MONITORIA DOS CURSOS DE ENGENHARIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Claudia Gomes Santos UniEVANGELICA
  • Adriano Machado dos Santos UniEVANGà‰LICA
  • Carlos Eduardo Fernandes
  • Fábio Souza Gomes
  • Gino Bertollucci Colherinhas UniEVANGà‰LICA
  • Márcio Josà© Dias
  • Ricardo Wobeto UniEVANGà‰LICA
  • Ricardo Henrique Fonseca Alves UniEVANG´à‰LICA
  • Rosemberg Fortes Nunes Rodrigues
  • Sà©rgio Mateus Brandão UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Monitoria, Ensino Remoto, Dúvidas, TICs

Resumo

A MONITORIA  VOLUNT�RIA � UMA FERRAMENTA DE GRANDE IMPORT�NCIA, POIS INCENTIVA A INSER��O DOS ALUNOS NO MEIO ACAD�MICO, NÃO APENAS PARA DESPERTAR A VOCA��O PARA A DOC�NCIA, MAS TAMB�M A TROCA DE EXPERIENCIAS E DE CONHECIMENTO. O MONITOR COLABORA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE SEUS COLEGAS, SENDO CONSIDERADO UM AGENTE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. DIANTE DO CEN�RIO MUNDIAL CAUSADO PELA PANDEMIA, QUE REVOLUCIONOU O MODO DE VIVER DO MUNDO, O PROGRAMA MONITORIA  DO CURSO DE ENGENHARIA SE ADAPTOU E FEZ USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICA��O REMOTA E DE  AMBIENTES  VIRTUAIS  DE  APRENDIZAGEM  (AVA). O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIENCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE A PANDEMIA DO PROGRAMA DE MONITORIA ACAD�MICA DO CURSO DE ENGENHARIA MEC�NICA E EL�TRICA DA UNIEVANGELICA, ATRAV�S DO OLHAR DO DOCENTE.  COM A VIV�NCIA DA MONITORIA, PODE-SE VERIFICAR QUE AS FERRAMENTAS DIGITAIS FORAM DE EXTREMA IMPORT�NCIA PARA QUE O PROGRAMA CONTINUASSE E ATINGISSE O SEU OBJETIVO, E QUE MESMO QUE DE FORMA REMOTA, OS DISCENTES EST�O TENDO SUAS D�VIDAS SANADAS E DISCUTIDAS, MOSTRANDO QUE A APRENDIZAGEM ESTÁ SENDO EFETIVADA. SALIENTA-SE AINDA QUE A RELAÇÃO DISCENTE-MONITOR, ATRAV�S DA MONITORIA DIGITAL, FOI FORTALECIDA, APONTANDO PARA A COLABORA��O E INTERA��O QUE FORAM ESTABELECIDAS ATRAV�S DAS ATIVIDADES VIRTUAIS, COMO PLANT�ES TIRA-D�VIDAS E GRUPOS DE WHATZAPP. DESTARTE, CONCLUI-SE QUE A MONITORIA ACAD�MICA � DE EXTREMA RELEV�NCIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES E DO DISCENTE-MONITOR, APRESENTANDO DE MANEIRA  BASTANTE EFETIVA E COM RESULTADOS EXTREMAMENTE POSITIVOS, O QUE PERMITE QUE POSTERIORMENTE, ELA SEJA TAMB�M ADOTADA QUANDO AS AULAS PRESENCIAIS RETORNAREM.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

SANTOS, Claudia Gomes et al. MONITORIA DOS CURSOS DE ENGENHARIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 210–214, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7021. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES