ENSINO REMOTO E METODOLOGIAS ATIVAS NAS DISCIPLINAS TEÓRICAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇO E ENGENHARIA DE SOFTWARE SEMESTRE 2020/2
Palavras-chave:
Ensino remoto. Metodologias Ativas. Objetos de AprendizagemResumo
ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O DESIGN EDUCACIONAL DAS DISCIPLINAS TEÓRICAS OFERTADAS NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020 NOS CURSOS DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA DE SOFTWARE. A METODOLOGIA TEM COMO REFER�NCIA A MODELAGEM DE DISCIPLINAS PARA O ENSINO REMOTO DESENVOLVIDA PELA PRÓ-REITORIA ACAD�MICA (PROACAD) DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS - UNIEVANG�LICA. A MODELAGEM CONSIDERA ASPECTOS IMPORTANTES, DENTRE ELES: CARGA-HOR�RIA DA DISCIPLINA, DIVIS�O DO CONTE�DO TEÓRICO E PR�TICO, LAYOUT DAS SALAS VIRTUAIS E OUTROS. AS DISCIPLINAS FORAM OFERTADAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, UTILIZANDO OS RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS POR MEIO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICA��O (TICS). UM PRESSUPOSTO RELEVANTE NA MODELAGEM DA INSTITUI��O � A UTILIZA��O DAS METODOLOGIAS ATIVAS E DOS OBJETOS DE APRENDIZAGEM NAS SALAS VIRTUAIS. UTILIZOU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO NESTE TRABALHO A T�CNICA DO RELATO DE EXPERI�NCIA. TODO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E CONFIGURA��O DAS AULAS PELOS PROFESSORES TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO, SUBSIDIAR UMA APRENDIZAGEM REMOTA EFETIVA DOS ESTUDANTES DO CURSO NO QUE DIZ RESPEITO AOS CONTE�DOS TEÓRICOS.