O USO DE ESTUDOS DE CASO COMO FERRAMENTA DE REFORÇO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
APRENDENDO A RESOLVER PROBLEMAS
Palavras-chave:
Revisão de conteúdo. , Estudo de caso. , Estratégias de ensino e aprendizagem.Resumo
O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PERMITE A APROXIMA��O E MELHOR COMUNICA��O ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, ASSIM COMO TAMB�M PERMITE A UTILIZA��O DE DIVERSAS FERRAMENTAS E ESTRAT�GIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ENTRE ELAS O ESTUDO DE CASO. O OBJETIVO DESSE RELATO DE CASO � MOSTRAR A UTILIZA��O DA FERRAMENTA �€ŒAPRENDENDO A RESOLVER PROBLEMAS�€, QUE � UMA EXIG�NCIA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA TODOS OS CURSOS DA UNIEVANG�LICA, COMO PARTE DA DISCIPLINA DO CURSO DE NUTRI��O DENOMINADA NUTRI��O FUNCIONAL, FITOTERAPIA E EST�TICA. A PROPOSTA FOI APRESENTADA NA PRIMEIRA SEMANA DE AULA, DENTRO DO PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E ERA CONDUZIDO DA SEGUINTE FORMA: EM CADA UM DOS CICLOS DE AVALIA��O DE APRENDIZAGEM (VA), FOI APRESENTADO AOS ALUNOS UM ESTUDO DE CASO, SEMPRE QUINZE DIAS ANTES DA APLICA��O DA PROVA PRESENCIAL. OS ALUNOS DEVERIAM SE REUNIR EM GRUPOS PARA DISCUTIR O ESTUDO DE CASO E ELABORAR UMA POSS�VEL SOLU��O. NA SEMANA SEGUINTE, OU SEJA, UMA SEMANA ANTES DA VA, CADA GRUPO APRESENTAVA A SUA RESOLU��O E A PROFESSORA APRESENTAVA A CHAVE DE CORRE��O, ESTIMULANDO ASSIM UMA DISCUSS�O ENTRE OS GRUPOS SOBRE OS POSS�VEIS DESFECHOS DO CASO. ESSE TIPO DE AVALIA��O, ONDE A DISCUSS�O FAZ PARTE DA COMPOSI��O DA NOTA, DANDO MARGEM AO ERRO E POSTERIOR ACERTO DOS ALUNOS, ESTIMULOU � BUSCA E ESTUDO DOS CONTE�DOS DO CASO E CONTE�DOS ANTERIORES, EXIGINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO. A PARTICIPA��O EFETIVA DOS ALUNOS, TANTO NA PARTE DE EXECU��O DO ESTUDO QUANTO NA SUA DISCUSS�O, E OS RESULTADOS OBTIDOS E AVALIADOS NA VA, DEIXARAM CLARO QUE ESSE TIPO DE FERRAMENTA PODE SER UTILIZADO COM �XITO DENTRO DO AVA E NAS SALAS DE AULA DO CURSO DE NUTRI��O DA UNIEVANG�LICA.