O APOIO AO DISCENTE E AS FERRAMENTAS DIGITAIS NA ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE DIREITO

Autores

  • ADRIANO GOUVEIA LIMA Faculdade de Direito de Anápolis
  • Aurea Marchetti Bandeira
  • Aline Seabra Toschi
  • Herbert Emà­lio Araújo Lopes
  • Daniel Gonà§alves Mendes da Costa
  • Marcos Andrà© Ribeiro
  • Antà´nio Alves de Carvalho
  • Ana Paula Mendonà§a Ferreira Russo
  • Gracy Tadeu Ferreira RIbeiro
  • Rivaldo Jesus Rodrigues

Resumo

O ADVENTO DA PANDEMIA TROUXE NOVAS FORMAS DE ANALISAR E ENTENDER A EDUCAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. OS ACAD�MICOS QUE INGRESSARAM NA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE ANÁPOLIS, APESAR DA SUA QUALIDADE, A QUAL � AFERIDA PELO VESTIBULAR DE INGRESSO E OUTRAS FORMAS, COMO ENADE, MUITAS VEZES APRESENTAM DEFICI�NCIAS QUE SE OBSERVAM A POSTERIORI E QUE FORAM CAUSADAS DURANTE TODO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO AGORA ACAD�MICO, TANTO NA FORMA��O DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO NO ENSINO M�DIO. VERIFICANDO TAIS DEFICI�NCIAS, A UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE ANÁPOLIS TEM COMO OP��O A FERRAMENTA DE NIVELAMENTO. TRATA-SE DE UM REFOR�O PARA O ACAD�MICO, QUE VISA SUPERAR AS DEFICI�NCIAS DO APRENDIZADO DO ALUNO COM UMA ABORDAGEM DE AUX�LIO, VISANDO FACILITAR A MINISTRA��O DO CONTE�DO QUE SER� ABORDADO NO CURSO. INSTA ESCLARECER QUE O PROFESSOR DEVE TER UMA ATUA��O PROATIVA, USANDO TODAS AS FERRAMENTAS DE AUX�LIO NA COMPLEMENTA��O DA FORMA��O DO ACAD�MICO QUE, EVENTUALMENTE, APRESENTAR ALGUMA DEFICI�NCIA, TAIS COMO, OS TIC�´S, AS PLATAFORMAS COMO O AVA - AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E, AT� MESMO, AS REDES SOCIAIS, QUE DE MERA FERRAMENTA DE RECREA��O, PODE-SE TORNAR UMA FERRAMENTA DE ENSINO. NESTE SENTIDO, O PROFESSOR DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE ANÁPOLIS DEVE SEMPRE ESTAR ABERTO PARA O CONHECIMENTO E DOM�NIO DESTAS FERRAMENTAS E CIENTES QUE ELAS EST�O EM CONSTANTE MUTA��O. DA MESMA MANEIRA, A FAIXA ET�RIA DOS ACAD�MICOS DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE EVANGÉLICA DE ANÁPOLIS, BASTANTE JOVEM, � ALTAMENTE CONECTADA COM ESSAS FERRAMENTAS, O QUE IMP�E AO PROFESSOR DO CURSO DE DIREITO A NECESSIDADE CONSTANTE DE ADAPTA��ES. POR FIM, NÃO SE NEGA QUE, NO FUTURO, NOVAS FERRAMENTAS PODEM SURGIR. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EST�O ADERINDO AO SISTEMA DE PLATAFORMAS EM STARTS UP QUE VISAM FACILITAR A PROFUS�O DO CONHECIMENTO. DADA A VELOCIDADE EM QUE A TECNOLOGIA AVAN�A, NOSSA FORMA DE ENCARAR A DOC�NCIA DEVE ESTAR EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO.  O PROFESSOR DEVE, NESTE SENTIDO, BUSCAR ATUALIZAÇÃO DIGITAL, SENDO QUE, A FORMA DE SE REPASSAR O CONHECIMENTO CL�SSICO, DE FORMA EMP�RICA, ONDE O PROFESSOR � O DETENTOR DO CONHECIMENTO ESTÁ SUPERADA E O DOCENTE � UM FACILITADOR DO CONHECIMENTO. AT� MESMO A PRESEN�A F�SICA DO PROFESSOR DO CURSO DE DIREITO EM SALA DE AULA FOI MITIGADA BASTANTE COM A PANDEMIA DE COVID-19. A PRESEN�A F�SICA DO DOCENTE FOI SUBSTITU�DA POR UM LINK EM ALGUMA PLATAFORMA. O ACAD�MICO CONHECE O PROFESSOR PELO SEU �€ŒAVATAR�€ O USO DESSAS FERRAMENTAS, A PRINC�PIO, PODE PARECER DIF�CIL, PORÉM SE HOUVER UM PROJETO DE USO DE TAIS FERRAMENTAS A LONGO PRAZO A ATIVIDADE SE TORNA MAIS COMPREENS�VEL.

 

PALAVRAS-CHAVE: APOIO. ACAD�MICO. NIVELAMENTO. DIREITO. ENSINO. APRENDIZAGEM.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

LIMA, ADRIANO GOUVEIA et al. O APOIO AO DISCENTE E AS FERRAMENTAS DIGITAIS NA ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE DIREITO. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 1–5, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6954. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 41º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES