INFLUÊNCIA DAS MONITORIAS ONLINE NO DESEMPENHO DOS DISCENTES NA DISCIPLINA DE FUNÇÀ•ES VITAIS: RELATO DE EXPERI�NCIA
Palavras-chave:
Monitorias online, Anatomia, Aprendizagem, Metodologia AtivaResumo
O OBJETIVO DO TRABALHO FOI ANALISAR A INFLUÊNCIA DAS MONITORIAS ONLINE NO DESEMPENHO ACAD�MICO EM ANATOMIA DA DISCIPLINA DE FUN��ES VITAIS. A MONITORIA � UM M�TODO PEDAGÓGICO PELO QUAL O ACAD�MICO-MONITOR TEM A FUN��O DE AUXILIAR O PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. � UMA FERRAMENTA FACILITADORA QUE AMPLIA O CONHECIMENTO DO ALUNO. COM O AUX�LIO DO DOCENTE ORIENTADOR, OS MONITORES PROCURAM NOVAS METODOLOGIAS PARA CONTRIBUIR NO APRENDIZADO E AUXILIAR PARA QUE AS AVALIA��ES SEJAM REALIZADAS COM MAIS CALMA E CONFIAN�A. AS MONITORIAS ACONTECERAM ENTRE OS MESES DE JULHO E DEZEMBRO DE 2020/1 E FORAM REALIZADAS NO DECORRER DO SEMESTRE E ANTES DA AVALIA��O PR�TICA DE ANATOMIA, UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS E EXPOSITIVAS PARA FIXA��O DO CONTE�DO. FORAM CONVIDADOS PARA PARTICIPAR DAS MONITORIAS OS 63 ALUNOS MATRICULADOS NA DISCIPLINA. COM A VIV�NCIA DA MONITORIA FORAM ANALISADOS ALGUNS ASPECTOS, COMO A IMPORT�NCIA QUE AS PLATAFORMAS DIGITAIS - WHATSAPP, ZOOM, GOOGLE MEET E O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA). SALIENTA-SE AINDA QUE A RELAÇÃO DISCENTE-MONITOR, ATRAV�S DA MONITORIA DIGITAL, FOI FORTALECIDA, APONTANDO PARA A COLABORA��O E INTERA��O QUE FORAM ESTABELECIDAS ATRAV�S DAS ATIVIDADES DE MONITORIA, COMO POR EXEMPLO OS PLANT�ES TIRA-D�VIDAS E GRUPOS DE ESTUDOS. COMO DIFICULDADE, POR SE TRATAR DE TURMAS DE PRIMEIRO E SEGUNDO PER�ODOS, OS ALUNOS APRESENTARAM UMA MAIOR NECESSIDADE DE AJUDA, PRINCIPALMENTE SE FOR LEVADO EM CONTA O CONTEXTO PAND�MICO.  A MONITORIA DIGITAL APRESENTOU-SE BASTANTE EFETIVA E COM RESULTADOS POSITIVOS, O QUE PERMITE QUE POSTERIORMENTE, ELA SEJA TAMB�M ADOTADA QUANDO AS AULAS PRESENCIAIS RETORNAREM.