. O objetivo deste foi relatar a experiência das atividades metodológicas teóricas e práticas no ensino da hidroterapia. A correlação teoria e prática é necessária para se obter maior conhecimento sobre a hidroterapia, seus benefícios e como aplica-la de forma correta e segura. Obteve-se resultados positivos proporcionando o aprendizado dos acadêmico, com esclarecimentos sobre a importância da fisioterapia aquática e como a fisioterapia aquática contribui para a reabilitação e qualidade de vida dos pacientes.

Referências

PARREIRA, Patrícia; BARATELLA, Thaís V. Fisioterapia Aquática: Editora Manole, 2011.

IRION, J. M. Panorama histórico da reabilitação aquática. In: RUOTI, R. G.; MORRIS, D. M.; COLE, A. J. Reabilitação aquática. São Paulo: Manole, 2000. cap. 1, p. 03-14.

ISRAEL, V. L.; PARDO, M. B. L. Hydrotherapy: Application of an Aquatic Functional Assessment Scale (Afas) in Aquatic Motor Skills Learning. American International Journal of Contemporary Research, v. 4, n. 2, p. 42-52, 2014.

SANTOS, C., VELOSO, E., & SANTOS, J. (2017). Sistema de avaliação dos Deslocamentos em meio aquático do bebé e criança em idade pré-escolar. Validação de um instrumento de avaliação. Revista de Investigación en Actividades Acuáticas, v.1, n.1, p3-6. 2017.

Downloads

Publicado

2024-04-09

Como Citar

NOGUEIRA, Suelen Marçal et al. TEORIA X PRÁTICA: ATIVIDADES METODOLÓGICAS NO ENSINO DA HIDROTERAPIA PARA REABILITAÇÃO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 112–115, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/11125. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 46º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES