MONITORIA DOS CURSOS DE ENGENHARIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Palavras-chave:
Monitoria, Ensino Remoto, Dúvidas, TICsResumo
A MONITORIA  VOLUNT�RIA � UMA FERRAMENTA DE GRANDE IMPORT�NCIA, POIS INCENTIVA A INSER��O DOS ALUNOS NO MEIO ACAD�MICO, NÃO APENAS PARA DESPERTAR A VOCA��O PARA A DOC�NCIA, MAS TAMB�M A TROCA DE EXPERIENCIAS E DE CONHECIMENTO. O MONITOR COLABORA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE SEUS COLEGAS, SENDO CONSIDERADO UM AGENTE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. DIANTE DO CEN�RIO MUNDIAL CAUSADO PELA PANDEMIA, QUE REVOLUCIONOU O MODO DE VIVER DO MUNDO, O PROGRAMA MONITORIA  DO CURSO DE ENGENHARIA SE ADAPTOU E FEZ USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICA��O REMOTA E DE  AMBIENTES  VIRTUAIS  DE  APRENDIZAGEM  (AVA). O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIENCIA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE A PANDEMIA DO PROGRAMA DE MONITORIA ACAD�MICA DO CURSO DE ENGENHARIA MEC�NICA E EL�TRICA DA UNIEVANGELICA, ATRAV�S DO OLHAR DO DOCENTE.  COM A VIV�NCIA DA MONITORIA, PODE-SE VERIFICAR QUE AS FERRAMENTAS DIGITAIS FORAM DE EXTREMA IMPORT�NCIA PARA QUE O PROGRAMA CONTINUASSE E ATINGISSE O SEU OBJETIVO, E QUE MESMO QUE DE FORMA REMOTA, OS DISCENTES EST�O TENDO SUAS D�VIDAS SANADAS E DISCUTIDAS, MOSTRANDO QUE A APRENDIZAGEM ESTÁ SENDO EFETIVADA. SALIENTA-SE AINDA QUE A RELAÇÃO DISCENTE-MONITOR, ATRAV�S DA MONITORIA DIGITAL, FOI FORTALECIDA, APONTANDO PARA A COLABORA��O E INTERA��O QUE FORAM ESTABELECIDAS ATRAV�S DAS ATIVIDADES VIRTUAIS, COMO PLANT�ES TIRA-D�VIDAS E GRUPOS DE WHATZAPP. DESTARTE, CONCLUI-SE QUE A MONITORIA ACAD�MICA � DE EXTREMA RELEV�NCIA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES E DO DISCENTE-MONITOR, APRESENTANDO DE MANEIRA  BASTANTE EFETIVA E COM RESULTADOS EXTREMAMENTE POSITIVOS, O QUE PERMITE QUE POSTERIORMENTE, ELA SEJA TAMB�M ADOTADA QUANDO AS AULAS PRESENCIAIS RETORNAREM.