ESCOLA DA NATUREZA:
UMA EXPERI�ŠNCIA INOVADORA NA FORMA��O DO PROFESSOR
Palavras-chave:
Formação do Pedagogo. , Ciências Ambientais. , Práticas Inovadoras. , Escola da Natureza.Resumo
ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO SOCIALIZAR UMA EXPERI�NCIA VOLTADA � FORMA��O DO PROFESSOR CONSIDERANDO QUE O FUTURO PEDAGOGO DEVE PERCEBER FORMAS INOVADORAS DE INTEGRAR CONHECIMENTOS E IMPULSIONAR SEUS ESTUDANTES TAMB�M NESTA PERSPECTIVA. A ATIVIDADE ENVOLVEU AS DISCIPLINAS DE FUNDAMENTOS E M�TODOS DE ENSINO DE GEOGRAFIA E EST�GIO SUPERVISIONADO IV DO REFERIDO CURSO E BENEFICIOU CRIAN�AS DE UMA COMUNIDADE DISTANTE DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, MAS QUE EXIGIU DOS ACAD�MICOS ESTUDOS, PLANEJAMENTO E ENVOLVIMENTO SOCIAL. AS MUDAN�AS QUE SE CONFIGURAM NA EDUCAÇÃO CONVIDAM OS ESTUDANTES E PROFESSORES A INOVAREM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, TENDO A POSSIBILIDADE DE INTERA��O ENTRE AS DIFERENTES CI�NCIAS. POR MEIO DA INTERDISCIPLINARIDADE E CONTEXTUALIZA��O, OS ACAD�MICOS FORMULARAM O PROJETO ESCOLA DA NATUREZA E REALIZARAM OFICINAS UTILIZANDO-SE DA TEM�TICA DAS CI�NCIAS AMBIENTAIS PARA INTEGRAR DIFERENTES CONHECIMENTOS. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA COM CRIAN�AS NA FAIXA ET�RIA QUE VAI DO 1�º AO 5�º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E QUE EST�O INSERIDAS NO PROJETO SOCIOEDUCATIVO AGNES WADELL CHAGAS, QUE ACONTECE NA FAZENDA BETEL NO MUNIC�PIO DE COCALZINHO/GO, MANTIDO PELA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOI�S. O OBJETIVO DO PROJETO FOI APROXIMAR OS ACAD�MICOS DE UMA PROPOSTA QUE VALORIZA A APRENDIZAGEM POR MEIO DO CONTATO DIRETO COM A NATUREZA, CONSIDERANDO QUE TAIS PR�TICAS PODEM INFLUENCIAR FUTURAS MUDAN�AS SOCIAIS ADVINDAS DE EXPERI�NCIAS VIVENCIADAS POR CRIAN�AS DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS ACAD�MICOS DE PEDAGOGIA EXERCITARAM A LIDERAN�A NA PR�TICA DE UMA DID�TICA EM AMBIENTE NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO, OS QUAIS COMPREENDERAM A CI�NCIA AMBIENTAL COMO PR�TICA INOVADORA NA INTEGRA��O DOS CONHECIMENTOS.