PERSPECTIVAS FUTURAS E ESTRATEÌGIAS EDUCACIONAIS INOVADORAS DE APOIO AO DISCENTE NO MUNDO POÌS PANDEMIA
Palavras-chave:
Educação superior. Odontologia, Tecnologia da informação. Endodontia. Ensino Online. PandemiaResumo
DIANTE DO NOVO CENAÌRIO IMPOSTO PELA PANDEMIA DA COVID-19 HOUVE-SE UMA NECESSIDADE DE REFORMULAÇAÌƑO E ADEQUAÇAÌƑO DAS ESTRATEÌGIAS EDUCACIONAIS QUE PUDESSEM DAR SUPORTE AO DISCENTE DIANTE DESSE NOVO CENAÌRIO DA EDUCAÇAÌƑO MUNDIAL. AS EXIGEÌ‚NCIAS IMPOSTAS TROUXERAM CONSIGO O MANEJO DE FERRAMENTAS E DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇAÌƑO QUE PUDESSEM AUXILIAR O DISCENTE MEDIANTE A INTERRUPÇAÌƑO DAS AULAS PRESENCIAIS, E REDUZIR OS POSSIÌVEIS IMPACTOS NEGATIVOS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, A EXPERIEÌ‚NCIA E CAPACIDADE DA INSTITUIÇAÌƑO UNIEVANGEÌLICA CENTRO UNIVERSITAÌRIO DE ANAÌPOLIS TAMBEÌM EM CURSOS AÌ€ DISTAÌ‚NCIA, PROPORCIONOU ESSA TRANSFORMAÇAÌƑO E ADAPTAÇAÌƑO DE FORMA RAÌPIDA, SEGURA, O QUE PROPORCIONOU A DISPONIBILIDADE DE CONTEUÌDOS, MATERIAIS E ESTRATEÌGIAS DE APRENDIZADO TECNOLOÌGICO PARA OS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA). A DISCIPLINA DE ENDODONTIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIEVANGEÌLICA, DISPOÌ‚S COMO O PROPOÌSITO, OFERECER AO DISCENTE O MAÌXIMO DE INFORMAÇOÌƑES DE FORMA SIÌNCRONA E ASSIÌNCRONA NESSAS PLATAFORMAS DE APRENDIZAGEM DE MANEIRA A PERMITIR O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS COMPETEÌ‚NCIAS E HABILIDADES QUE SERAÌƑO EXTREMAMENTE NECESSAÌRIOS PARA O MERCADO FUTURO. NESSE CENAÌRIO, AS AULAS MINISTRADAS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES DESENVOLVIDAS PELO DOCENTE AO DISCENTE NESSES AMBIENTES VIRTUAIS ESTAÌ SENDO BASTANTE INOVADORA, EXITOSA E DE APOIO CONSTANTE. O MOMENTO ATUAL EXIGE TANTO DOS PROFESSORES QUANTO DOS DISCENTES, NOVAS HABILIDADES PARA SUPERAR OS DESAFIOS QUE SERAÌƑO ADVINDOS. O QUE FICA DEPOIS DE TUDO ISSO? APRENDEREMOS NOVAS FORMAS DE SABER E DE ENSINAR, O QUE FUNCIONA OU NAÌƑO REMOTAMENTE DE FORMA INTENSIVA DE QUE FORMA AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇAÌƑO SE TORNARAÌƑO ALIADAS EM TODO ESSE PROCESSO.