VIDEOAULAS EM FORMATO DE MICROLEARNING €“
RELATO DE EXPERI�ŠNCIA
Palavras-chave:
Educação. , Tecnologia educacional., Competência profissional.Resumo
A PANDEMIA CAUSADA PELA DISSEMINA��O DO SARS-COV-2 (COVID-19) DESENCADEOU UMA MUDAN�A PROFUNDA NO CEN�RIO EDUCACIONAL, COM GRANDE EST�MULO A PR�TICAS DE E-LEARNING (ENSINO DIGITAL) E BLENDED LEARNING (ENSINO H�BRIDO). A POPULARIDADE DOS V�DEOS COMO ESTRAT�GIA EDUCACIONAL AUMENTOU, AO LONGO DOS ANOS, SENDO UM MOVIMENTO OBSERVADO EM TODOS OS N�VEIS DE EDUCAÇÃO. CONTUDO, NÃO EXISTEM, NA LITERATURA, DADOS QUANTITATIVOS QUE ESTABELECEM QUAL SERIA A DURA��O DE V�DEO APROPRIADA PARA PROMOVER O APRENDIZADO EFETIVO. O PRESENTE RELATO DE EXPERI�NCIA TEM, POR OBJETIVO, DESCREVER O USO DE VIDEOAULAS NO FORMATO DE MICROLEARNING COMO ESTRAT�GIA EDUCACIONAL. PARA AUMENTAR O ENGAJAMENTO ESTUDANTIL, OS V�DEOS ERAM CURTOS E AGREGADOS EM PLAYLISTS TEM�TICAS, GRAVADOS NA FORMA DE DI�LOGOS, COM DISCURSO MAIS R�PIDO E ENTUSIASMADO. E, FINALMENTE, A FIM DE PROMOVER APRENDIZADO ATIVO, AS VIDEOAULAS ERAM ASSOCIADAS A ATIVIDADES S�NCRONAS INTERATIVAS E/OU ATIVIDADES AVALIATIVAS. OS ESTUDANTES, SEGUNDO LITERATURA E RELATOS INFORMAIS, AFIRMAM QUE VIDEOAULAS EM MICROLEARNING AUMENTAM SEU ENGAJAMENTO, APRIMORAM O FOCO E A ATEN��O PARA OS ESTUDOS E PERMITEM UMA MAIOR RETEN��O DE CONTE�DOS.