TEMPESTADE DE IDEIAS: ADAPTAÇÀ•ES PARA O ENSINO DO FUTURO

Autores

  • Aline de Araújo Freitas Centro Universitário de Anápolis - UniEvangà©lica
  • Sandro Marlos Moreira Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEvangà©lica
  • Alisson Martins de Oliveira Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEvangà©lica
  • Claudinei Sousa Lima Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEvangà©lica
  • Cristiane Teixeira Vilhena Bernardes Teixeira Vilhena Bernardes
  • Denis Masashi Sugita Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEvangà©lica
  • Jalsi Tacon Arruda Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEvangà©lica
  • Là©a Resende Moura Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEvangà©lica
  • Luciana Caetano Fernandes Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEvangà©lica
  • Milena Moreira Lima Universidade Evangà©lica de Goiás - UniEvangà©lica

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A INSER��O DE NOVOS INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NAS AULAS PR�TICAS, EM ESPECIAL AS AULAS DE ANATOMIA, HISTOLOGIA E PATOLOGIA GERAL, DE FORMA A MINIMIZAR OS EFEITOS DA PANDEMIA E POTENCIALIZAR A FORMA��O DO PROFISSIONAL M�DICO DE FORMA HOL�STICA. FORAM UTILIZADAS METODOLOGIAS ATIVAS, COMO CHECKLISTS, QUIZLET�® E TINYCARDS�®, ASSOCIADOS A PLATAFORMA VIRTUAL DE ENSINO DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE GOI�S. TAL A��O FOI PROPOSTA POR ENTENDER QUE A SALA DE AULA INVERTIDA, QUE TEM COMO ALICERCE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA), CORROBORA PARA A APRENDIZAGEM DO ACAD�MICO DA MEDICINA. FORAM DISPONIBILIZADAS NO AVA, GRAVA��ES DE VIDEOAULAS, ROTEIROS DE ESTUDO, CHECKLISTS COMENTADOS, BEM COMO ATIVIDADES QUE ENVOLVERAM O USO DE APLICATIVOS COMO O QUIZLET�® E O TINYCARDS�®. NO MOMENTO DAS AULAS PR�TICAS PRESENCIAIS, O ESTUDANTE J� POSSU�A O CONTE�DO DA AULA E AS ORIENTAÇÕES SOBRE O SERIA VISUALIZADO NAQUELA OCASI�O. O CHECKLIST DISPONIBILIZADO PREVIAMENTE AOS ESTUDANTES CONTINHA SLIDES ONDE O PROFESSOR ORIENTAVA O ALUNO POR ESCRITO E UMA EXPLICA��O SOBRE O MESMO ERA REALIZADA MEDIANTE VIDEOAULA. ESSA METODOLOGIA COM USO DO CHECKLIST FOI EXTREMAMENTE ACEITA PELOS ESTUDANTES, QUE GANHARAM MAIS ACESSO AO PROFESSOR PARA TIRAR SUAS D�VIDAS, AUTONOMIA PARA REALIZAR AS ATIVIDADES NO SEU TEMPO E SE ENVOLVERAM MAIS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS, BEM COMO PELO DOCENTE QUE TORNOU SUA AULA MAIS ESTIMULANTE. A UTILIZA��O DESTE M�TODO TAMB�M SE MOSTROU MUITO INTERESSANTE E ADEQUADA PARA ATENDIMENTO DAS NORMAS DE BIOSSEGURAN�A IMPLEMENTADAS DEVIDO AO CONTEXTO PAND�MICO.  O PROFESSOR PASSOU A FALAR MENOS, DEIXANDO DE UMEDECER SUA M�SCARA, E NÃO SE DESGASTOU TANTO, AO TER QUE RECEBER V�RIOS SUBGRUPOS MENORES. TAL METODOLOGIA FOI EXPANDIDA PARA TODAS AS AULAS PR�TICAS DE ANATOMIA, HISTOLOGIA E PATOLOGIA GERAL QUE OCORREM EM TODO O CICLO B�SICO DE ENSINO QUE ENGLOBA DO PRIMEIRO AO QUARTO PER�ODOS DE MEDICINA. ACREDITA-SE QUE A METODOLOGIA EMPREGADA, EM CONJUNTO COM AS AVALI��ES PR�TICAS E TEÓRICAS PRESENCIAIS, PODER�O POTENCIALIZAR A FORMA��O DO M�DICO DO FUTURO COMO PRECONIZADO PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO M�DICA (ABEM) E COMISS�O INTERINSTITUCIONAL NACIONAL DE AVALIA��O DO ENSINO M�DICO (CINAEM).

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

DE ARAÚJO FREITAS, Aline et al. TEMPESTADE DE IDEIAS: ADAPTAÇÀ•ES PARA O ENSINO DO FUTURO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 6–9, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6958. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES