A UTILIZAÇO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: RELATO DE EXPERI�NCIA DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS

Autores

  • Ana Lucia Carrijo Adorno UniEVANGELICA
  • Agnaldo Antà´nio Moreira Teodoro da Silva
  • Anderson Dutra e Silva
  • Cláudia Gomes de Oliveira Santos
  • Eduardo Dourado Argà´lo
  • Eduardo Martins Toledo
  • Glediston Nepomuceno Costa Júnior
  • Joaquim Orlando Parada
  • Kà­ria Nery Alves do Espà­rito Santo Gomes
  • Vanessa Honorato Domingos

Palavras-chave:

Ambientes virtuais, Moodle, Ensino presencial, Relato de experiência

Resumo

A UTILIZA��O DA TECNOLOGIA TEM DADO MOSTRAS DE PODER PROPORCIONAR MUDAN�AS DE PARADIGMA EM EDUCAÇÃO. O USO DE SOFTWARES E DE FERRAMENTAS DE INTERA��O PODE AUXILIAR NA CONSTRU��O DE CONHECIMENTOS, QUANDO INTEGRA AMBIENTES VIRTUAIS COMO APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS NOS CURSOS DE ENGENHARIA. NESTE TRABALHO APRESENTA-SE ALGUMAS CONSIDERA��ES SOBRE A INCLUS�O DE RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA PROMOVER MELHORES CONDI��ES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA ESTRUTURAS DE CONCRETO I, DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOI�S - UNIEVANG�LICA, SITUADA NA CIDADE DE ANÁPOLIS - GO. A DISCIPLINA FOI MINISTRADA PRESENCIALMENTE E UTILIZOU-SE DE AMBIENTE VIRTUAL, MOODLE, COMO APOIO �S AULAS PRESENCIAIS. O AMBIENTE IMPLEMENTADO AGREGA UM CONJUNTO DE FERRAMENTAS E DE CEN�RIOS, QUE PERMITEM A COMUNICA��O ENTRE OS SUJEITOS E A REALIZA��O COLABORATIVA OU COOPERATIVA DE TAREFAS DE APRENDIZAGEM. DIFERENTES ESPA�OS SÃO ORGANIZADOS DE MODO A DISPONIBILIZAR INFORMA��ES RELATIVAS AO PROGRAMA E �S PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DA DISCIPLINA, ORIENTAÇÕES DE ESTUDO E AGENDA DE ATIVIDADES, SUGEST�ES DE BIBLIOGRAFIA E LINKS QUE CONDUZEM A SITES RELACIONADOS AOS TÓPICOS DE ESTUDO, AL�M DE MATERIAL DE APOIO E DE RECURSOS DE COMUNICA��O. ALGUNS RESULTADOS INDICAM QUE O AMBIENTE E AS ESTRAT�GIAS UTILIZADAS T�M POTENCIAL PARA AUXILIAR O ESTUDANTE, NO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA E DO APRENDER A APRENDER E O PROFESSOR A ATUAR EM CONSTANTE REFLEX�O SOBRE SEU FAZER PEDAGÓGICO A TECNOLOGIA EMPREGADA AGREGOU QUALIDADE � AULA, BEM COMO CONSTATA DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS EM RELAÇÃO A TEMPO, EM RELAÇÃO AO PROLONGAMENTO DA AULA PRESENCIAL NO AMBIENTE VIRTUAL, MAS OS GANHOS DE QUALIDADE COM A INCORPORA��O DA TIC FORAM ALTAMENTE SIGNIFICATIVOS; O CONHECIMENTO ADQUIRIDO PELOS ALUNOS ESTENDEU-SE AO CAMPO PROFISSIONAL; OS NOVOS AMBIENTES AMPLIARAM SIGNIFICATIVAMENTE O ESPA�O DA AULA; AS DISCUSS�ES NOS FÓRUNS DE DEBATE VIRTUAIS, A VIV�NCIA DE TRABALHOS COLABORATIVOS, A DESCOBERTA E A DESMISTIFICA��O DA TECNOLOGIA FORAM FATORES RELEVANTES OBSERVADOS NA EXPERI�NCIA.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

CARRIJO ADORNO, Ana Lucia et al. A UTILIZAÇO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: RELATO DE EXPERI�NCIA DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOIÁS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 84–98, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8264. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES