ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS DE APOIO AO DISCENTE:

UMA REVIS�ƑO DE ABORDAGENS

Autores

  • Cyntia Rosa de Melo Ribeiro Borges Universidade Evangà©lica de Goiás.
  • Bárbara Martins Vieira Universidade Evangà©lica de Goiás.
  • Hugo de Andrade Silvestre Universidade Evangà©lica de Goiás.
  • Flávia Melo Universidade Evangà©lica de Goiás.
  • Greice Helen de Melo Silva Universidade Evangà©lica de Goiás.
  • Rúbia de Pina Luchetti Universidade Evangà©lica de Goiás.

Palavras-chave:

Ensino - aprendizagem, Tutoria. , Apoio ao discente.

Resumo

AS MUDAN�AS NO CEN�RIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ATUALMENTE FIZERAM COM QUE OS DESAFIOS ULTRAPASSASSEM AS ADAPTA��ES TECNOLÓGICAS, PASSANDO POR NECESS�RIAS ESTRAT�GIAS GERENCIADAS PELO DOCENTE PARA CRIAR CONEXÕES ENTRE A DISCIPLINA E O ALUNO. DESSA FORMA AS ESTRAT�GIAS PARA O APOIO AO DISCENTE TROUXERAM UMA NOVA VIS�O DO ENSINO-APRENDIZAGEM, APRIMORANDO A INTERATIVIDADE PROFESSOR-ALUNO E DISPONIBILIZANDO O SABER DE UM JEITO DIFERENTE E INTUITIVO. V�RIAS ESTRAT�GIAS FORAM CRIADAS PARA QUE SE DESENVOLVESSE ESSE APOIO AO DISCENTE, E ENTRE ELAS A TUTORIA, O MENTORING E A AUTORREGULA��O DA APRENDIZAGEM (SRL) TEM DESTAQUE. SÃO FERRAMENTAS QUE PARTEM DO PRINC�PIO DE QUE O ALUNO INGRESSANTE PASSA POR DIFICULDADES QUE V�O AL�M DA ORDEM FINANCEIRA, DESTACANDO ASPECTOS DE ORDEM PSICOLÓGICA, QUE PODEM SER MEDIADOS, AMENIZADOS E VENCIDOS COM O APOIO DE PARES (COLEGAS) QUE PASSARAM POR SITUA��ES SEMELHANTES EM CONDI��ES DE TEMPO E ESPA�O SEMELHANTES. AO AVALIAR OS RESULTADOS DE PROGRAMAS INSTITUCIONAIS QUE LAN�AM M�O DAS CITADAS ESTRAT�GIAS, PODE-SE VERIFICAR MELHORIA EM ASPECTOS RELACIONADOS TANTO AO ALUNO INGRESSANTE COMO AO ALUNO VETERANO, QUE ACABA SE BENEFICIANDO TAMB�M POR ESSA A��O. AL�M DISSO, OS BENEF�CIOS ATINGEM TAMB�M O CORPO DOCENTE E A INSTITUI��O DE ENSINO, POIS A PERMAN�NCIA DO ALUNO NA INSTITUI��O AT� O FINAL DE SUA GRADUAÇÃO, E A MAGNITUDE DOS BONS RESULTADOS ALCAN�ADOS REFLETEM NA QUALIDADE DO TRABALHO DE TODO O GRUPO ACAD�MICO.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

BORGES, Cyntia Rosa de Melo Ribeiro; MARTINS VIEIRA, Bárbara; DE ANDRADE SILVESTRE, Hugo; MELO, Flávia; DE MELO SILVA, Greice Helen; DE PINA LUCHETTI, Rúbia. ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS DE APOIO AO DISCENTE: : UMA REVIS�ƑO DE ABORDAGENS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 219–222, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7023. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES