UTILIZAÇO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA PARA ACOMPANHAMENTO DE AVALIAÇÀ•ES PROCESSUAIS: UM RELATO DE EXPERI�NCIA

UTILIZA��O DO AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA PARA ACOMPANHAMENTO DE AVALIAအဢES PROCESSUAIS

Autores

  • Josà© Luà­s Rodrigues Martins Unievangà©lica
  • Flávia Gonà§alves Vasconcelos Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Janaina Andrà©a Moscatto Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Josà© Elias Flosino de Sousa Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Luciana Vieira Queiroz Labre Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Lucimar Pinheiro Rosseto Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Mirella Andrade Silva Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Ovidia Augusta da Fonseca Almeida Brito Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Rodrigo Scaliante de Moura Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Roldão Oliveira de Carvalho Filho Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Ensino híbrido. , Metodologia ativa. , Ensino remoto.

Resumo

 A SUSPENS�O E, POSTERIORMENTE, O RETORNO PARCIAL DAS AULAS, EVIDENCIOU A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER, QUE INTEGREM MODO PRESENCIAL E REMOTO, CARACTERIZANDO O ENSINO H�BRIDO. OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVAS) TORNARAM-IMPRESCIND�VEIS PARA A CONSTRU��O E MENSURA��O DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO NESTE NOVO MODELO. NESSE CONTEXTO, NESTE ESTUDO, OBJETIVOU-SE RELATAR A EXPERI�NCIA DO USO DO AVA NA AVALIA��O PROCESSUAL DOS ACAD�MICOS DO CURSO DE FARM�CIA DA UNIEVANG�LICA, EM 2022/1. O ESTUDO CONSIDEROU A REALIZA��O PELOS ALUNOS, EM 12 DISCIPLINAS CURSADAS, ENTRE FEVEREIRO E JULHO DE 2022, DE TR�S MODALIDADES DE AVALIA��O PROCESSUAL ATRAV�S DO MOODLE: ATIVIDADE PR� AULA (APA), ATIVIDADE PÓS-AULA (AAS) E APRENDENDO A RESOLVER PROBLEMAS (ARP), QUE TOTALIZAVAM 50% DA NOTA NECESS�RIA PARA APROVA��O. A ANÁLISE DEMONSTROU QUE 84% DOS ALUNOS APROVADOS NAS DISCIPLINAS REALIZARAM AS ATIVIDADES, PRINCIPALMENTE A APA (87%), CONTRA 51% DOS REPROVADOS, EVIDENCIANDO A IMPORT�NCIA DA REALIZA��O DELAS PARA APROVA��O. FATORES COMO O PERFIL TRABALHADOR DO ALUNO DO CURSO, COM POUCO TEMPO DISPON�VEL, O DESINTERESSE E A DIFICULDADE COM O NOVO MODELO DE ENSINO PARECEM ESTAR RELACIONADOS A ESSES RESULTADOS, TORNANDO NECESS�RIO APRIMORAMENTO CONT�NUO DA FERRAMENTA, A FIM DE ATENDER MELHOR OS OBJETIVOS PROPOSTOS E OS DIFERENTES PERFIS DE ALUNO.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

RODRIGUES MARTINS, Josà© Luà­s et al. UTILIZAÇO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA PARA ACOMPANHAMENTO DE AVALIAÇÀ•ES PROCESSUAIS: UM RELATO DE EXPERI�NCIA: UTILIZA��O DO AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA PARA ACOMPANHAMENTO DE AVALIAအဢES PROCESSUAIS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 59–63, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8251. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES