BODY PAINTING COMO FERRAMENTA PRÁTICA DE APROXIMAÇO DOS ACAD�MICOS DA FORMAÇO CIENTÀFICA.

Autores

  • Cyntia Rosa de Melo Ribeiro Borges uniEVANGà‰LICA
  • Barbara Martins Vieira Universidade Evangà©lica de Goiás.
  • Caroline do Nascimento Silva Universidade Evangà©lica de Goiás.
  • Hugo Andrade Silvestre Universidade Evangà©lica de Goiás.
  • Rúbia de Pina Luchetti Universidade Evangà©lica de Goiás.
  • Flávia Melo Universidade Evangà©lica de Goiás.

Palavras-chave:

Body painting. , Anatomia. , Estratégias de Ensino e Aprendizagem. , Ensino em Saúde.

Resumo

A PINTURA CORPORAL, CONHECIDA COMO BODY PAINTING, � UM PROCESSO QUE REPRODUZ NA SUPERF�CIE CORPORAL AS ESTRUTURAS INTERNAS DO CORPO HUMANO, DE FORMA A PERMITIR A VISUALIZA��O E PALPA��O DE ESTRUTURAS. O OBJETIVO DESSE RELATO DE CASO � MOSTRAR O BODY PAINTING COMO UMA ESTRAT�GIA ADEQUADA AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DISCIPLINAS QUE ENVOLVEM ANATOMIA EM CURSOS DA �REA DE SAÚDE. NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2021 OPTOU-SE PELO USO DA METODOLOGIA DE BODY PAINTING NA DISCIPLINA DE METABOLISMO E REPRODU��O, EM SUBSTITUI��O � UTILIZA��O DE CAD�VERES, PARA OS ALUNOS DOS CURSOS DE FARM�CIA, FISIOTERAPIA E NUTRI��O. A ABORDAGEM FOI UTILIZADA NAS AULAS COM TEMAS REFERENTES AO SISTEMA DIGESTÓRIO. NA APRESENTA��O DO PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA, REALIZADA NO IN�CIO DO SEMESTRE, OS ALUNOS FORAM APRESENTADOS � METODOLOGIA E INFORMADOS COMO DEVERIAM PROCEDER: CADA GRUPO COMPOSTO POR SEIS ALUNOS DEVERIA ESCOLHER UM REPRESENTANTE PARA SER O �€ŒMODELO�€. PARA QUE TAL ATIVIDADE FOSSE DESENVOLVIDA, OS ALUNOS TIVERAM CONTATO INICIALMENTE COM MODELOS SINT�TICOS DE PE�AS ANAT�MICAS NO LABORATÓRIO DE ANATOMIA. POSTERIORMENTE, EM SALA DE AULA, REPRODUZIRAM NA PELE DO ALUNO ESCOLHIDO, OS ÓRG�OS SISTEMA DIGESTÓRIO, DE ACORDO COM O MODELO VISTO, RESPEITANDO AS DEVIDAS PROPOR��ES CORPORAIS DO ALUNO MODELO. FICOU CLARO QUE TAL T�CNICA SE APRESENTA DE FORMA ATIVA E L�DICA, QUE EXIGE ESTUDO T�CNICO E INTEGRA DIVERSOS ESTILOS DE APRENDIZAGEM - T�TIL, VISUAL, ANAT�MICO, AL�M DE PERMITIR UMA INTEGRA��O ENTRE OS PARES NÃO PROPOSTA POR METODOLOGIAS TRADICIONAIS. A ATIVIDADE AINDA CRIA UM AMBIENTE CONSIDERADO INTERESSANTE E DIVERTIDO, QUE D� AUTONOMIA AOS ALUNOS E PERMITE CONHECER VARIA��ES ANAT�MICAS INDIVIDUAIS. O FATO DE OS ALUNOS SEREM RESPONS�VEIS PELA REPRODU��O DAS ESTRUTURAS, E NÃO APENAS PELA IDENTIFICA��O DAS MESMAS, OS COLOCA NO LUGAR DE RESPONS�VEIS PELO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PROTAGONISTAS DA SUA FORMA��O ACAD�MICA, QUE � JUSTAMENTE O OBJETIVO DA UNIEVANG�LICA COM RELAÇÃO A FORMA��O DE SEUS ALUNOS. SENDO ASSIM, O BODY PAINTING SER� EFETIVADO COMO METODOLOGIA PARA AS AULAS PR�TICAS DE ANATOMIA HUMANA NA DISCIPLINA DE METABOLISMO E REPRODU��O EM CURSOS DA �REA DE SAÚDE DA UNIEVANG�LICA.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

BORGES, Cyntia Rosa de Melo Ribeiro; MARTINS VIEIRA, Barbara; DO NASCIMENTO SILVA, Caroline; ANDRADE SILVESTRE, Hugo; DE PINA LUCHETTI, Rúbia; MELO, Flávia. BODY PAINTING COMO FERRAMENTA PRÁTICA DE APROXIMAÇO DOS ACAD�MICOS DA FORMAÇO CIENTÀFICA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 66–70, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7558. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 42º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES