PERSPECTIVAS FUTURAS E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS INOVADORAS DE APOIO AO DISCENTE NO MUNDO PÓS PANDEMIA

Autores

  • Helder Fernandes de Oliveira UniEvangà©lica
  • BRUNO FRANCISCO C. DE LACERDA
  • DIOGO RODRIGUES CRUVINEL
  • GILZELE NASCIMENTO MELAZO RIBEIRO
  • GIULLIANO CAIXETA SERPA
  • HENRIQUE CARNEIRO FERREIRA
  • LUCIANA CARVALHO BOGGIAN
  • MOEMA SOUZA
  • MONICA MISAà‰ ENDO
  • ORLANDO AGUIRRE GUEDES
  • Carlos Estrela Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Educação superior. Odontologia, Tecnologia da informação. Endodontia. Ensino Online. Pandemia

Resumo

DIANTE DO NOVO CENAÌRIO IMPOSTO PELA PANDEMIA DA COVID-19 HOUVE-SE UMA NECESSIDADE DE REFORMULAÇAÌƑO E ADEQUAÇAÌƑO DAS ESTRATEÌGIAS EDUCACIONAIS QUE PUDESSEM DAR SUPORTE AO DISCENTE DIANTE DESSE NOVO CENAÌRIO DA EDUCAÇAÌƑO MUNDIAL. AS EXIGEÌ‚NCIAS IMPOSTAS TROUXERAM CONSIGO O MANEJO DE FERRAMENTAS E DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇAÌƑO QUE PUDESSEM AUXILIAR O DISCENTE MEDIANTE A INTERRUPÇAÌƑO DAS AULAS PRESENCIAIS, E REDUZIR OS POSSIÌVEIS IMPACTOS NEGATIVOS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, A EXPERIEÌ‚NCIA E CAPACIDADE DA INSTITUIÇAÌƑO UNIEVANGEÌLICA CENTRO UNIVERSITAÌRIO DE ANAÌPOLIS TAMBEÌM EM CURSOS AÌ€ DISTAÌ‚NCIA, PROPORCIONOU ESSA TRANSFORMAÇAÌƑO E ADAPTAÇAÌƑO DE FORMA RAÌPIDA, SEGURA, O QUE PROPORCIONOU A DISPONIBILIDADE DE CONTEUÌDOS, MATERIAIS E ESTRATEÌGIAS DE APRENDIZADO TECNOLOÌGICO PARA OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA). A DISCIPLINA DE ENDODONTIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIEVANGEÌLICA, DISPOÌ‚S COMO O PROPOÌSITO, OFERECER AO DISCENTE O MAÌXIMO DE INFORMAÇOÌƑES DE FORMA SIÌNCRONA E ASSIÌNCRONA NESSAS PLATAFORMAS DE APRENDIZAGEM DE MANEIRA A PERMITIR O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS COMPETEÌ‚NCIAS E HABILIDADES QUE SERAÌƑO EXTREMAMENTE NECESSAÌRIOS PARA O MERCADO FUTURO. NESSE CENAÌRIO, AS AULAS MINISTRADAS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES DESENVOLVIDAS PELO DOCENTE AO DISCENTE NESSES AMBIENTES VIRTUAIS ESTAÌ SENDO BASTANTE INOVADORA, EXITOSA E DE APOIO CONSTANTE. O MOMENTO ATUAL EXIGE TANTO DOS PROFESSORES QUANTO DOS DISCENTES, NOVAS HABILIDADES PARA SUPERAR OS DESAFIOS QUE SERAÌƑO ADVINDOS. O QUE FICA DEPOIS DE TUDO ISSO? APRENDEREMOS NOVAS FORMAS DE SABER E DE ENSINAR, O QUE FUNCIONA OU NAÌƑO REMOTAMENTE DE FORMA INTENSIVA DE QUE FORMA AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇAÌƑO SE TORNARAÌƑO ALIADAS EM TODO ESSE PROCESSO.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

DE OLIVEIRA, Helder Fernandes et al. PERSPECTIVAS FUTURAS E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS INOVADORAS DE APOIO AO DISCENTE NO MUNDO PÓS PANDEMIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6509. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 40º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES