APOIO AO DISCENTE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ACOLHIMENTO E PERMAN�NCIA

Autores

  • ANDREA SIQUEIRA ASSOCIAà‡àƒO EDUCATIVA EVANGà‰LICA
  • Ana Paula Mendonà§a Ferreira Russo
  • Angà©lica Gouveia Lima Amâncio
  • Camila Rodrigues de Souza Brito
  • Evellyn Thiciane Macedo Coelho Clemente
  • Gabriela Gonà§alves dos Santos Naves
  • Joy Wildes Roriz da Costa
  • Marcos Andrà© Ribeiro
  • Priscilla Santana Silva
  • Wendell Ribeiro Quintino

Palavras-chave:

Apoio discente. Acolhimento. Estratégia.

Resumo

ESTE TEXTO APRESENTA UM RELATO DE EXPERI�NCIA NA APLICA��O DE ESTRAT�GIAS DE APRENDIZAGEM, NO CURSO DE DIREITO, COM O ADVENTO DA PANDEMIA, COVID 19, QUE REQUEREU AJUSTES NECESS�RIOS, COM UM MODELO ADAPTADO � VOLTA DAS AULAS PRESENCIAIS SIMULT�NEAS �S VIRTUAIS, VISANDO A NECESSIDADE DE ACOLHER OS DISCENTES, NAS SUAS MAIS DIVERSAS PECULIARIDADES NESSE MOMENTO: PERDA DE ENTES, PERDA DE EMPREGO E RENDA, OS RISCOS DA COVID, BEM COMO AS SEQUELAS DA MESMA, A VACINA��O, ETC. NESSA PERSPECTIVA, TEM-SE A SEGUINTE PROBLEMATIZA��O: COMO GARANTIR AO ACAD�MICO UMA APRENDIZAGEM PROF�CUA DIANTE DA NECESSIDADE DE SE AJUSTAR O MODELO DE ENSINO PARA A REALIDADE DE ISOLAMENTO SOCIAL? DIANTE DE TAL INDAGA��O, OBJETIVA-SE REPENSAR O SISTEMA AVALIATIVO, DISCORRER ACERCA DAS ESTRAT�GIAS PROPOSTAS E UTILIZADAS E, AINDA, CONTRIBUIR, MESMO QUE DE FORMA MODESTA, PARA A CONSTRU��O DE UM SABER ACAD�MICO QUE PROPORCIONE A SEU AUTOR, AUTONOMIA. PORTANTO, A PROPOSTA TEM�TICA SE JUSTIFICA DADA A IMPORT�NCIA DE REVER VALORES E M�TODOS QUE PERMITAM ATRAIR, ACOLHER E MANTER O ALUNO SOBRETUDO NAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS QUE SE VIRAM, DE REPENTE, VAZIAS, EM DECORR�NCIA DOS LOCKDONWS E LIMITA��O DO N�MERO DE ALUNOS POR SALA, MAIS AS IN�MERAS RESTRI��ES QUE TENDEM A DIMINUIR O INTERESSE DO ALUNO EM PERMANECER.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

SIQUEIRA, ANDREA et al. APOIO AO DISCENTE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ACOLHIMENTO E PERMAN�NCIA . Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 37–41, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6982. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES