DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA APOIO DISCENTE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 €“ REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Josà© Luà­s Rodrigues Martins Unievangà©lica
  • Emerith Mayra Hungria Pinto Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Ana Paula Montandon de Oliveira Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Flávia Gonà§alves Vasconcelos Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Flávia Melo
  • Jivago Jaime Carneiro Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Josana Peixoto Castro Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Josà© Elias Flosino de Sousa Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Kelly Deyse Segati Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA
  • Janaà­na Andrà©a Moscatto Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEVANG´à‰LICA

Palavras-chave:

Ensino Superior, Estudantes, Covid-19, Apoio discente

Resumo

O OBJETIVO DESSA REVISÃO FOI DESCREVER OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA PANDEMIA DE CORONAV�RUS SARS-COV2 E ESTRAT�GIAS DE APOIO AO DISCENTE NO AMBIENTE ACAD�MICO. A ADAPTA��O AO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO � UM PROCESSO COMPLEXO E A PANDEMIA DE COVID-19 EXIGIU UMA RECONFIGURA��O DA VIDA ACAD�MICA. NESSE CONTEXTO, AS REDES DE APOIO PARA ACOLHIMENTO, ADAPTA��O E PERMAN�NCIA DISCENTE TORNARAM-SE AINDA MAIS FUNDAMENTAIS PARA QUE OS ACAD�MICOS CONSEGUISSEM SE ADAPTAR � NOVA REALIDADE DE ENSINO.  NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DEVE SER REPENSADO E ESTAR AL�M DA SIMPLES EXPOSI��O DE CONTE�DOS. AS ESTRAT�GIAS DE ENSINO QUE ENVOLVEM METODOLOGIAS ATIVAS, ENSINO POR PROJETOS, POR COMPET�NCIAS OU POR PROBLEMAS SÃO FORMAS QUE GERAM MAIOR ENVOLVIMENTO E PAPEL ATIVO DOS ACAD�MICOS. OS PROGRAMAS DE MENTORIA DESENVOLVIDOS POR CURSOS DE GRADUAÇÃO TAMB�M APRESENTAM IMPACTO POSITIVO NA REDUÇÃO DO ESTRESSE E SOFRIMENTO, AL�M DE COLABORAR PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DISCENTE. ESPECIAL ATEN��O DEVE SER DADA AOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E AS FORMAS DE AVALI�-LOS NO AMBIENTE REMOTO. AS AVALIA��ES EM PEQUENAS ETAPAS SÃO UMA ESTRAT�GIA DE APOIO, POIS DESTA FORMA O ESTUDANTE PODE ADMINISTRAR MELHOR O TEMPO E MANTER UM RITMO DE ESTUDO MESMO QUE DE FORMA REMOTA. OS FEEDBACKS SÃO RECURSOS CRUCIAIS NO AMBIENTE ONLINE, ONDE OS ESTUDANTES PODEM SE SENTIR ISOLADOS E/OU EXCLU�DOS.  ALGUMAS IES EM SUAS POL�TICAS DE APOIO DISCENTE TAMB�M DESENVOLVEM A��ES RELACIONADAS A DISTRIBUIÇÃO DE AUX�LIOS FINANCEIROS. POR FIM, ESTRAT�GIAS QUE VERSAM SOBRE ATIVIDADES ACAD�MICAS DE REORGANIZA��O DA ROTINA DOS ESTUDANTES PARA ADAPTA��O � MODALIDADE REMOTA, COM MANUTEN��O DAS A��ES DOS PROJETOS DE EXTENS�O UNIVERSIT�RIA LIGADOS A CURSOS DE GRADUAÇÃO; CONTINUIDADE DE ESTUDOS RELACIONADOS AO CAMPO DE PR�TICAS DOS EST�GIOS; A MANUTEN��O DA ORIENTAÇÃO REMOTA PARA O TRABALHO DE CONCLUS�O E EST�MULO AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE FORMA��O TAMB�M CONTRIBUEM PARA A ADAPTA��O DISCENTE NO AMBIENTE REMOTO.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

RODRIGUES MARTINS, Josà© Luà­s et al. DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA APOIO DISCENTE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 €“ REVISÃO DE LITERATURA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 67–73, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6987. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES