PERCEPÇÀ•ES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO PARA ALUNOS DO ESPECTRO AUTISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA NO CURSO DE CI�NCIAS BIOLÓGICAS
Palavras-chave:
Ensino remoto. Desenvolvimento. AutismoResumo
ATUALMENTE, DEFINE-SE COMO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA UMA VARIEDADE DE CONDI��ES DO NEURODESENVOLVIMENTO CARACTERIZADAS POR D�FICITS PERSISTENTES NA LINGUAGEM/COMUNICA��O SOCIAL E NA RECIPROCIDADE SOCIAL, E PADR�ES COMPORTAMENTAIS RESTRITOS E REPETITIVOS. O AUTISMO PODE SE APRESENTAR DE DIFERENTES MANEIRAS, CARACTERIZANDO UMA CONDIÇÃO COMPLEXA E ALTAMENTE HETEROG�NEA, TANTO EM RELAÇÃO �S MANIFESTA��ES FENOT�PICAS QUANTO AOS FATORES GENÉTICOS E EPIGEN�TICOS POSSIVELMENTE ASSOCIADOS. O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS DEFINI��ES E COMPREENS�ES ATUAIS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), ASSIM COMO A DEFINI��O DE MUITAS DAS TERMINOLOGIAS UTILIZADAS TANTO NO CONTEXTO M�DICO QUANTO NO SENSO COMUM, E REFLETIR SOBRE SEUS DESDOBRAMENTOS DIANTE DA PERSPECTIVA HISTÓRICA, BIOLÓGICA E SOCIAL DA NEURODIVERSIDADE HUMANA, BEM COMO, AVALIAR OS DESAFIOS DESDE O SURTO DA COVID-19 NO BRASIL, AS MUDAN�AS QUE OCORRERAM NO ENFRENTAMENTO � PANDEMIA COMO  O ISOLAMENTO SOCIAL E A EXEQUIBILIDADE DO ENSINO REMOTO.