O USO DE ESTUDOS DE CASO COMO FERRAMENTA DE REFORÇO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

APRENDENDO A RESOLVER PROBLEMAS

Autores

  • Cyntia Rosa de Melo Ribeiro Borges uniEVANGà‰LICA
  • Barbara Martins Vieira Universidade Evangà©lica de Goiás.
  • Caroline do Nascimento Silva Universidade Evangà©lica de Goiás.
  • Flávia Melo Universidade Evangà©lica de Goiás.
  • Hugo Andrade Silvestre Universidade Evangà©lica de Goiás.
  • Giovanna Nascimento Mello e Silva. Universidade Evangà©lica de Goiás.
  • Rúbia de Pina Luchetti Universidade Evangà©lica de Goiás.

Palavras-chave:

Revisão de conteúdo. , Estudo de caso. , Estratégias de ensino e aprendizagem.

Resumo

O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PERMITE A APROXIMA��O E MELHOR COMUNICA��O ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, ASSIM COMO TAMB�M PERMITE A UTILIZA��O DE DIVERSAS FERRAMENTAS E ESTRAT�GIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ENTRE ELAS O ESTUDO DE CASO. O OBJETIVO DESSE RELATO DE CASO � MOSTRAR A UTILIZA��O DA FERRAMENTA �€ŒAPRENDENDO A RESOLVER PROBLEMAS�€, QUE � UMA EXIG�NCIA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA TODOS OS CURSOS DA UNIEVANG�LICA, COMO PARTE DA DISCIPLINA DO CURSO DE NUTRI��O DENOMINADA NUTRI��O FUNCIONAL, FITOTERAPIA E EST�TICA. A PROPOSTA FOI APRESENTADA NA PRIMEIRA SEMANA DE AULA, DENTRO DO PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E ERA CONDUZIDO DA SEGUINTE FORMA: EM CADA UM DOS CICLOS DE AVALIA��O DE APRENDIZAGEM (VA), FOI APRESENTADO AOS ALUNOS UM ESTUDO DE CASO, SEMPRE QUINZE DIAS ANTES DA APLICA��O DA PROVA PRESENCIAL. OS ALUNOS DEVERIAM SE REUNIR EM GRUPOS PARA DISCUTIR O ESTUDO DE CASO E ELABORAR UMA POSS�VEL SOLU��O. NA SEMANA SEGUINTE, OU SEJA, UMA SEMANA ANTES DA VA, CADA GRUPO APRESENTAVA A SUA RESOLU��O E A PROFESSORA APRESENTAVA A CHAVE DE CORRE��O, ESTIMULANDO ASSIM UMA DISCUSS�O ENTRE OS GRUPOS SOBRE OS POSS�VEIS DESFECHOS DO CASO. ESSE TIPO DE AVALIA��O, ONDE A DISCUSS�O FAZ PARTE DA COMPOSI��O DA NOTA, DANDO MARGEM AO ERRO E POSTERIOR ACERTO DOS ALUNOS, ESTIMULOU � BUSCA E ESTUDO DOS CONTE�DOS DO CASO E CONTE�DOS ANTERIORES, EXIGINDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO. A PARTICIPA��O EFETIVA DOS ALUNOS, TANTO NA PARTE DE EXECU��O DO ESTUDO QUANTO NA SUA DISCUSS�O, E OS RESULTADOS OBTIDOS E AVALIADOS NA VA, DEIXARAM CLARO QUE ESSE TIPO DE FERRAMENTA PODE SER UTILIZADO COM �XITO DENTRO DO AVA E NAS SALAS DE AULA DO CURSO DE NUTRI��O DA UNIEVANG�LICA.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

ROSA DE MELO RIBEIRO BORGES, Cyntia; MARTINS VIEIRA, Barbara; SILVA, Caroline; MELO, Flávia; SILVESTRE, Hugo; MELLO E SILVA., Giovanna Nascimento; LUCHETTI, Rúbia. O USO DE ESTUDOS DE CASO COMO FERRAMENTA DE REFORÇO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: APRENDENDO A RESOLVER PROBLEMAS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 80–83, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8263. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES