PERCEPÇO DOS DOCENTES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA FRENTE AO ENSINO PÓS PANDEMIA

Autores

  • Kelly Cristina Borges Tacon
  • Rubia de Pina Luchetti Centro Universitário de Anápolis
  • Allyson Barbosa Silva
  • Viviane Antonio Abrahão
  • Cristiane Ribeiro Pinto
  • Josà© Abrahão El Khouri
  • Valeria Gomes da Silva Rocha
  • Márcio de Oliveira Marques
  • Lucia Abrahão Helou
  • Nelson Vieira Martins

Palavras-chave:

Ensino., Tecnologia, Pandemia., Aprendizagem.

Resumo

INTRODUÇÃO E OBJETIVO: VIVEMOS EM UM CEN�RIO NOVO, COM NOVAS PERSPECTIVAS E SABERES. A PANDEMIA FEZ MUDAN�AS NA SAÚDE, ECONOMIA E EDUCAÇÃO MUNDIAL, O QUE LEVA A NECESSIDADE DE CONHECER A VIS�O DO EDUCADOR FRENTE A ESSA NOVA REALIDADE  PARA QUE, O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM POSSA SER REESTRUTURADO E ADEQUADO, BUSCANDO UM RESULTADO MAIS EFETIVO. VISTO ESSAS MUDAN�AS, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR A VIS�O DO DOCENTE DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO PÓS PANDEMIA. RELATO DE EXPERI�NCIA: PARTICIPARAM DA PESQUISA REALIZADA PELA PLATAFORMA DO GOOGLE FORMS, 13 DOCENTES DOS CURSOS TECNOLÓGICOS DE EST�TICA E COSM�TICA, GASTRONOMIA E DESIGN GR�FICO DA UNIEVANG�LICA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS. O FORMUL�RIO ERA COMPOSTO POR 13 PERGUNTAS, DISTRIBU�DAS:  DUAS PERGUNTAS RELACIONADAS A DADOS SOCIODEMOGR�FICAS (IDADE, RENDA FAMILIAR); DUAS A CARGA HOR�RIA NA INSTITUI��O; DUAS AO TIPO DE INTERNET UTILIZADA PARA DAR AULAS; DUAS AO N�VEL DE CONHECIMENTO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, DUAS SOBRE A VIS�O DO DOCENTE SOBRE USO DE TECNOLOGIA REMOTA NO PER�ODO DE PANDEMIA,  DUAS SOBRE  A MANUTEN��O DOS OBJETIVOS E AVALIA��O UTILIZADA; MAIOR FRAGILIDADE DO ENSINO REMOTO; A POSTURA DOS ALUNOS FRENTE A ESTA NOVA REALIDADE; DESAFIOS DO DOCENTE NESTE MOMENTO; MAIORES DESAFIOS COM A VOLTA DO ENSINO PRESENCIAL; O QUE PRECISA SER REVISTO NA APRENDIZAGEM NO MODELO PROPOSTO DO SEMESTRE 2021/01. RESULTADOS E DISCUSS�O: QUANTO � PERCEP��O DOCENTE, VERIFICOU-SE QUE A MAIORIA DOS DOCENTES � DO SEXO FEMININO, NA FAIXA DE 46 ANOS, COM REMUNERA��O ACIMA DE 4 SALARIOS E CARGA HOR�RIA M�DIA DE  � 20 HORAS NA INSTITUI��O. APÓS A COMPILA��O DOS DADOS, VERIFICOU-SE QUE OS DOCENTES ACESSAM INTERNET RESIDENCIAL, POSSUEM M�DIO CONHECIMENTO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA, CONSIDERAM IMPORTANTE O USO DA TECNOLOGIA REMOTA NA PANDEMIA, 95% CONSEGUIU CUMPRIR O OBJETIVO PROPOSTO NO PLANO, PORÉM AS AVALIA��ES  PRECISAM  DE UMA REVISÃO. QUANTO A POSTURA DO ALUNO, FOI OBSERVADO PELOS DOCENTES ASPECTOS COMO: INSEGURAN�A, RESIST�NCIA, FALTA DE INTERESSE; OS DOCENTES RELATARAM DENTRE OS MAIORES DESAFIOS INTERNET ACESS�VEL, MOTIVAR OS ALUNOS, RESPONSABILIDADE DOS ALUNOS; FALTA DE COMPROMETIMENTO COMO UMA DAS MAIORES FRAGILIDADES.  CONCLUS�O: OBSERVOU-SE QUE A PERCEP��O DO DOCENTE EM RELAÇÃO AO ENSINO FRENTE � PANDEMIA, TEM SIDO BASEADA NO CONTEXTO DAS DIFICULDADES DO DIA-A-DIA DO MESMO E DO ALUNO EM ESTAR ACOMPANHANDO AS AULAS E QUE O MODELO PROPOSTO APESAR DE J� ESTÁ IMPLANTADO AINDA REMETE AJUSTES COMO POR EXEMPLO NO FATOR MOTIVACIONAL, TECNOLÓGICO E NAS AVALIA��ES, SENDO QUE ESTES FATORES PODEM INTERFERIR EM TOMADAS DE DECIS�O NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

TACON, Kelly Cristina Borges et al. PERCEPÇO DOS DOCENTES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA FRENTE AO ENSINO PÓS PANDEMIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6489. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 40º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES