PERCEPÇÀ•ES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO PARA ALUNOS DO ESPECTRO AUTISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA NO CURSO DE CI�NCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Josana Castro Peixoto Centro Universitário de Anápolis e Universidade Estadual de Goiás
  • Cristiane Gonà§alves Moraes
  • Paulo Henrique Asfora Peres
  • Ricardo Elias do Vale Lima
  • Vivian da Silva Braz

Palavras-chave:

Ensino remoto. Desenvolvimento. Autismo

Resumo

ATUALMENTE, DEFINE-SE COMO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA UMA VARIEDADE DE CONDI��ES DO NEURODESENVOLVIMENTO CARACTERIZADAS POR D�FICITS PERSISTENTES NA LINGUAGEM/COMUNICA��O SOCIAL E NA RECIPROCIDADE SOCIAL, E PADR�ES COMPORTAMENTAIS RESTRITOS E REPETITIVOS. O AUTISMO PODE SE APRESENTAR DE DIFERENTES MANEIRAS, CARACTERIZANDO UMA CONDIÇÃO COMPLEXA E ALTAMENTE HETEROG�NEA, TANTO EM RELAÇÃO �S MANIFESTA��ES FENOT�PICAS QUANTO AOS FATORES GENÉTICOS E EPIGEN�TICOS POSSIVELMENTE ASSOCIADOS. O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS DEFINI��ES E COMPREENS�ES ATUAIS DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), ASSIM COMO A DEFINI��O DE MUITAS DAS TERMINOLOGIAS UTILIZADAS TANTO NO CONTEXTO M�DICO QUANTO NO SENSO COMUM, E REFLETIR SOBRE SEUS DESDOBRAMENTOS DIANTE DA PERSPECTIVA HISTÓRICA, BIOLÓGICA E SOCIAL DA NEURODIVERSIDADE HUMANA, BEM COMO, AVALIAR OS DESAFIOS DESDE O SURTO DA COVID-19 NO BRASIL, AS MUDAN�AS QUE OCORRERAM NO ENFRENTAMENTO � PANDEMIA COMO  O ISOLAMENTO SOCIAL E A EXEQUIBILIDADE DO ENSINO REMOTO.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

PEIXOTO, Josana Castro; MORAES, Cristiane Gonà§alves; PERES, Paulo Henrique Asfora; LIMA, Ricardo Elias do Vale; BRAZ, Vivian da Silva. PERCEPÇÀ•ES E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO PARA ALUNOS DO ESPECTRO AUTISTA EM TEMPOS DE PANDEMIA NO CURSO DE CI�NCIAS BIOLÓGICAS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5790. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES