NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PROTAGONISMO ACAD�MICO DISCENTE

Autores

  • Marcos Flavio Portela Veras Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.
  • Cláudia Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Fabrà­cia Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Graziela Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Martinez Amaro Freitas Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Meire Universidade Evangà©lica de Goiás
  • Regiane Universidade Evangà©lica de Goiás

Palavras-chave:

Educação 5.0, Extensão Universitária, Protagonismo discente

Resumo

O PRESENTE TEXTO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR OS NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A �NFASE NO PROTAGONISMO DISCENTE. COM AS TEND�NCIAS CONTEMPOR�NEAS DO DESENVOLVIMENTO DE COMPET�NCIAS SOCIOEMOCIONAIS, APRENDER FAZENDO E SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOS EXTENSIONISTAS, A EMERGENTE EDUCAÇÃO 5.0 TRAZ PERSPECTIVAS INOVADORAS DE ABORDAGENS EDUCACIONAIS. COM BASE NUMA PESQUISA QUALITATIVA APOIADA EM REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O CONCEITO DE EDUCAÇÃO 5.0, EXTENS�O UNIVERSIT�RIA E COMO SE ARTICULAM COM VISTAS AO PROTAGONISMO ACAD�MICO DISCENTE. OS PROJETOS EXTENSIONISTAS T�M SIDO EXTREMAMENTE OPORTUNOS PARA TRABALHAR AS HABILIDADES E COMPET�NCIAS REQUERIDAS EM TEMPOS DE TRANSFORMA��O DAS ESTRAT�GIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O PRÓPRIO CAR�TER DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DE TAIS A��ES, PROMOVENDO A INTERA��O DA TEORIA E PR�TICA, RESULTA NO ALCANCE DE UMA APRENDIZAGEM REALMENTE SIGNIFICATIVA. PERCEBEU-SE A RELEV�NCIA DE SE TRABALHAR COM PROJETOS QUE ESTIMULEM OS ACAD�MICOS NÃO SÓ APROFUNDAR CONTE�DOS, MAS VIVENCIAR EM SITUA��ES REAIS SUA APLICABILIDADE. PORTANTO, CONFIRMA-SE A PRESSUPOSI��O DE UMA EDUCAÇÃO EM QUE TEORIA E PR�TICA SÃO DIMENS�ES INDISSOCI�VEIS.

Biografia do Autor

Marcos Flavio Portela Veras, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Doutorado em andamento em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil. Professor no Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-07-07

Como Citar

VERAS, Marcos Flavio Portela; REGINA MAJOR, Claudia; BORGES DE FREITAS ARAÚJO, Fabrà­cia; VANESSA PARREIRA, Graziela; MARTINEZ AMARO FREITAS, Maria Cecà­lia; BORGES DE OLIVEIRA SILVA, Meire; JANAÀ­NA SILVA DE MENEZES, Regiane. NOVOS RUMOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E O PROTAGONISMO ACAD�MICO DISCENTE. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 5, n. 1, 2023. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/9482. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 44º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES