FORMAÇO PEDAGÓGICA DOS DISCENTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS
Palavras-chave:
Flipped Classroom., Sala de aula invertida., Ensino – Aprendizagem.Resumo
O CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE), A PARTIR DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS (DCN), DESDE O ANO 2000, V�M INCENTIVANDO MUDAN�AS NA METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO NOSSO PA�S, DIRETAMENTE, NAS INSTITUIÇÕES FORMADORAS DOS CURSOS SUPERIORES. NESSA PERSPECTIVA, AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES), PRECONIZAM A FORMA��O GERAL, HUMANISTA, CR�TICA, REFLEXIVA E �TICA DO SEU GRADUADO, TENDO COMO PRINC�PIO TEÓRICO, A AUTONOMIA DO DISCENTE. AS IESS, BUSCAM DESDE ENT�O, REVER SEU PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, BUSCANDO CONSEGUIR QUE O DISCENTE CONSIGA TER A AUTONOMIA NECESS�RIA, PARA APRENDER DE FORMA CONSISTENTE, DESENVOLVENDO HABILIDADES E COMPET�NCIAS PARA ATUAREM NO MERCADO DE TRABALHO DE FORMA �TICA, COM RACIOC�NIO CR�TICO, RESPONSABILIDADE, SENSIBILIDADE E RESPEITO AO PRÓXIMO. VISANDO SUPERAR ESSAS DIFICULDADES NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, O CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA (CST) EM EST�TICA E COSM�TICA PROP�S TRABALHAR COM METODOLOGIAS ATIVAS, COMO A SALA DE AULA INVERTIDA, PARA QUE O SEU ACAD�MICO POSSA BUSCAR CONHECIMENTO, APRENDER COM PROBLEMAS REAIS QUE ACONTECEM NO DIA A DIA DO PROFISSIONAL ESTETOCOSMETÓLOGO E TRAZER PARA A SALA DE AULA AS D�VIDAS, QUESTIONAMENTOS E INTERA��ES QUE IR�O AGREGAR DE FORMA SIGNIFICATIVA AO APRENDIZADO. BASEADO NESSE CONTEXTO O OBJETIVO DESTE RELATO DE CASO � DISCORRER SOBRE PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADOS NO ANO CORRENTE, COMPROVANDO A IMPORT�NCIA PEDAGÓGICA NA UTILIZA��O DAS METODOLOGIAS ATIVAS, COMO A SALA DE AULA INVERTIDA, QUE FOI APLICADA E NO FINAL DO SEMESTRE LEVOU A UM DIA �€ŒSPA DAY�€, NO QUAL OS DISCENTES PUDERAM COLOCAR EM PR�TICA, TODO APRENDIZADO MULTIDISCIPLINAR DO SEMESTRE.