METODOLOGIA ATIVAS COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE FISIOTERAPIA: MINI REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Viviane Soares Centro Universitário-UniEvangà©lica
  • Alberto Souza de Sá Filho
  • Cecà­lia Magnabosco Melo
  • Deise Aparecida Almeida Peres de Oliveira
  • Fernanda Bastos Souza
  • Flávia Melo
  • Luis Vicente Franco De Oliveira
  • Rodrigo Franco de Oliveira
  • Sandro Marlos Moreira
  • Wesley dos Santos Costa

Resumo

A FISIOTERAPIA � UM CURSO DA GRANDE �REA DA SAÚDE REGULAMENTADO EM 1963 E COM A EXPANS�O DO ENSINO SUPERIOR MUITOS ACAD�MICOS TIVERAM ACESSO, MAS POUCOS ESTAVAM PREPARADOS PARA LIDAR COM A CARGA DE CONTE�DOS E O TEMPO DESPENDIDO PARA DEDICA��O AO CURSO. ATRELADO A ESTE, H� TAMB�M A MUDAN�A NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM QUE ESTAVA FOCADO NO PROFESSOR E QUE AGORA COLOCA O ESTUDANTE NO CENTRO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. E V�RIAS METODOLOGIAS CHAMADAS DE ATIVAS FORAM CRIADAS COM UM OBJETIVO COMUM DE COLOCAR O ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA DO SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO. ASSIM, O OBJETIVO DO ESTUDO FOI REVISAR TR�S DAS METODOLOGIAS ATIVAS MAIS USADAS NO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UNIEVANG�LICA SENDO ELAS, SALA DE AULA INVERTIDA, APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E INSTRU��O POR PARES. A REVISÃO DE LITERATURA FOI CONDUZIDA NAS BASES DE DADOS SCIELO E PUBMED E AS FORAM REALIZADAS EM AGOSTO DE 2021. OS DESCRITORES INCLU�DOS NA ESTRAT�GIA DE BUSCA FORAM METODOLOGIAS ATIVAS (ACTIVE METHODOLOGIES), APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PROBLEM BASED LEARNIG), SALA DE AULA INVERTIDA (FLIPPED CLASSROOM) E INSTRU��O POR PARES (PEER INSTRUCTION) EM INGLÊS E PORTUGU�S. FORAM INCLU�DOS LIVROS E ARTIGOS DE BASE CONCEITUAL, PUBLICADOS NA L�NGUA PORTUGUESA E INGLESA. PARA OS TRABALHOS CITADOS QUE MOSTRARAM RESULTADOS DE INTERVEN��O FORAM INCLU�DOS OS PUBLICADOS A PARTIR DE 2017. NA SALA DE AULA INVERTIDA AS AULAS TRADICIONAIS SÃO SUBSTITU�DAS POR V�DEO AULAS, PEQUENOS TEXTOS E OUTRAS FERRAMENTAS VIRTUAIS PARA A INTRODUÇÃO DO CONTE�DO TEÓRICO E O TEMPO DE AULA � DEDICADO PARA A INTERA��O ENTRE PROFESSOR E ESTUDANTE E A REALIZA��O DE ATIVIDADES COM A MEDIA��O DO PROFESSOR. A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EMPREGA PROBLEMAS BASEADOS EM CASOS CL�NICOS, NA MAIORIA DAS VEZES COM INTUITO DE INICIAR, MOTIVAR E FOCAR A APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTOS. AL�M DISSO, OS ALUNOS COLABORAM ATRAV�S DE SEU CONHECIMENTO NA DISCUSS�O COM GRUPO PROPONDO SOLU��ES PARA OS EVENTUAIS PROBLEMAS. A BASE DO TESTE CONCEITUAL (CONCEPT TEST) DA INSTRU��O POR PARES OCORRE COM A EXPOSI��O DO CONTE�DO DE FORMA BREVE, APLICA��O DE UMA QUESTÃO QUE DEVE SER PREPARADA DE FORMA ESTRUTURADA, IN�DITA E DESAFIADORA, MAS NÃO COM ALTO GRAU DE DIFICULDADE.  A PRESENTE REVISÃO DE LITERATURA RETOMOU OS CONCEITOS, ESTRAT�GIAS DE APLICA��O E RESULTADOS DEMONSTRADOS NA LITERATURA DE TR�S METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZADAS NO CURSO DE FISIOTERAPIA. TODAS CONSIDERAM A APRENDIZAGEM CENTRADA NO ALUNO QUE EM MUITOS MOMENTOS TEM A OPORTUNIDADE DE DISCUSS�O EM PARES E EM GRUPOS O QUE FACILITA A COMPREENS�O DO PROCESSO E ACABA SENDO UM EST�MULO PARA O APERFEI�OAMENTO E APREENS�O DO CONTE�DO. A UTILIZA��O DESTAS METODOLOGIAS MELHORA NA PARTICIPA��O ATIVA DOS ESTUDANTES, AUMENTA A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PR�TICA, MELHORA A PERFORMANCE EM CONHECIMENTOS PR�TICOS E, TAMB�M A TRANSFER�NCIA DE CONHECIMENTO.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

SOARES, Viviane et al. METODOLOGIA ATIVAS COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO CURSO DE FISIOTERAPIA: MINI REVISÃO DE LITERATURA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 24–33, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6964. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES