APOIO AO DISCENTE COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: ACOLHIMENTO E PERMAN�NCIA
Palavras-chave:
Apoio discente. Acolhimento. Estratégia.Resumo
ESTE TEXTO APRESENTA UM RELATO DE EXPERI�NCIA NA APLICA��O DE ESTRAT�GIAS DE APRENDIZAGEM, NO CURSO DE DIREITO, COM O ADVENTO DA PANDEMIA, COVID 19, QUE REQUEREU AJUSTES NECESS�RIOS, COM UM MODELO ADAPTADO � VOLTA DAS AULAS PRESENCIAIS SIMULT�NEAS �S VIRTUAIS, VISANDO A NECESSIDADE DE ACOLHER OS DISCENTES, NAS SUAS MAIS DIVERSAS PECULIARIDADES NESSE MOMENTO: PERDA DE ENTES, PERDA DE EMPREGO E RENDA, OS RISCOS DA COVID, BEM COMO AS SEQUELAS DA MESMA, A VACINA��O, ETC. NESSA PERSPECTIVA, TEM-SE A SEGUINTE PROBLEMATIZA��O: COMO GARANTIR AO ACAD�MICO UMA APRENDIZAGEM PROF�CUA DIANTE DA NECESSIDADE DE SE AJUSTAR O MODELO DE ENSINO PARA A REALIDADE DE ISOLAMENTO SOCIAL? DIANTE DE TAL INDAGA��O, OBJETIVA-SE REPENSAR O SISTEMA AVALIATIVO, DISCORRER ACERCA DAS ESTRAT�GIAS PROPOSTAS E UTILIZADAS E, AINDA, CONTRIBUIR, MESMO QUE DE FORMA MODESTA, PARA A CONSTRU��O DE UM SABER ACAD�MICO QUE PROPORCIONE A SEU AUTOR, AUTONOMIA. PORTANTO, A PROPOSTA TEM�TICA SE JUSTIFICA DADA A IMPORT�NCIA DE REVER VALORES E M�TODOS QUE PERMITAM ATRAIR, ACOLHER E MANTER O ALUNO SOBRETUDO NAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS QUE SE VIRAM, DE REPENTE, VAZIAS, EM DECORR�NCIA DOS LOCKDONWS E LIMITA��O DO N�MERO DE ALUNOS POR SALA, MAIS AS IN�MERAS RESTRI��ES QUE TENDEM A DIMINUIR O INTERESSE DO ALUNO EM PERMANECER.