APOIO AO DISCENTE DURANTE O PERÀODO DE PANDEMIA NO CURSO DE FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERI�NCIA

Autores

  • FERNANDA BASTOS DE SOUZA UNIVERSIDADE EVANGà‰LICA DE GOIàS
  • Dalley Cà©sar Alves UNIVERSIDADE EVANGà‰LICA DE GOIàS
  • Elisangela Schimitt Mendes Moreira UNIVERSIDADE EVANGà‰LICA DE GOIàS
  • Marcelo Nishi UNIVERSIDADE EVANGà‰LICA DE GOIàS
  • Rúbia Mariano da Silva UNIVERSIDADE EVANGà‰LICA DE GOIàS
  • Samara Lamounier Santana Parreira UNIVERSIDADE EVANGà‰LICA DE GOIàS
  • Vaneide Caldas Martins UNIVERSIDADE EVANGà‰LICA DE GOIàS

Palavras-chave:

Educação à distância, Aprendizagem, Ensino superior

Resumo

A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) EM DEZEMBRO DE 2019, FOI COMUNICADA SOBRE A EXIST�NCIA DE UMA DOEN�A INFECTOCONTAGIOSA ADVINDA DE WUHAN, NA CHINA. ESSA DOEN�A SE TRATAVA DO V�RUS DENOMINADO SARS-COV-2 (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2019). COM O IN�CIO DA PANDEMIA EM MAR�O DE 2020 O CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIEVANG�LICA TEVE QUE SER PARALISADO, INCLUINDO AULAS TEÓRICA E O EST�GIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA. NESSE MOMENTO ERA PRECISO O ISOLAMENTO SOCIAL, PARA CUMPRIR AS EXIG�NCIAS LOCAIS O ENSINO FOI REALIZADO DE FORMA ON-LINE. COM A DIMINUI��O DOS CASOS DE PESSOAS INFECTADAS AS MEDIDAS RESTRITIVAS FORAM DIMINUINDO E AS AULAS TEÓRICAS E PR�TICAS FORAM VOLTANDO LENTAMENTE, ISSO DEMOROU UNS 3 MESES DE QUARENTENA, O EST�GIO SUPERVISIONADO QUE � 100% PR�TICO AT� O MOMENTO ESTAVA DE FORMA VIRTUAL. APÓS V�RIAS REUNI�ES ENTRE DIRE��O DO CURSO E COORDENA��O DE EST�GIO FOI RESOLVIDO QUE NÃO PARAR�AMOS E CONTINUAR�AMOS DE FORMA REMOTA. O PRESENTE ESTUDO VISA RELATAR O ACOLHIMENTO AOS ACAD�MICOS DO EST�GIO SUPERVISIONADO EM FISIOTERAPIA ATRAV�S DA CONTINUIDADE EM VIA REMOTA E TELEATENDIMENTO. O RELATO DE EXPERI�NCIA FOI CONDUZIDO PELO CORPO DOCENTE DO EST�GIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIEVANG�LICA, RELATANDO COMO O EST�GIO PR�TICO OCORREU DURANTE O PER�ODO DE MAR�O A JUNHO DE 2021. PARA SE ADEQUAR A PANDEMIA DA COVID-19, O COFFITO TEVE DE SE ADEQUAR �S TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICA��O PROMULGANDO A RESOLU��O 516 DE 20 DE MAR�O DE 2020, DISPONDO SOBRE A TELECONSULTA, O TELEMONITORAMENTO E A TELECONSULTORIA, OS  PROFESSORES, NO IN�CIO DA PANDEMIA TAMB�M TIVERAM QUE SE ADEQUAR AO NOVO MODELO DE ENSINO, A APRENDIZAGEM REMOTA. ISSO POSSIBILITOU ACOLHER O DISCENTE, MANTENDO OS ESTUDANTES EM UM RITMO DE ESTUDO, MESMO ESTANDO DISTANTES DO ESPA�O F�SICO DA UNIVERSIDADE. CONCLUI-SE QUE A TELELECONSULTA E O TELEMONITORAMENTO, FORAM CONSIDERADOS DE ÓTIMA/BOA QUALIDADE ELOS ACAD�MICOS E QUE A MAIORIA DELES P�DE PERCEBER QUE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICA��O SER� UMA MODALIDADE UTILIZADA NA FISIOTERAPIA. ESTE RELATO MOSTROU QUE TODOS OS ESFOR�OS, AS ADEQUA��ES DO CURSO DE FISIOTERAPIA E DOS PROFESSORES SUPERVISORES FIZERAM COM QUE OS ESTAGI�RIOS SE SENTISSEM ACOLHIDOS E COM ESPERAN�A PARA UM FUTURO PROFISSIONAL PRÓXIMO E COM MAIORES PERSPECTIVAS EM RELAÇÃO AO FUTURO PROFISSIONAL.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

BASTOS DE SOUZA, FERNANDA; CÀ©SAR ALVES, Dalley; SCHIMITT MENDES MOREIRA, Elisangela; NISHI, Marcelo; MARIANO DA SILVA, Rúbia; LAMOUNIER SANTANA PARREIRA, Samara; CALDAS MARTINS, Vaneide. APOIO AO DISCENTE DURANTE O PERÀODO DE PANDEMIA NO CURSO DE FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERI�NCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 130–135, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6999. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES