VIDEOAULAS EM FORMATO DE MICROLEARNING €“

RELATO DE EXPERI�ŠNCIA

Autores

  • Josà© Luà­s Rodrigues Martins Unievangà©lica
  • Rodrigo Scaliante de Moura Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Lucimar Pinheiro Rosseto Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Marcos Francisco Novaes Valentino Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Ovidia Augusta da Fonseca Almeida Brito Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Patricia Ferreira da Silva Castro Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Rafael Rafael Lopes Pena de Sousa Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Roberto Alves Pereira Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Roldão Oliveira de Carvalho Filho Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Wesley de Almeida Brito Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA

Palavras-chave:

Educação. , Tecnologia educacional., Competência profissional.

Resumo

A PANDEMIA CAUSADA PELA DISSEMINA��O DO SARS-COV-2 (COVID-19) DESENCADEOU UMA MUDAN�A PROFUNDA NO CEN�RIO EDUCACIONAL, COM GRANDE EST�MULO A PR�TICAS DE E-LEARNING (ENSINO DIGITAL) E BLENDED LEARNING (ENSINO H�BRIDO). A POPULARIDADE DOS V�DEOS COMO ESTRAT�GIA EDUCACIONAL AUMENTOU, AO LONGO DOS ANOS, SENDO UM MOVIMENTO OBSERVADO EM TODOS OS N�VEIS DE EDUCAÇÃO. CONTUDO, NÃO EXISTEM, NA LITERATURA, DADOS QUANTITATIVOS QUE ESTABELECEM QUAL SERIA A DURA��O DE V�DEO APROPRIADA PARA PROMOVER O APRENDIZADO EFETIVO. O PRESENTE RELATO DE EXPERI�NCIA TEM, POR OBJETIVO, DESCREVER O USO DE VIDEOAULAS NO FORMATO DE MICROLEARNING COMO ESTRAT�GIA EDUCACIONAL. PARA AUMENTAR O ENGAJAMENTO ESTUDANTIL, OS V�DEOS ERAM CURTOS E AGREGADOS EM PLAYLISTS TEM�TICAS, GRAVADOS NA FORMA DE DI�LOGOS, COM DISCURSO MAIS R�PIDO E ENTUSIASMADO. E, FINALMENTE, A FIM DE PROMOVER APRENDIZADO ATIVO, AS VIDEOAULAS ERAM ASSOCIADAS A ATIVIDADES S�NCRONAS INTERATIVAS E/OU ATIVIDADES AVALIATIVAS. OS ESTUDANTES, SEGUNDO LITERATURA E RELATOS INFORMAIS, AFIRMAM QUE VIDEOAULAS EM MICROLEARNING AUMENTAM SEU ENGAJAMENTO, APRIMORAM O FOCO E A ATEN��O PARA OS ESTUDOS E PERMITEM UMA MAIOR RETEN��O DE CONTE�DOS.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

RODRIGUES MARTINS, Josà© Luà­s et al. VIDEOAULAS EM FORMATO DE MICROLEARNING €“ : RELATO DE EXPERI�ŠNCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 79–82, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7561. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES