EMPREGO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NO SUPORTE AO ENSINO REMOTO EM ENDODONTIA

Autores

  • Helder Fernandes de Oliveira UniEvangà©lica
  • BRUNO FRANCISCO C. DE LACERDA
  • GILZELE NASCIMENTO MELAZO RIBEIRO
  • GIULLIANO CAIXETA SERPA
  • LUCIANA CARVALHO BOGGIAN
  • MOEMA SOUZA
  • MONICA MISAà‰ ENDO
  • ORLANDO AGUIRRE GUEDES
  • RUBERVAL FERREIRA DE MORAIS JàšNIOR
  • WELINGTON FERREIRA DE MORAES
  • Carlos Estrela Universidade Federal de Goiás, UFG

Palavras-chave:

Educação. Odontologia. Pedagogia. Endodontia. Ensino Remoto. COVID-19

Resumo

A BUSCA PELO CONHECIMENTO REPRESENTA UM DOS PRINCIPAIS MOVIMENTOS SOCIAIS DA ATUALIDADE. A NECESSIDADE DO EMPREGO E ELABORAÇAÌƑO DE FERRAMENTAS TECNOLOÌGICAS E PEDAGOÌGICAS QUE POTENCIALIZEM O ACESSO AÌ€ UMA INFORMAÇAÌƑO DE QUALIDADE, TEM EXIGIDO UM PROCESSO DINAÌ‚MICO, MAS SEMPRE ATENTO AÌ€S CONDIÇOÌƑES SOCIOECONOÌ‚MICAS, POLIÌTICAS E CULTURAIS. FRENTE A DECLARAÇAÌƑO DE ESTADO EMERGENCIAL DE SAUÌDE PUÌBLICA E A COMPROVAÇAÌƑO DE QUE A PROPAGAÇAÌƑO DA COVID-19 ACONTECIA POR GOTIÌCULAS, CONTATO PROÌXIMO E SUPERFIÌCIES CONTAMINADAS, ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS INSTITUIÇOÌƑES DE ENSINO SUPERIOR TIVERAM QUE SER SUSPENSAS. O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATEÌGIAS PARA O ENSINO REMOTO COMO FORMA DE DAR CONTINUIDADE AS ATIVIDADES DE ENSINO, FOI ESTIMULADO. A CONSTRUÇAÌƑO DO CONHECIMENTO EM ENDODONTIA ENVOLVE NECESSARIAMENTE O TREINAMENTO TEOÌRICO E PRAÌTICO-LABORATORIAL/CLIÌNICO. A ELEVADA CARGA HORAÌRIA DE ATIVIDADES TEOÌRICAS PODE POSSIBILITAR A REALIZAÇAÌƑO DO ENSINO REMOTO, DESENVOLVIDO POR MEIO DE ATIVIDADES SIÌNCRONAS QUE ENVOLVEM A INTERAÇAÌƑO SIMULTAÌ‚NEA DE DOCENTES E DISCENTES NO MESMO AMBIENTE E ASSIÌNCRONAS QUE NAÌƑO EXIGEM SINTONIA SIMULTAÌ‚NEA POR SEREM REALIZADAS EM MOMENTOS DIFERENTES. ATIVIDADES SIÌNCRONAS E ASSIÌNCRONAS PODEM, ALEÌM DO CARAÌTER FORMATIVO, REDUZIR OS NIÌVEIS DE ANSIEDADE E DESCONFORTO DURANTE A PANDEMIA. O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI RELATAR A EXPERIEÌ‚NCIA COM O EMPREGO DE FERRAMENTAS TECNOLOÌGICAS E PEDAGOÌGICAS NA REALIZAÇAÌƑO DE ATIVIDADES REMOTAS NA DISCIPLINA DE ENDODONTIA-I. O ENSINO REMOTO CONSTITUI EM ATIVIDADES AO VIVO POR VIÌDEO CONFEREÌ‚NCIA NO ZOOM E ATIVIDADES ASSIÌNCRONAS DESENVOLVIDAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) OFICIAL DO CENTRO UNIVERSITAÌRIO DE ANAÌPOLIS - UNIEVANGEÌLICA. AO TODO, XX ATIVIDADES SIÌNCRONAS FORAM REALIZADAS DURANTE O ANO DE 2020. AS ATIVIDADES ASSIÌNCRONAS FORAM OBRIGATOÌRIAS, SENDO DISPONIBILIZADAS AOS DISCENTES NO AVA APOÌS

A CONCLUSAÌƑO DAS ATIVIDADES SIÌNCRONAS. PARA CADA ATIVIDADE ASSIÌNCRONA FOI DISPONIBILIZADO UM PERIÌODO VARIADO DE REALIZAÇAÌƑO ATEÌ A ENTREGA, EM VIRTUDE DE A AQUISIÇAÌƑO DE ALGUNS MATERIAIS PODER ESTAR DIFICULTADA NO PERIÌODO. PARA AVALIAÇAÌƑO SEMESTRAL FOI REALIZADA UMA PROVA VIA AVA CONTENDO PERGUNTAS REFERENTES AÌ€S ATIVIDADES SIÌNCRONAS E ASSIÌNCRONAS. A DISCIPLINA DE ENDODONTIA, NO ANO DE 2020, CONSEGUIU IMPLEMENTAR COM SUCESSO A ESTRATEÌGIA DE ENSINO REMOTO COM PARTICIPAÇAÌƑO ATIVA DE SIGNIFICATIVA PARCELA DOS DISCENTE.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

DE OLIVEIRA, Helder Fernandes et al. EMPREGO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E PEDAGÓGICAS NO SUPORTE AO ENSINO REMOTO EM ENDODONTIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6510. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 40º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES