INOVAÇO NO ENSINO SUPERIOR: SALA DE AULA INVERTIDA

Autores

  • Cristina Gomes de Oliveira Teixeira Instituto Federal de Educaà§ão Ciàªncia e Tecnologia de Goiás - Campus Anápolis
  • Andrà©ia Moreira da Silva Santos Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Cláudia Gomes de Oliveira Santos Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Henrique Poletti Zani Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Jairo Teixeira Júnior Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA
  • Patrà­cia Espà­ndola Mota Venâncio Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGà‰LICA

Palavras-chave:

Inovação. Metodologia Ativa. Sala de Aula Invertida

Resumo

AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SÃO UMA IMPORTANTE FONTE DE INOVA��O. UMA INOVA��O QUE ESTÁ SENDO IMPLEMENTADA NAS DIVERSAS �REAS DA EDUCAÇÃO E INCLUSIVE NA �REA M�DICA � A SALA DE AULA INVERTIDA. CABE AS UNIVERSIDADES O IMPORTANTE PAPEL E A RESPONSABILIDADE FORMA��O DE INDIV�DUOS INOVADORES, QUE FINALMENTE SÃO A FONTE DE TODAS AS INOVA��ES NESSA GLOBALIZA��O E MULTICULTURALIZA��O DO MUNDO E DA VIDA PROFISSIONAL. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DESCREVER O CONTEXTO ATUAL DO ENSINO SUPERIOR E CARACTERIZAR O ENSINO DA SALA DE AULA INVERTIDA COMO POTENCIADORA DA TRANSFORMA��O PEDAGÓGICA DO ENSINO SUPERIOR. A METODOLOGIA UTILIZADA NO PRESENTE ESTUDO FOI A PESQUISA BIBLIOGR�FICA SOBRE AS PRINCIPAIS TEORIAS QUE NORTEARAM O TRABALHO. A CHAVE PARA ENSINAR HABILIDADES DE CRIATIVIDADE E INOVA��O ESTÁ NA CRIA��O DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DE QUALIDADE EM QUE OS ALUNOS POSSAM RESOLVER PROBLEMAS AUT�NTICOS DO MUNDO REAL E SEREM CURIOSOS E TEREM A MENTE ABERTA. A SALA DE AULA INVERTIDA � UMA METODOLOGIA QUE REVERTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NORMAL MOVENDO AS AULAS PARA FORA DA SALA DE AULA E MOVENDO OS CONCEITOS APRENDIDOS EM SALA DE AULA POR MEIO DO USO DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGENS. NA SALA DE AULA INVERTIDA, O TEMPO DE INTERA��O ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO � AUMENTADO, OS ALUNOS ASSUMEM SUAS PRÓPRIAS RESPONSABILIDADES DE APRENDIZAGEM, O PAPEL DO PROFESSOR EVOLUI PARA UM GUIA, SENDO QUE CADA ALUNO ASSUME SEUS PAP�IS INDIVIDUAIS NA EDUCAÇÃO. CONCLUI QUE NO CONTEXTO ATUAL, O ENSINO SUPERIOR NECESSITA INOVAR E QUE A CONSIDERA��O DA METODOLOGIA ATIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA PERMITE MELHORAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPET�NCIAS, PROPORCIONANDO EXPERI�NCIAS CR�TICAS, SIGNIFICATIVAS, UB�QUAS, TRANSFORMADORAS E, ESPECIALMENTE, MOTIVADORAS.

Publicado

2024-04-08

Como Citar

TEIXEIRA, Cristina Gomes de Oliveira; SANTOS, Andrà©ia Moreira da Silva; SANTOS, Cláudia Gomes de Oliveira; ZANI, Henrique Poletti; JÚNIOR, Jairo Teixeira; VENÂNCIO, Patrà­cia Espà­ndola Mota. INOVAÇO NO ENSINO SUPERIOR: SALA DE AULA INVERTIDA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2024. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5766. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES