UTILIZAÇO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA PARA ACOMPANHAMENTO DE AVALIAÇÀ•ES PROCESSUAIS: UM RELATO DE EXPERI�NCIA
UTILIZA��O DO AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA PARA ACOMPANHAMENTO DE AVALIAအဢES PROCESSUAIS
Palavras-chave:
Ensino híbrido. , Metodologia ativa. , Ensino remoto.Resumo
 A SUSPENS�O E, POSTERIORMENTE, O RETORNO PARCIAL DAS AULAS, EVIDENCIOU A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER, QUE INTEGREM MODO PRESENCIAL E REMOTO, CARACTERIZANDO O ENSINO H�BRIDO. OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVAS) TORNARAM-IMPRESCIND�VEIS PARA A CONSTRU��O E MENSURA��O DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NESTE NOVO MODELO. NESSE CONTEXTO, NESTE ESTUDO, OBJETIVOU-SE RELATAR A EXPERI�NCIA DO USO DO AVA NA AVALIA��O PROCESSUAL DOS ACAD�MICOS DO CURSO DE FARM�CIA DA UNIEVANG�LICA, EM 2022/1. O ESTUDO CONSIDEROU A REALIZA��O PELOS ALUNOS, EM 12 DISCIPLINAS CURSADAS, ENTRE FEVEREIRO E JULHO DE 2022, DE TR�S MODALIDADES DE AVALIA��O PROCESSUAL ATRAV�S DO MOODLE: ATIVIDADE PR� AULA (APA), ATIVIDADE PÓS-AULA (AAS) E APRENDENDO A RESOLVER PROBLEMAS (ARP), QUE TOTALIZAVAM 50% DA NOTA NECESS�RIA PARA APROVA��O. A ANÁLISE DEMONSTROU QUE 84% DOS ALUNOS APROVADOS NAS DISCIPLINAS REALIZARAM AS ATIVIDADES, PRINCIPALMENTE A APA (87%), CONTRA 51% DOS REPROVADOS, EVIDENCIANDO A IMPORT�NCIA DA REALIZA��O DELAS PARA APROVA��O. FATORES COMO O PERFIL TRABALHADOR DO ALUNO DO CURSO, COM POUCO TEMPO DISPON�VEL, O DESINTERESSE E A DIFICULDADE COM O NOVO MODELO DE ENSINO PARECEM ESTAR RELACIONADOS A ESSES RESULTADOS, TORNANDO NECESS�RIO APRIMORAMENTO CONT�NUO DA FERRAMENTA, A FIM DE ATENDER MELHOR OS OBJETIVOS PROPOSTOS E OS DIFERENTES PERFIS DE ALUNO.