INOVAÇO NO ENSINO SUPERIOR: SALA DE AULA INVERTIDA
Palavras-chave:
Inovação. Metodologia Ativa. Sala de Aula InvertidaResumo
AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SÃO UMA IMPORTANTE FONTE DE INOVA��O. UMA INOVA��O QUE ESTÁ SENDO IMPLEMENTADA NAS DIVERSAS �REAS DA EDUCAÇÃO E INCLUSIVE NA �REA M�DICA � A SALA DE AULA INVERTIDA. CABE AS UNIVERSIDADES O IMPORTANTE PAPEL E A RESPONSABILIDADE FORMA��O DE INDIV�DUOS INOVADORES, QUE FINALMENTE SÃO A FONTE DE TODAS AS INOVA��ES NESSA GLOBALIZA��O E MULTICULTURALIZA��O DO MUNDO E DA VIDA PROFISSIONAL. O OBJETIVO DO ESTUDO FOI DESCREVER O CONTEXTO ATUAL DO ENSINO SUPERIOR E CARACTERIZAR O ENSINO DA SALA DE AULA INVERTIDA COMO POTENCIADORA DA TRANSFORMA��O PEDAGÓGICA DO ENSINO SUPERIOR. A METODOLOGIA UTILIZADA NO PRESENTE ESTUDO FOI A PESQUISA BIBLIOGR�FICA SOBRE AS PRINCIPAIS TEORIAS QUE NORTEARAM O TRABALHO. A CHAVE PARA ENSINAR HABILIDADES DE CRIATIVIDADE E INOVA��O ESTÁ NA CRIA��O DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM DE QUALIDADE EM QUE OS ALUNOS POSSAM RESOLVER PROBLEMAS AUT�NTICOS DO MUNDO REAL E SEREM CURIOSOS E TEREM A MENTE ABERTA. A SALA DE AULA INVERTIDA � UMA METODOLOGIA QUE REVERTE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NORMAL MOVENDO AS AULAS PARA FORA DA SALA DE AULA E MOVENDO OS CONCEITOS APRENDIDOS EM SALA DE AULA POR MEIO DO USO DE ATIVIDADES DE APRENDIZAGENS. NA SALA DE AULA INVERTIDA, O TEMPO DE INTERA��O ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO � AUMENTADO, OS ALUNOS ASSUMEM SUAS PRÓPRIAS RESPONSABILIDADES DE APRENDIZAGEM, O PAPEL DO PROFESSOR EVOLUI PARA UM GUIA, SENDO QUE CADA ALUNO ASSUME SEUS PAP�IS INDIVIDUAIS NA EDUCAÇÃO. CONCLUI QUE NO CONTEXTO ATUAL, O ENSINO SUPERIOR NECESSITA INOVAR E QUE A CONSIDERA��O DA METODOLOGIA ATIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA PERMITE MELHORAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS E O DESENVOLVIMENTO DE COMPET�NCIAS, PROPORCIONANDO EXPERI�NCIAS CR�TICAS, SIGNIFICATIVAS, UB�QUAS, TRANSFORMADORAS E, ESPECIALMENTE, MOTIVADORAS.