O APRENDIZADO POR MEIO DE ATIVIDADES ACAD�MICAS:
RELATO DE EXPERI�NCIA
Palavras-chave:
coronavírus. , matriz curricular. , prática docente.Resumo
INTRODUÇÃO: TRATANDO- SE DE INOVA��ES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ACADEMIA, AS ATIVIDADES DE AMPLIA��O E FIXA��O DE CONTE�DOS TEM�TICO DE CADA DISCIPLINA CONTINUAM SENDO UMA FERRAMENTA VALIOSA A APREENS�O DO CONHECIMENTO, SEJA NA MODALIDADE ONLINE, SEMIPRESENCIAL OU TOTALMENTE PRESENCIAL. OBJETIVO: NESTE ESTUDO, O OBJETIVO � APRESENTAR O RELATO DE EXPERI�NCIA SOBRE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM DISCIPLINAS DO CURSO DE ENFERMAGEM. RELATO DE EXPERI�NCIA: AS INOVA��ES APRESENTADAS POR MEIO DE INFORMA��ES, EQUIPAMENTOS, TÉCNICAS SÃO INCORPORADAS AO ENSINO A PARTIR DO PREPARO DOCENTE PARA A APLICA��O EM AULA. AS FORMAS DE APLICA��O DOS CONTE�DOS DE APRENDIZAGEM SÃO DIVERSAS E EXIGE DO DOCENTE ELEVADA CRIATIVIDADE E DEDICA��O AO ENSINO, NO SENTIDO DE TORNAR O APRENDIZADO ATRATIVO E ENVOLVER O DISCENTE EM TODO O PROCESSO. NESSE PONTO, AS ATIVIDADES DE PARTICIPA��O DO DISCENTE PODEM SER VARIADAS E TORNAM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MENOS MEC�NICO E MAIS SIGNIFICATIVO AOS CONTEXTOS VIVENCIADOS. CONSIDERA��ES FINAIS: NA RELAÇÃO DOCENTE E DISCENTE PERCEBE-SE VARIADAS POSSIBILIDADES DE APLICA��O DOS CONTE�DOS. NAS DISCUSS�ES E ATIVIDADES DE REVISÃO E FIXA��O DO CONHECIMENTO SÃO RECONHECIDAS AS POTENCIALIDADES E AS DIFICULDADES APRESENTADAS E ASSIM, EM SEGUIDA UMA NOVA ATIVIDADE PODE TRATAR DESSA QUESTÃO, BUSCANDO A REFLEX�O E A RESOLU��O DAS D�VIDAS. NESSE ASPECTO, AS ATIVIDADES APLICADAS AOS ACAD�MICOS POR MEIO DE ESTUDOS DE ARTIGOS, REALIZA��O DE QUESTION�RIOS, APRESENTA��O DE REFLEX�ES TEM�TICAS INDIVIDUALMENTE, EM FÓRUNS OU GRUPOS E OUTRAS, REFOR�AM E AMPLIAM O APRENDIZADO PARA AL�M DA SALA DE AULA, TORNANDO O NOVO CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO E ADAPTADO A REALIDADE DE CADA DISCENTE.