NEUROCI�NCIAS EDUCACIONAIS E A CONSTRUÇO DA EDUCAÇO DO SÉCULO XXI
Palavras-chave:
Educação 5.0, Ensino Superior, Neurociências, NeuroeducaçãoResumo
AS CHAMADAS NEUROCI�NCIAS, T�M GANHADO CADA DIA MAIS NOTORIEDADE DEVIDO A POPULARIDADE QUE AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICA��O TEM ATUALMENTE, TAMB�M, TAL VISIBILIDADE PODE SER ATRIBU�DA DEVIDO � IMPORT�NCIA QUE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL TEM PARA TODA A FUNCIONALIDADE E ORGANICIDADE DA VIDA HUMANA.  POR ISSO, NAS PRÓXIMAS P�GINAS SÃO PROMOVIDAS CONSIDERA��ES SOBRE � LUZ DA LITERATURA BUSCANDO PARA AL�M DE DEFINI��ES, APRESENTAR REFLEX�ES SOBRE AS NEUROCI�NCIAS E A RELEV�NCIA DELA EM V�RIOS CEN�RIOS E CONTEXTOS. DEVIDO AO FATO DE AS NEUROCI�NCIAS ESTAREM INTIMAMENTE RELACIONADA � PSICOLOGIA E AS CI�NCIAS COMPORTAMENTAIS DE MODO GERAL, ELAS T�M SIDO VISTAS NO CEN�RIO EDUCATIVO PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE A CONTEXTOS EDUCACIONAIS DO ENSINO SUPERIOR COMO DE EXTREMADA RELEV�NCIA, PODENDO CONCERNIR MUITAS CONTRIBUI��ES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL, CONSCIENTE E BASEADA NA CIENTIFICIDADE. NO ESTUDO ELABORADO ENFATIZA-SE QUE EM UM UNIVERSO CARREGADO DE MAT�RIA E ENERGIA O QUAL OS SERES HUMANOS COM TODOS SEUS AVAN�OS AINDA NÃO SE T�M UMA REAL CERTEZA DE SUA ORIGEM E FUNCIONALIDADE, A ESTRUTURA MAIS COMPLEXA DO PONTO DE VISTA FUNCIONAL E EST�TICO, PODE SER APONTADA PARA O ÓRG�O QUE PESA POUCO MAIS DE UM QUILOGRAMA, COMPOSTO POR C�LULAS QUE EM CONJUNTO APRESENTA UMA COLORA��O ACINZENTADA E EST�O SITUADAS NO CENTRO DO CR�NIO HUMANO, OU SEJA, O C�REBRO. DESTE MODO, O C�REBRO CONT�M AINDA MUITOS ASPECTOS A SEREM DESCOBERTOS.