O ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Graziela Vanessa Parreira UniEVANGELICA
  • Edna Aparecida de Oliveira Beltrão Unievangelica
  • Fabrà­cia Borges de Freitas Araújo
  • Melyssa Barbosa Villar
  • Cláudia Regina Major
  • Pollyana dos Reis Pereira Fanstone Unievangelica

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. , Gestão escolar. , Proposta pedagógica.

Resumo

 

ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DA PR�TICA VIVIDA NO EST�GIO SUPERVISIONADO V - GESTÃO ESCOLAR, DISCIPLINA OFERTADA NO S�TIMO PER�ODO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOI�S - CAMPUS ANÁPOLIS. DIANTE DO INESPERADO CONTEXTO GLOBAL PROMOVIDO PELA PANDEMIA DA COVID-19, NOVAS DEMANDAS SURGIRAM, FAZENDO COM QUE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO EST�GIO CURRICULAR  FOSSEM REPENSADAS EM BUSCA DE AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE CONHECER E EXPERENCIAR A PR�TICA DA GESTÃO ESCOLAR. A PARTIR DE UMA NOVA PROPOSTA, OS ACAD�MICOS PUDERAM ATRAV�S DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICA��O, CONHECER GESTORES DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE V�RIAS MODALIDADES, ENTREVIST�-LOS, ANALISAR PROPOSTAS PEDAGÓGICAS, E, COMPARTILHAR E DISCUTIR COM O ORIENTADOR E OS DEMAIS ACAD�MICOS, AS APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS DURANTE O PROCESSO. FOI POSS�VEL PERCEBER QUE AS TECNOLOGIAS DE COMUNICA��O FORAM INOVADORAS PARA AS PR�TICAS DESSA DISCIPLINA E O TRABALHO REMOTO PROPICIOU AOS ACAD�MICOS CONHECER A GESTÃO EM V�RIAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. IMPORTA RESSALTAR QUE EM CUMPRIMENTO COM A PROPOSTA, FORAM ORGANIZADOS GRUPOS COM NO M�XIMO QUATRO ACAD�MICOS PARA QUE AS ATIVIDADES SE REALIZASSEM EM INSTITUIÇÕES DIFERENTES, TAIS COMO: EDUCAÇÃO INFANTIL (PÚBLICA E PRIVADA), ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (PÚBLICA E PRIVADA), INSTITUI��O DESTINADA AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR E GESTÃO DE SISTEMAS DE ENSINO. OS GRUPOS COMPARTILHARAM SUAS VIV�NCIAS E AS CONSTRU��ES DE SABERES QUE FORAM TECENDO DURANTE O PROCESSO E AO FINAL PUDERAM APRESENTAR SUAS EXPERI�NCIAS EM UM EVENTO CIENT�FICO. AS NOVAS PROPOSI��ES TROUXERAM DESAFIOS E CONFLITOS, CONTUDO, MOSTROU-SE MAIS COMPLEXAS, FAVORECENDO A FORMA��O DOS ACAD�MICOS. NESTE RELATO, APRESENTAREMOS O EST�GIO COMO ESTRUTURA FUNDANTE DA FORMA��O DOCENTE, AS EXPERI�NCIAS VIVIDAS NESSA DISCIPLINA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021 E UMA DISCUSS�O DA EXPERI�NCIA A PARTIR DA FUNDAMENTA��O APRESENTADA.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

PARREIRA, Graziela Vanessa; BELTRÃO, Edna Aparecida de Oliveira; ARAÚJO , Fabrà­cia Borges de Freitas; VILLAR , Melyssa Barbosa; MAJOR , Cláudia Regina; FANSTONE, Pollyana dos Reis Pereira. O ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 142–147, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/7002. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES