USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA APLICAÇO DE METODOLOGIAS ATIVAS
Palavras-chave:
Ambiente virtual, Metodologias ativas, Interação, Ensino onlineResumo
O ESTUDO POR MEIO DE PLATAFORMAS ONLINE ASSUMIU UM PROTAGONISMO NAS METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM. OS AMBIENTES VIRTUAIS APRESENTAM-SE COMO OP��O PARA O REGISTRO DESSA PONTE DE LIGA��O ENTRE O OBJETO DE APRENDIZAGEM E OS PROCESSOS DE ENSINO. NESSA TEM�TICA, PODE-SE NOTAR A CONTINUIDADE DA APLICA��O DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE SERVEM DE MODELOS DE INTERA��O NO SISTEMA � DIST�NCIA PARA CRIAR O PROCESSO DE LOG�STICA QUE REFOR�A A COMUNICA��O DO ESTUDANTE COM SEUS PROCESSOS DE ESTUDO AL�M DE PROPICIAR OPORTUNIDADE DE TRABALHOS EM GRUPOS E APRESENTAR RESULTADOS SIMULT�NEOS QUE CAPACITAM A CRIA��O DE ROTINAS ACAD�MICAS DE ESTUDO PARA GERAR UM H�BITO AGENDADO DOS COMPROMISSOS LABORAIS E EDUCACIONAIS POR MEIO DESSA IMPORTANTE FERRAMENTA. EXISTEM DIVERSAS FERRAMENTAS OFERECIDAS PELO AVA QUE AUXILIAM NA RELAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM NA APLICA��O DE METODOLOGIAS ATIVAS, PODENDO CITAR O FÓRUM COMO UMA FORMA DE COMUNICA��O EFETIVA ENTRE DISCENTES E DOCENTES, NO QUAL A INTERA��O DE DIVERSOS ASSUNTOS SÃO REALIZADAS CONTINUAMENTE AO LONGO DO PER�ODO. UTILIZA��O DA FERRAMENTA WIKI PARA ABORDAR ESTUDOS DE CASOS GERANDO UM DOCUMENTO PARA TRABALHO INDIVIDUAL OU COLETIVA DE FORMA ONLINE, COM MAIOR AGILIDADE E SEGURANÇA. ASSIM COMO A UTILIZA��O DA FERRAMENTA PR� E PÓS-AULA NO QUAL AUXILIA O PROFESSOR NA DISPONIBILIZA��O DO CONTE�DO PREVIAMENTE E PODENDO RECEBER O FEEDBACK DO DISCENTE POR MEIO DE ATIVIDADE GERADA APÓS A REALIZA��O DA AULA TEÓRICA OU PR�TICA. NOTA-SE POR MEIO DE RELATOS DE DISCENTES A IMPORT�NCIA DA UTILIZA��O DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA APLICA��O DE DIVERSAS METODOLOGIAS ATIVAS.