DINÂMICA DE GRUPO DE VERBALIZAÇO E GRUPO DE OBSERVAÇO EM PRÁTICAS DE LABORATORIO EM ENFERMAGEM

UM RELATO DE EXPERI�ŠNCIA

Autores

  • Joicy Mara Rezende Rolindo Centro Universitário de Anápolis-Unievangà©lica
  • Elizabeth Costa
  • Angà©lica Lima Brandão Simàµes
  • Flávia Ferreira de Almeida
  • Ione Augusto Sales
  • Là­gia Braz Melo
  • Lismary Barbosa de Oliveira
  • Najla Maria Carvalho Cunha
  • Meillyne Alves dos Reis
  • Sandra Valà©ria Martins Pereira

Palavras-chave:

Metodologia Ativa., Grupo de verbalização e observação. , Estratégia de Ensino.

Resumo

A DIN�MICA GVGO � UMA METODOLOGIA GRUPAL QUE CONSISTE NA DIVIS�O DA TURMA EM DOIS GRUPOS PARA ANÁLISE DE UM TEMA OU PROBLEMA COM A COORDENA��O E SUPERVIS�O DE UM DOCENTE. ESSA T�CNICA PERMITE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICA��O, ESCUTA QUALIFICADA, ATEN��O, RACIOC�NIO CRITICO, COMPARA��O, ANÁLISE E TRABALHO EM EQUIPE. O OBJETIVO DESTE RELATO DE EXPERI�NCIA � O DE DESCREVER A APLICA��O DA DIN�MICA GVGO, NO ENSINO, DURANTE AS AULAS LABORATORIAIS PRESENCIAIS, COM REFLEX�O TEÓRICA/PR�TICA VIVENCIADA DESTACANDO AS FRAGILIDADES E AS POTENCIALIDADES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PARA RETOMADA DE CONTE�DO. A DIN�MICA OCORREU NO SEGUNDO SEMESTRE DO ANO LETIVO DE 2021, COM DEZESSETE ACAD�MICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DO CUIDADO DE ENFERMAGEM, COM ENFOQUE NOS CONTE�DOS DE BIOSSEGURAN�A E UTILIZA��O DE TÉCNICAS EST�REIS PARA PROCEDIMENTOS EM ENFERMAGEM. OBSERVOU-SE QUE POR MEIO DA DIN�MICA HOUVE MELHOR COMPREENS�O DAS TEM�TICAS PROPOSTAS, INTERA��O ENTRE OS GRUPOS E DINAMIZA��O DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PR�TICA LABORATORIAL. 

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

ROLINDO, Joicy Mara Rezende et al. DINÂMICA DE GRUPO DE VERBALIZAÇO E GRUPO DE OBSERVAÇO EM PRÁTICAS DE LABORATORIO EM ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERI�ŠNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 125–129, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7573. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES