RELATOS DE EXPERI�NCIAS DE PROFESSORES DO NÀVEL SUPERIOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE À€ PANDEMIA COVID-19
Palavras-chave:
Metodologias e ferramentas baseadas nas TIC. Ensino online. Ferramentas digitais. Capacitação de professoresResumo
A PANDEMIA CAUSADA POR SARS-COV-2 TEM PROVOCADO MUDAN�AS SUBSTANCIAIS NO PROCESSO TRADICIONAL DE ENSINO NO BRASIL E EM DIVERSOS PA�SES DO MUNDO, CRIANDO FORMAS ALTERNATIVAS DE ENSINO BASEADAS EM METODOLOGIAS E FERRAMENTAS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICA��O (TIC). ESSAS FERRAMENTAS DIGITAIS J� VINHAM SENDO EMPREGADAS TIMIDAMENTE PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS EFETIVA E PASSARAM A SER UTILIZADAS ROTINEIRAMENTE POR ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) EM SUAS AULAS REMOTAS, ENQUANTO AS AULAS PRESENCIAIS NÃO SÃO POSS�VEIS POR TEMPO INDETERMINADO. NESTE SENTIDO, ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RELATOS DE EXPERI�NCIAS DE PROFESSORES DO CURSO DE FARM�CIA DE UMA IES PRIVADA DO ESTADO DE GOI�S SOBRE SUAS EXPERI�NCIAS COM O MODELO DE AULA REMOTA DURANTE A PANDEMIA COVID-19. A ABORDAGEM � QUALI-QUANTITATIVA E EXPLORATÓRIA, COM APLICA��O DE QUESTION�RIO ONLINE, DIRECIONADO AOS PROFESSORES QUE ATUAVAM PRESENCIALMENTE EM SALA DE AULA AT� MAR�O DE 2020 E PASSARAM A ATUAR NO ENSINO REMOTO APÓS A PUBLICA��O DA PORTARIA NO. 343 / 2020 DO MINIST�RIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). AS EXPERI�NCIAS RELATADAS PELOS PROFESSORES PERMITIR�O CONTRIBUIR COM A FORMULA��O DE POL�TICAS P�BLICAS PARA A EDUCAÇÃO COM QUALIDADE EM NOSSO PA�S, COM �NFASE NA IMPLEMENTA��O DE POL�TICAS DE INCLUS�O DIGITAL, CAPACITA��O CONTINUADA DE DOCENTES E DISCENTES PARA QUE O ENSINO REMOTO TENHA �XITO EM PROMOVER O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM.