DINÂMICA DE GRUPO DE VERBALIZAÇO E GRUPO DE OBSERVAÇO EM PRÁTICAS DE LABORATORIO EM ENFERMAGEM
UM RELATO DE EXPERI�ŠNCIA
Palavras-chave:
Metodologia Ativa., Grupo de verbalização e observação. , Estratégia de Ensino.Resumo
A DIN�MICA GVGO � UMA METODOLOGIA GRUPAL QUE CONSISTE NA DIVIS�O DA TURMA EM DOIS GRUPOS PARA ANÁLISE DE UM TEMA OU PROBLEMA COM A COORDENA��O E SUPERVIS�O DE UM DOCENTE. ESSA T�CNICA PERMITE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICA��O, ESCUTA QUALIFICADA, ATEN��O, RACIOC�NIO CRITICO, COMPARA��O, ANÁLISE E TRABALHO EM EQUIPE. O OBJETIVO DESTE RELATO DE EXPERI�NCIA � O DE DESCREVER A APLICA��O DA DIN�MICA GVGO, NO ENSINO, DURANTE AS AULAS LABORATORIAIS PRESENCIAIS, COM REFLEX�O TEÓRICA/PR�TICA VIVENCIADA DESTACANDO AS FRAGILIDADES E AS POTENCIALIDADES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA RETOMADA DE CONTE�DO. A DIN�MICA OCORREU NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO LETIVO DE 2021, COM DEZESSETE ACAD�MICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DO CUIDADO DE ENFERMAGEM, COM ENFOQUE NOS CONTE�DOS DE BIOSSEGURAN�A E UTILIZA��O DE TÉCNICAS EST�REIS PARA PROCEDIMENTOS EM ENFERMAGEM. OBSERVOU-SE QUE POR MEIO DA DIN�MICA HOUVE MELHOR COMPREENS�O DAS TEM�TICAS PROPOSTAS, INTERA��O ENTRE OS GRUPOS E DINAMIZA��O DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PR�TICA LABORATORIAL.