APOIO PSICOPEDAGÓGICO A DISCENTE DO CURSO DE FARMÁCIA NA PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERI�NCIA

Autores

  • Flávia Gonà§alves Vasconcelos Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Janaà­na Andrà©a Moscatto
  • Leda Silva Monteiro
  • Lucimar Pinheiro Rosseto
  • Mirella Andrade Silva
  • Ovidia Augusta da Fonseca Almeida Brito
  • Roberto Alves Pereira
  • Rodrigo Scaliante de Moura
  • Roldão Oliveira de Carvalho Filho
  • Sheila Mara Pedrosa

Palavras-chave:

Apoio psicológico., Apoio ao discente., Pandemia e ensino remoto.

Resumo

A PANDEMIA DA COVID-19 TROUXE MUDAN�AS ORGANIZACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR QUE SE RESTRINGIU, EM GRANDE PARTE, � MODALIDADE REMOTA, OBRIGANDO O ALUNO A PERMANECER NO AMBIENTE DOM�STICO, TER MAIOR RESPONSABILIDADE SOBRE SEU APRENDIZADO, O QUE INTENSIFICOU FATORES ESTRESSORES E NECESSIDADE DE APOIO PSICOLÓGICO AOS DISCENTES. NESTE ESTUDO RELATOU-SE A EXPERI�NCIA DE ACOMPANHAMENTO DE DISCENTE PELO CURSO DE FARM�CIA DA UNIEVANG�LICA, DURANTE O PER�ODO DE PANDEMIA. O ALUNO, J� MONITORADO PELO NDE DO CURSO POR ALTERA��ES COMPORTAMENTAIS, PROCUROU POR REDE SOCIAL UMA DOCENTE DO NDE E RELATOU DIFICULDADES DE ESTABELECER ROTINA DE APRENDIZAGEM POR AULAS REMOTAS, POR FALTA DE MOTIVA��O E ALTERA��O PSICOLÓGICA, IMPACTANDO EM SEU DESEMPENHO. O ACAD�MICO FOI ORIENTADO PELA DOCENTE A MANTER UMA ROTINA DI�RIA MAIS PRÓXIMA POSS�VEL DA ESTABELECIDA ANTES DA PANDEMIA, MANTER CONTATOS SOCIAIS E H�BITOS SAUD�VEIS E FOI ENCAMINHADO PARA O NAPED DO CURSO DE MEDICINA, ONDE RECEBEU ATENDIMENTO PSICOLÓGICO VIA TELEFONE. COM A PERSIST�NCIA DO QUADRO, A DOCENTE ORIENTOU O ALUNO A PROCURAR AJUDA PSICOLÓGICA PRIVADA. A DOCENTE CONTINUOU O ACOMPANHAMENTO DO ALUNO POR SETE MESES E PERCEBEU SUA EVOLU��O PEDAGÓGICA E PSICOLÓGICA: CONTRATA��O NA SUA �REA DE FORMA��O E RELATO DE APTID�O PARA AS ATIVIDADES ACAD�MICAS, DEMONSTRANDO A ESSENCIALIDADE DE UM SERVI�O DE APOIO PSICOLÓGICO DISCENTE. APESAR DO SUCESSO DO CASO, PERCEBEU-SE PROBLEMAS NO ATENDIMENTO ESPEC�FICO DA INSTITUI��O, QUE DIFICULTARAM A RESOLU��O MAIS R�PIDA E INTERNA DO CASO. POR ISSO, PARA NOVOS ATENDIMENTOS, SUGERIU-SE A CRIA��O DE NAPED PARA O CURSO QUE ATENDA AS ESPECIFICIDADES DE HOR�RIOS E PERFIL DE SEUS ALUNOS.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

GONÀ§ALVES VASCONCELOS, Flávia et al. APOIO PSICOPEDAGÓGICO A DISCENTE DO CURSO DE FARMÁCIA NA PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERI�NCIA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/6467. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 40º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES