TRANSFORMAÇO DIGITAL NO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS: DIGITIZAÇO DAS VERIFICAÇÀ•ES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Pollyana dos Reis Pereira Fanstone Universidade Evangà©lica de Goiás- UniEVANGà‰LICA
  • Henrique Valle de Lima Universidade Evangà©lica de Goiás- UniEVANGà‰LICA
  • Willian Pereira dos Santos Júnior Universidade Evangà©lica de Goiás- UniEVANGà‰LICA
  • Walquiria Fernandes Marins Universidade Evangà©lica de Goiás- UniEVANGà‰LICA
  • Eduardo Ferreira de Souza Universidade Evangà©lica de Goiás- UniEVANGà‰LICA
  • Natasha Sophie Pereira Universidade Evangà©lica de Goiás- UniEVANGà‰LICA
  • Portal de Anais UniEvangà©lica

Palavras-chave:

Engenharia de Software, Processo Avaliativo, Digitização na Educação

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO DE EXPERI�NCIA SOBRE A ESTRAT�GIA DE INOVA��O TECNOLÓGICA NO PROCESSO AVALIATIVO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOI�S - UNIEVANG�LICA, QUE � A DIGITIZA��O DAS VERIFICA��ES DE APRENDIZAGEM (VAS) ATRAV�S DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA). NO SEGUNDO PRIMEIRO DE 2022, O CURSO INICIOU A APLICA��O CONTROLADA DAS PROVAS DE ALGUMAS DISCIPLINAS NOS COMPUTADORES DOS LABORATÓRIOS DE INFORM�TICA DA INSTITUI��O, UTILIZANDO SOFTWARE DE APOIO PARA RESTRINGIR O ACESSO DO ACAD�MICO A OUTRAS APLICA��ES E SITES, DURANTE A AVALIA��O. O OBJETIVO FOI ANALISAR AS CONTRIBUI��ES DESSE NOVO FORMATO DE PROVAS, TANTO NA VIS�O DO DOCENTE COMO DO DISCENTE. DIANTE DA CULTURA DIGITAL, FAZ-SE URGENTE REPENSAR PR�TICAS ARRAIGADAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. CONSIDERANDO A RELEV�NCIA DO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO ACAD�MICO, A AVALIA��O EM UMA PLATAFORMA DIGITAL, PERMITE A PARTIR DAS AN�LISES DOS DADOS EXTRA�DOS, IDENTIFICAR POSS�VEIS FALHAS; BEM COMO A CORRE��O E MELHORIA DE TODO O PROCESSO EDUCACIONAL. NO ENSINO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE, A AVALIA��O ADQUIRE CARACTER�STICAS PECULIARES DEVIDO �S ESPECIFICIDADES NA AQUISI��O DE COMPET�NCIAS PELO ACAD�MICO. ESSAS COMPET�NCIAS NÃO DEVEM CONTEMPLAR APENAS ASPECTOS T�CNICOS E COGNITIVOS, MAS TAMB�M AFERIR AS HABILIDADES TECNOLÓGICAS DESENVOLVIDAS, A CAPACIDADE DE ELABORAR RACIOC�NIOS CR�TICOS, A �TICA E ASPECTOS INTERPESSOAIS DE COMPORTAMENTO E PERFORMANCE. � COM ESSE ENTENDIMENTO QUE O CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PROP�E UMA REFLEX�O, A PARTIR DESTE ESTUDO, SOBRE A TEM�TICA DA AVALIA��O DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

FANSTONE , Pollyana dos Reis Pereira; LIMA , Henrique Valle de; SANTOS JÚNIOR , Willian Pereira dos; MARINS, Walquiria Fernandes; SOUZA , Eduardo Ferreira de; PEREIRA, Natasha Sophie; UNIEVANGÀ©LICA, Portal de Anais. TRANSFORMAÇO DIGITAL NO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS: DIGITIZAÇO DAS VERIFICAÇÀ•ES DE APRENDIZAGEM. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 145–150, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8278. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES