A PR�XIS EXTENSIONISTA COMO TRANSFORMA��O, ACESSIBILIDADE E MELHORAMENTO DA SOCIEDADE E DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Ensino Superior, Extensão, Sociedade, EducaçãoResumo
A PRESENTE REVISÃO DE LITERATURA EMPENHA-SE EM UMA APRESENTA��O DE COMO SE DEU A FORMA��O DO ENSINO SUPERIORNO BRASIL E O CONSEQUENTE DESENVOLVIMENTO DA PR�TICA EXTENSIONISTA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. A EXTENS�O COMPREENDE IMPORTANTE FUN��O UNIVERSIT�RIA, JUNTAMENTE � PESQUISA E AO ENSINO, DIANTE DO QUE SE DENOMINA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. A BREVE EXPOSI��O HISTÓRICA E FORMATIVA, OBJETIVA, ATRAV�S DA REVISÃO BIBLIOGR�FICA, DISCUTIR COMO SE DEU A EVOLU��O DO PENSAMENTO SOBRE EXTENS�O UNIVERSIT�RIA JUNTO �S MUDAN�AS E REFORMAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. ASSIM COMO, BUSCA REFLETIR E PROBLEMATIZAR A COMPREENS�O DA PR�TICA EXTENSIONISTA COMO CONDIÇÃO SINEQUA NON PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E DE APRECIA��ES DE NOTAS EFETIVAS JUNTO AOS ÓRG�OS P�BLICOS E �S POL�TICAS P�BLICAS DE EDUCAÇÃO. A REVISÃO LITER�RIA VISA PROBLEMATIZAR O PENSAMENTO EMBRION�RIO DA EXTENS�O NO BRASIL, DEMONSTRANDO OS EQU�VOCOS QUE PERMEIAM O TERMO E OS V�CIOS EM QUE SE PAUTAM AS PR�TICAS EXTENSIONISTAS, COM A FINALIDADE DE CONTRIBUIR PARA O ESCLARECIMENTO DE A��ES PASSADAS E VINDOURAS NAS IES DO BRASIL.