APOIO AOS DISCENTES EM ENSINO REMOTO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS

Autores

  • Leandro Brambilla Martorell UNIEVANGELICA
  • Evelin Soares de Oliveira
  • Francielle Nunes de Azevedo Romanowski
  • Heliel Gomes de Carvalho
  • Lila Louise Moreira Martins Franco
  • Mayara Barbosa Viandelli Mundim
  • Valter Miron Stefani
  • Liliane Braga Monteiro dos Reis

Palavras-chave:

Ensino remoto. , Tecnologia da comunicação. , Ensino-aprendizagem. , Discente.

Resumo

O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI RELATAR A EXPERI�NCIA DE DISCIPLINAS DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOI�S EM SUAS ATIVIDADES REMOTAS, EM ESPECIAL, NO QUE DIZ RESPEITO AO APOIO DADO AOS DISCENTES. EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19, MEDIDAS RESTRITIVAS DE ISOLAMENTO SOCIAL INCLU�RAM A SUSPENS�O DE AULAS PRESENCIAIS NE EDUCAÇÃO EM N�VEL SUPERIOR NO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIEVANG�LICA, INCLUINDO AS DISCIPLINAS DA �REA DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL. TAIS DISCIPLINAS PASSARAM A REALIZAR ATIVIDADES REMOTAS COMO ESTRAT�GIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM INCLUINDO AULAS S�NCRONAS COM UTILIZA��O DE DIFERENTES FERRAMENTAS, ENTRETANTO, ATUALMENTE, EM RAZ�O DA COMPRA DA PRESTA��O DO SERVI�O DA PLATAFORMA ZOOM PARA USU�RIOS PROFISSIONAIS, TODOS OS PROFESSORES DA INSTITUI��O PODEM ACESSAR OS SERVI�OS DISPON�VEIS DE MODO GRATUITO O QUE FAVORECEU PELA MAIOR CAPACIDADE DE USAR FERRAMENTAS E MAIOR TEMPO DE USO DAS AULAS S�NCRONAS. AL�M DISSO, O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM CONTA COM FERRAMENTAS QUE PERMITEM A INSER��O DE ATIVIDADES PR�-AULA, OBJETOS DE APRENDIZAGEM E ATIVIDADES PÓS-AULA, SENDO POSS�VEL INSERIR NOTÍCIAS, V�DEOS BEM COMO PROPOR ATIVIDADES AVALIATIVAS COMO QUESTION�RIOS, TAREFAS E LI��O. TAMB�M NESTE AMBIENTE � POSS�VEL INTERAGIR COM OS ESTUDANTES ATRAV�S DE CHAT, DE MENSAGENS DIRETAS (E-MAIL) OU POR COMENT�RIOS NAS ATIVIDADES DE FÓRUM.  ESSA POSSIBILIDADE DE INTERA��O REMOTA COM OS DISCENTES SE MOSTROU FUNDAMENTAL NESTE PER�ODO PAND�MICO.  PORTANTO, PODE-SE CONCLUIR QUE, EM TEMPOS DE DESAFIOS NA EDUCAÇÃO DECORRENTES DA PANDEMIA CAUSADA PELO COVID-19, A EXIST�NCIA DE EQUIPE DOCENTE BEM CAPACITADA E ARTICULADA ENTRE SI, AL�M DO APOIO INSTITUCIONAL PARA CAPACITA��O DOCENTE E TAMB�M DE FORNECIMENTO DE ESTRUTURA � FUNDAMENTAL PARA POTENCIALIZAR AS RELA��ES DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

MARTORELL, Leandro Brambilla; SOARES DE OLIVEIRA, Evelin; NUNES DE AZEVEDO ROMANOWSKI, Francielle; GOMES DE CARVALHO, Heliel; LOUISE MOREIRA MARTINS FRANCO, Lila; BARBOSA VIANDELLI MUNDIM, Mayara; MIRON STEFANI , Valter; BRAGA MONTEIRO DOS REIS, Liliane. APOIO AOS DISCENTES EM ENSINO REMOTO: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 255–257, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7509. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES