ATIVIDADES INTEGRADORAS NO MORFOFUNCIONAL: UMA INOVAÇO PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
Ambiente virtual de aprendizagem, Interdisciplinaridade, Educação médica, Sala de aula invertidaResumo
EM BUSCA DE NOVAS ESTRAT�GIAS PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO M�DICA DE EXCEL�NCIA, A EQUIPE DE PROFESSORES DO MORFOFUNCIONAL BUSCOU INTEGRAR CONTE�DOS E TORNAR AS AULAS MAIS DIN�MICAS E INTERESSANTES AOS ALUNOS DO CURSO DE MEDICINA, DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOI�S. O OBJETIVO FOI RELATAR A INSER��O DE ATIVIDADES QUE TIVERAM COMO FOCO A INTEGRA��O DE CONTE�DOS, POR MEIO DA ELABORA��O DE CASOS CL�NICOS. PARA ISSO, FORAM POSTADOS, COM SETE DIAS DE ANTECED�NCIA, ROTEIROS DE ESTUDO, LINKS DE VIDEOAULAS, CHECKLISTS COMENTADOS E, POR VEZES, QUESTION�RIOS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA). TAMB�M NO AVA FORAM DISPONIBILIZADOS CASOS CL�NICOS, QUE, JUNTAMENTE COM MODELOS ANAT�MICOS SINT�TICOS E L�MINAS HISTOLÓGICAS, COMPUNHAM ESTA��ES. TAIS ATIVIDADES FORAM PROPOSTAS POR ENTENDER QUE A SALA DE AULA INVERTIDA COLOCA O ALUNO COMO ATOR PRINCIPAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E QUE QUANTO MAIS INTEGRADO FOR O CONTE�DO E MAIS APLICADO � SUA REALIDADE NO MERCADO DE TRABALHO, MAIS ATRAENTE SER� A MESMA PARA O ACAD�MICO. ESSA METODOLOGIA FOI MUITO ELOGIADA PELOS ESTUDANTES, QUE TIVERAM MAIS AUTONOMIA, INTERESSE E D�VIDAS PARA SEREM ESCLARECIDAS, BEM COMO PELOS DOCENTES QUE TORNARAM SUAS AULAS MAIS DIN�MICAS E ATRATIVAS. COM ESSE M�TODO, OS PROFESSORES GUIARAM OS ESTUDANTES, ORIENTARAM NA RESOLU��O DE PROBLEMAS E TORNARAM AS AULAS MAIS PROVEITOSAS E MENOS ENTEDIANTES QUANDO COMPARADAS AS AULAS EXPOSITIVAS, AS QUAIS T�M SIDO RARAMENTE UTILIZADAS NO CURSO. ACREDITA-SE QUE ESTAS ATIVIDADES, EM CONJUNTO COM OUTRAS METODOLOGIAS ATIVAS QUE EST�O SENDO REALIZADAS, CONTRIBUIR�O COM A FORMA��O DE FUTUROS M�DICOS DE EXCEL�NCIA, NESSE BEM CONCEITUADO CURSO DE MEDICINA.