MÉTODO REMOTO DE ENSINO EM ÉPOCA DE PANDEMIA POR COVID-19: UM RELATO DE EXPERI�NCIA NA DOC�NCIA

Autores

  • Camila Leal Diniz Faculdade Evangà©lica de Ceres
  • Larisse Silva Dalla Libera
  • Geisenely Vieira dos Santos Ferreira
  • Josà© Roberto de Souza Júnior
  • Murilo Marques Costa
  • Renata Nunes
  • Rosimeire de Moraes Oliveira
  • Samara Rodrigues Campos
  • Vinà­cius de Oliveira Costa

Palavras-chave:

Ensino remoto., Metodologias ativas., Pandemia.

Resumo

PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA POR COVID-19, FORAM NECESS�RIAS ADAPTA��ES DESDE O COTIDIANO AOS �MBITOS EXTERNOS COMO TRABALHO, ESPORTES, LAZER, ACAD�MICO. MEDIANTE ESSA SITUA��O, EM TODOS OS N�VEIS DE ESCOLARIDADE, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TIVERAM QUE SE REINVENTAR PARA TRANSMITIR O CONHECIMENTO AOS ALUNOS, INTRODUZINDO NOVAS PR�TICAS PEDAGÓGICAS SUSTENTADAS PELA TECNOLOGIA VIRTUAL. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO DESCREVE A EXPERI�NCIA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EM PER�ODO DE PANDEMIA. TRATA-SE DE UM M�TODO DE RELATO DE EXPERI�NCIA, BASEADO NA VIV�NCIA DE PROFESSORES DE UMA INSTITUI��O DE ENSINO SUPERIOR (IES) PRIVADA NO INTERIOR DE GOI�S, A QUAL INSERIU UMA METODOLOGIA DE ENSINO REMOTO BASE PARA TODOS OS CURSOS A PARTIR DO M�S DE MAR�O DO ANO DE 2020. O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) NA PLATAFORMA MOODLE OFERECE FERRAMENTAS QUE SÃO EXECUTADAS NA MODALIDADE ON-LINE E PROP�E VARIADAS FORMAS DE ALCANCE AO APRENDIZADO DO ALUNO ATRAV�S DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS. DURANTE A APLICA��O DESTE SISTEMA REMOTO, P�DE-SE OBSERVAR ALGUMAS LIMITA��ES COMO A FALTA DE ACESSO �S TECNOLOGIAS B�SICAS (INTERNET E COMPUTADOR) E A DIFICULDADE DE ADAPTA��O DE PROFESSORES E ALUNOS. COM A PANDEMIA HOUVE UM AFASTAMENTO DO DOCENTE E DISCENTE DA SALA DE AULA, EM CONSEQU�NCIA DISSO, ACARRETOU-SE UMA SOBRECARGA DE TRABALHO, EXIGINDO UMA PARTICIPA��O MAIS ATIVA DO DISCENTE NA PRODUÇÃO DO PRÓPRIO CONHECIMENTO. POR OUTRO LADO, ACREDITA-SE QUE O COMPROMISSO COM AS AULAS REMOTAS PODE AMENIZAR O SOFRIMENTO PS�QUICO CAUSADO PELO DISTANCIAMENTO SOCIAL.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

LEAL DINIZ, Camila; SILVA DALLA LIBERA, Larisse; VIEIRA DOS SANTOS FERREIRA, Geisenely; ROBERTO DE SOUZA JÚNIOR, Josà©; MARQUES COSTA, Murilo; NUNES, Renata; DE MORAES OLIVEIRA, Rosimeire; RODRIGUES CAMPOS, Samara; DE OLIVEIRA COSTA, Vinà­cius. MÉTODO REMOTO DE ENSINO EM ÉPOCA DE PANDEMIA POR COVID-19: UM RELATO DE EXPERI�NCIA NA DOC�NCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6476. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 40º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES