OS DISCENTES COMO FOMENTADORES DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Educação. , Estratégias. , Ensino.Resumo
A EDUCAÇÃO TEM PASSADO, NO �LTIMO SÉCULO, POR DIVERSAS MUDAN�AS E REVOLU��ES. NO ENTANTO, TALVEZ A QUE MAIS CAUSOU IMPACTOS NA ORDEM DAS METODOLOGIAS E ESTRAT�GIAS DE ENSINO, TENHA SIDO AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICA��O (TICS) SOMADAS � DESCOBERTA E DESENVOLVIMENTO DAS NEUROCI�NCIAS. CONTUDO, MESMO QUE ESTA TENHA SIDO UMA REVOLU��O DEFINITIVA, FOI SOMENTE COM A COVID-19 QUE OCORREU UMA INEXOR�VEL EXIG�NCIA DE MUDAN�A DE ESTRAT�GIAS E APOIOS DE ENSINO. NO NOVO CEN�RIO, PRECISOU-SE MIGRAR, DE FORMA R�PIDA E EFICIENTE, DO ENSINO PRESENCIAL PARA O REMOTO COM APORTE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. AT� ENT�O, POUCOS EDUCADORES HAVIAM EXPERIMENTADO AS NOVAS TECNOLOGIAS, ASSIM COMO HAVIA POUCAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO A CONTAR COM O APARATO TECNOLÓGICO PARA TAL MODALIDADE. O QUE A PANDEMIA ACELEROU FOI UMA REVISÃO, J� H� MUITO NECESS�RIA, NOS MODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM VISANDO MANTER A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. ASSIM SENDO, A PRESENTE REVISÃO LITER�RIA OBJETIVA VERIFICAR SE H� REALMENTE NOVAS ESTRAT�GIAS PEDAGÓGICAS DE APOIO AO DISCENTE. A REVISÃO AQUI PROPOSTA, APRESENTA A DEFINI��O DE ESTRAT�GIAS E AS DIFEREN�AS ENTRE AS DUAS MODALIDADES DE ENSINO, DESTACANDO AS FORMAS DE APOIO ATRAV�S DO TRABALHO DOS DOCENTES. CONCLUI-SE QUE TAIS ESTRAT�GIAS NESSE NOVO CONTEXTO, NÃO PRECISA SER A INVEN��O DA RODA, POIS O QUE OCORRE � A ADAPTA��O DAS ESTRAT�GIAS J� EXISTENTES A NOVOS CONTEXTOS, POTENCIALIZADAS PELO USO DAS TECNOLOGIAS. O QUE � NECESS�RIO � UM PLANEJAMENTO MINUCIOSO A FIM DE QUE ESSAS SEJAM COMPAT�VEIS COM O POTENCIAL TECNOLÓGICO E COM AS PR�TICAS PEDAGÓGICAS QUE ATENDAM A REALIDADE DO CORPO DISCENTE.