MÉTODO REMOTO DE ENSINO EM ÉPOCA DE PANDEMIA POR COVID-19: UM RELATO DE EXPERI�NCIA NA DOC�NCIA
Palavras-chave:
Ensino remoto., Metodologias ativas., Pandemia.Resumo
PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA POR COVID-19, FORAM NECESS�RIAS ADAPTA��ES DESDE O COTIDIANO AOS �MBITOS EXTERNOS COMO TRABALHO, ESPORTES, LAZER, ACAD�MICO. MEDIANTE ESSA SITUA��O, EM TODOS OS N�VEIS DE ESCOLARIDADE, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS. AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TIVERAM QUE SE REINVENTAR PARA TRANSMITIR O CONHECIMENTO AOS ALUNOS, INTRODUZINDO NOVAS PR�TICAS PEDAGÓGICAS SUSTENTADAS PELA TECNOLOGIA VIRTUAL. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO DESCREVE A EXPERI�NCIA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EM PER�ODO DE PANDEMIA. TRATA-SE DE UM M�TODO DE RELATO DE EXPERI�NCIA, BASEADO NA VIV�NCIA DE PROFESSORES DE UMA INSTITUI��O DE ENSINO SUPERIOR (IES) PRIVADA NO INTERIOR DE GOI�S, A QUAL INSERIU UMA METODOLOGIA DE ENSINO REMOTO BASE PARA TODOS OS CURSOS A PARTIR DO M�S DE MAR�O DO ANO DE 2020. O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) NA PLATAFORMA MOODLE OFERECE FERRAMENTAS QUE SÃO EXECUTADAS NA MODALIDADE ON-LINE E PROP�E VARIADAS FORMAS DE ALCANCE AO APRENDIZADO DO ALUNO ATRAV�S DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS. DURANTE A APLICA��O DESTE SISTEMA REMOTO, P�DE-SE OBSERVAR ALGUMAS LIMITA��ES COMO A FALTA DE ACESSO �S TECNOLOGIAS B�SICAS (INTERNET E COMPUTADOR) E A DIFICULDADE DE ADAPTA��O DE PROFESSORES E ALUNOS. COM A PANDEMIA HOUVE UM AFASTAMENTO DO DOCENTE E DISCENTE DA SALA DE AULA, EM CONSEQU�NCIA DISSO, ACARRETOU-SE UMA SOBRECARGA DE TRABALHO, EXIGINDO UMA PARTICIPA��O MAIS ATIVA DO DISCENTE NA PRODUÇÃO DO PRÓPRIO CONHECIMENTO. POR OUTRO LADO, ACREDITA-SE QUE O COMPROMISSO COM AS AULAS REMOTAS PODE AMENIZAR O SOFRIMENTO PS�QUICO CAUSADO PELO DISTANCIAMENTO SOCIAL.