COMO APRENDER A RESOLVER PROBLEMAS ESTUDANDO POR CASOS CLÀNICOS
RELATO DE EXPERI�ŠNCIA
Palavras-chave:
Metodologias ativas, processo ensino-aprendizagem, pensamento críticoResumo
COM O MERCADO DE TRABALHO SATURADO E CONCORRIDO NA MAIORIA DOS SETORES, BUSCAR UMA FORMA��O ACAD�MICA DE QUALIDADE � ESSENCIAL PARA OS PROFISSIONAIS QUE BUSCAM MELHORES OPORTUNIDADES. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO RELATA A EXPERI�NCIA DOS DOCENTES DO CURSO NA APLICA��O DE CASOS CL�NICOS DIRECIONADOS AO APRENDIZADO PARA O CONTE�DO INTEGRADO DAS DISCIPLINAS DE CADA CICLO. TODAS AS DISCIPLINAS MINISTRADAS EM UM DETERMINADO PER�ODO SÃO ABORDADAS EM CASOS CL�NICOS APLICADOS A CADA CICLO DE ESTUDO DURANTE O SEMESTRE ACAD�MICO. O CASO CL�NICO PERMITE AO ESTUDANTE SER O ATOR PRINCIPAL NA CONSTRU��O DO SEU CONHECIMENTO, ESTIMULANDO O PENSAMENTO CR�TICO E REFLEXIVO. E O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS FAVORECERAM A DISCUSS�O E A PARTICIPA��O ATIVAMENTE DO ESTUDANTE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZADO. ESSE RELATO VEM AO ENCONTRO DE IN�MEROS OUTROS ESTUDOS QUE VERIFICARAM A IMPORT�NCIA DA UTILIZA��O DO CASO CL�NICO PARA ESTUDOS DURANTE A GRADUAÇÃO.