ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTAS DE APOIO AO DISCENTE:
UMA REVIS�ƑO DE ABORDAGENS
Palavras-chave:
Ensino - aprendizagem, Tutoria. , Apoio ao discente.Resumo
AS MUDAN�AS NO CEN�RIO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ATUALMENTE FIZERAM COM QUE OS DESAFIOS ULTRAPASSASSEM AS ADAPTA��ES TECNOLÓGICAS, PASSANDO POR NECESS�RIAS ESTRAT�GIAS GERENCIADAS PELO DOCENTE PARA CRIAR CONEXÕES ENTRE A DISCIPLINA E O ALUNO. DESSA FORMA AS ESTRAT�GIAS PARA O APOIO AO DISCENTE TROUXERAM UMA NOVA VIS�O DO ENSINO-APRENDIZAGEM, APRIMORANDO A INTERATIVIDADE PROFESSOR-ALUNO E DISPONIBILIZANDO O SABER DE UM JEITO DIFERENTE E INTUITIVO. V�RIAS ESTRAT�GIAS FORAM CRIADAS PARA QUE SE DESENVOLVESSE ESSE APOIO AO DISCENTE, E ENTRE ELAS A TUTORIA, O MENTORING E A AUTORREGULA��O DA APRENDIZAGEM (SRL) TEM DESTAQUE. SÃO FERRAMENTAS QUE PARTEM DO PRINC�PIO DE QUE O ALUNO INGRESSANTE PASSA POR DIFICULDADES QUE V�O AL�M DA ORDEM FINANCEIRA, DESTACANDO ASPECTOS DE ORDEM PSICOLÓGICA, QUE PODEM SER MEDIADOS, AMENIZADOS E VENCIDOS COM O APOIO DE PARES (COLEGAS) QUE PASSARAM POR SITUA��ES SEMELHANTES EM CONDI��ES DE TEMPO E ESPA�O SEMELHANTES. AO AVALIAR OS RESULTADOS DE PROGRAMAS INSTITUCIONAIS QUE LAN�AM M�O DAS CITADAS ESTRAT�GIAS, PODE-SE VERIFICAR MELHORIA EM ASPECTOS RELACIONADOS TANTO AO ALUNO INGRESSANTE COMO AO ALUNO VETERANO, QUE ACABA SE BENEFICIANDO TAMB�M POR ESSA A��O. AL�M DISSO, OS BENEF�CIOS ATINGEM TAMB�M O CORPO DOCENTE E A INSTITUI��O DE ENSINO, POIS A PERMAN�NCIA DO ALUNO NA INSTITUI��O AT� O FINAL DE SUA GRADUAÇÃO, E A MAGNITUDE DOS BONS RESULTADOS ALCAN�ADOS REFLETEM NA QUALIDADE DO TRABALHO DE TODO O GRUPO ACAD�MICO.