O APRENDIZADO ACAD�MICO POR MEIO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS

Autores

  • Regina Ribeiro de Castro Ribeiro de Castro Lima Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Educação superior;, Graduação;, Saúde;, Enfermagem.

Resumo

ALIADAS AOS DESAFIOS DA FORMA��O SUPERIOR, SURGEM AS QUEST�ES CONTEMPOR�NEAS QUE LEVAM � MOBILIZA��O DAS PR�TICAS PEDAGÓGICA. AS MUDAN�AS E AS ADAPTA��ES QUE OCORREM NO COTIDIANO DAS PESSOAS E NO TRABALHO, INFLUENCIAM SIGNIFICATIVAMENTE O ENSINO SUPERIOR E ESSE ENTENDIMENTO � IMPORTANTE NO PLANEJAMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, POIS DE QUE ADIANTARIA UM CONHECIMENTO SEM UTILIDADE NA VIDA DO ACAD�MICO E DA SOCIEDADE. APRESENTA-SE UM RELATO DE EXPERI�NCIA DOCENTE, COM BASE NA ANÁLISE DE PARTICIPA��O ACAD�MICA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), NO CURSO UNIVERSITÁRIO DE ENFERMAGEM. O OBJETIVO DESTE � DISCORRER SOBRE A EXPERI�NCIA DOCENTE NA CONDU��O DO APRENDIZADO COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICA��O E INFORMAÇÃO, COM �NFASE NA PERCEP��O DISCENTE. NESSE MOMENTO, PERCEBE-SE QUE A COMUNIDADE ACAD�MICA J� ESTÁ FAMILIARIZADA COM A PLATAFORMA ON LINE, DENOMINADA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), ENTRETANTO A PREOCUPA��O COM A QUALIDADE DOS CONTE�DOS E DA QUALIDADE DE APRENDIZAGEM FOMENTOU O APRIMORAMENTO DAS ATIVIDADES, COM A CURADORIA DOS CONTE�DOS DE ESTUDO E DE ATIVIDADES PR� E PÓS AULA. NESSE PROCESSO, SURGIRAM INDAGA��ES ACAD�MICAS RELACIONADAS A QUANTIDADE EXCESSIVA DE CONTE�DO QUANDO SOMADAS TODAS AS DISCIPLINAS DO PER�ODO, O PRAZO PARA REALIZA��O DAS ATIVIDADES NÃO SUFICIENTE PARA ALGUNS, BEM COMO, A COER�NCIA ENTRE OS CONTE�DOS DISPONIBILIZADOS E AS ATIVIDADES PROPOSTAS. AOS POUCOS TODOS EST�O PERCEBENDO E ENTENDO A IMPORT�NCIA DA FLEXIBIDADE E DIVERSIFICA��O NAS FORMAS DE APRENDER. MESMO EM MEIO AOS DESAFIOS DE HABILIDADES TECNOLÓGICAS DIGITAIS, A GRANDE MAIORIA DOS ACAD�MICOS TEM MOSTRADO DOM�NIO NO USO DAS MESMAS NA GRADUAÇÃO.

PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO SUPERIOR; GRADUAÇÃO; SAÚDE; ENFERMAGEM.

Biografia do Autor

Regina Ribeiro de Castro Ribeiro de Castro Lima, Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGà‰LICA

Mestre em Ciàªncias Ambientais: Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, pelo Centro Universitário de Goiás/ UniEVANGà‰LICA (2014). Especialista em Gestão de Sistemas e Servià§os de Saúde Pública pelo Centro Universitário de Anápolis/UniEVANGà‰LICA (2006), Especialista Enfermagem em Cardiologia pela Pontifà­cia Universidade Catà³lica de Goiás (2010), Especialista Gestão da Clà­nica nas Regiàµes de Saúde pelo Instituto Sà­rio Libanàªs de Ensino e Pesquisa (2018) e Especialista Atenà§ão ao Paciente crà­tico: urgàªncia, emergàªncia e unidade de terapia intensiva, pela UNINTER (2020). Graduada em Enfermagem e Obstetrà­cia pela Universidade Catà³lica de Goiás (2001). Atualmente docente do Centro Universitário de Anápolis/ UniEVANGà‰LICA, no Curso de Enfermagem (desde 2007) e Enfermeira Efetiva da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis/ SEMUSA, Goiás (desde 2004). Tem experiàªncia em Enfermagem nas especialidades Obstetrà­cia e Neonatologia, Unidades de Terapia Intensiva Neonatal, Pediátrica e Adulta, Clà­nica mà©dica e cirúrgica, Urgàªncia e Emergàªncia, Saúde da Mulher e Pesquisas cientà­ficas.

Publicado

2022-12-02

Como Citar

LIMA, Regina Ribeiro de Castro Ribeiro de Castro. O APRENDIZADO ACAD�MICO POR MEIO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 37–41, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/8245. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 43º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES