NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PROTAGONISMO ACAD�MICO DISCENTE
Palavras-chave:
Educação 5.0, Extensão Universitária, Protagonismo discenteResumo
O PRESENTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR OS NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A �NFASE NO PROTAGONISMO DISCENTE. COM AS TEND�NCIAS CONTEMPOR�NEAS DO DESENVOLVIMENTO DE COMPET�NCIAS SOCIOEMOCIONAIS, APRENDER FAZENDO E SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOS EXTENSIONISTAS, A EMERGENTE EDUCAÇÃO 5.0 TRAZ PERSPECTIVAS INOVADORAS DE ABORDAGENS EDUCACIONAIS. COM BASE NUMA PESQUISA QUALITATIVA APOIADA EM REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO 5.0, EXTENS�O UNIVERSIT�RIA E COMO SE ARTICULAM COM VISTAS AO PROTAGONISMO ACAD�MICO DISCENTE. OS PROJETOS EXTENSIONISTAS T�M SIDO EXTREMAMENTE OPORTUNOS PARA TRABALHAR AS HABILIDADES E COMPET�NCIAS REQUERIDAS EM TEMPOS DE TRANSFORMA��O DAS ESTRAT�GIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O PRÓPRIO CAR�TER DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DE TAIS A��ES, PROMOVENDO A INTERA��O DA TEORIA E PR�TICA, RESULTA NO ALCANCE DE UMA APRENDIZAGEM REALMENTE SIGNIFICATIVA. PERCEBEU-SE A RELEV�NCIA DE SE TRABALHAR COM PROJETOS QUE ESTIMULEM OS ACAD�MICOS NÃO SÓ APROFUNDAR CONTE�DOS, MAS VIVENCIAR EM SITUA��ES REAIS SUA APLICABILIDADE. PORTANTO, CONFIRMA-SE A PRESSUPOSI��O DE UMA EDUCAÇÃO EM QUE TEORIA E PR�TICA SÃO DIMENS�ES INDISSOCI�VEIS.