A PRÁTICA EXITOSA DO BODY PAINTING COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA E SUA APLICAÇO NO AMBIENTE VIRTUAL

A PR�TICA EXITOSA DO BODY PAINTING COMO RECURSO METODOLလGICO

Autores

  • Josà© Luà­s Rodrigues Martins Unievangà©lica
  • Liana da Silva Gomes Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Ana Paula Montandon de Oliveira Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Flávia Gonà§alves Vasconcelos Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Janaina Andrà©a Moscatto Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Jivago Carneiro Jaime Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Josà© Elias Flosino de Sousa Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Karine Watanabe de Brito Duarte Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Larisse Silva Dalla Libera Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA
  • Luana Alves de Freitas Afiune Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Body painting. , Anatomia humana. , Metodologia ativa.

Resumo

BODY PAINTING EÌ UM PROCESSO DE PINTURA DE ESTRUTURAS INTERNAS NA SUPERFIÌCIE DO CORPO COM ALTO GRAU DE DETALHAMENTO. DIVERSAS ESTRUTURAS, COMO MUÌSCULOS, VEIAS, OSSOS, NERVOS E OÌRGAÌƑOS INTERNOS, SAÌƑO REPRODUZIDAS NA PELE HUMANA FACILITANDO O ESTUDO ANATOÌ‚MICO E A PALPAÇAÌƑO. � UMA FERRAMENTA UTILIZADA COM O PROPÓSITO DE APRIMORAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR, ONDE O DISCENTE � O AGENTE PRINCIPAL, ASSUMINDO UM PAPEL ATIVO E RESIGNIFICANDO O APRENDIZADO PARA A FUTURA VIDA PROFISSIONAL. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O USO DO BODY PAINTING COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO EIXO DE CONHECIMENTO DE ESTRUTURA E FUN��O DOS M�SCULOS, BEM COMO SUA APLICA��O NO AMBIENTE VIRTUALDE APRENDIZAGEM (AVA). NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022 OPTOU-SE PELO USO DA T�CNICA BODY PAINTING JUNTO AO ESTUDO DAS PE�AS ANAT�MICAS CADAV�RICAS E SINT�TICAS NA DISCIPLINA DE MORFOFISIOLOGIA PARA OS ALUNOS DO CURSO DE FARM�CIA. O TEMA ABORDADO NAS AULAS FOI REFERENTE AOS M�SCULOS DOS MEMBROS SUPERIORES. NA EXPOSI��O DO PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA, OS DISCENTES FORAM APRESENTADOS � METODOLOGIA E INFORMADOS COMO DEVERIAM PROCEDER COM A T�CNICA BODY PAINTING: CADA GRUPO COMPOSTO POR DEZ ALUNOS DEVERIA ESCOLHER DOIS REPRESENTANTES PARA SEREM OS �€ŒMODELOS�€, QUE DEVERIAM FICAR COM O BRA�OS E ANTEBRA�OS E M�OS EXPOSTOS. EM SEGUIDA, REPRODUZIRAM NA SUPERF�CIE CORPORAL DOS DISCENTES, OS M�SCULOS DOS MEMBROS SUPERIORES, DE ACORDO COM A PE�A VISUALIZADA NO LABORATÓRIO, AL�M DE FOTOGRAFAR E INSERIR NO AVA. ASSIM, A UTILIZA��O DA T�CNICA BODY PAINTING COMO RECURSO DIDÁTICO ALTERNATIVO PROPORCIONOU UMA ATUA��O ATIVA DOS DISCENTES, PROPORCIONANDO MEIOS DE INTEGRAR OS TEMAS, INTRODUZINDO FERRAMENTAS INOVADORAS COMO ALTERNATIVAS NA EDUCAÇÃO.

 

Publicado

2022-12-02

Como Citar

RODRIGUES MARTINS, Josà© Luà­s et al. A PRÁTICA EXITOSA DO BODY PAINTING COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA E SUA APLICAÇO NO AMBIENTE VIRTUAL: A PR�TICA EXITOSA DO BODY PAINTING COMO RECURSO METODOLလGICO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 46–50, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8247. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES