INOVAÇOÌƑES ESTRATÉGICAS NO ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE ENDODONTIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS.

Autores

  • HELDER FERNANDES DE OLIVEIRA UniEvangà©lica
  • BRUNO FRANCISCO C. DE LACERDA
  • GILZELE NASCIMENTO MELAZO RIBEIRO
  • GIULLIANO CAIXETA SERPA
  • JOSÉ CLÁUDIO MOTÃO
  • LUIZ AUGUSTO FONSECA
  • MONICA MISAÉ ENDO
  • ORLANDO AGUIRRE GUEDES
  • RUBERVAL FERREIRA DE MORAIS JÚNIO
  • SATIRO WATANABE

Palavras-chave:

Educação em saúde;, Endodontia;, Tecnologia da informação;, Material didático.;

Resumo

A PANDEMIA DO NOVO CORONAVIÌRUS TROUXE UMA SEÌRIA DE DESAFIOS E MUDANÇAS DE PERSPECTIVAS TANTO NO ENSINO DA ODONTOLOGIA QUANTO NAS DISCIPLINAS VINCULADAS AOS CURSOS DE GRADUAÇAÌƑO. A MODALIDADE REMOTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM TRAZ AO PROFESSOR UMA MAIOR RESPONSABILIDADE BEM COMO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETEÌ‚NCIAS PARA SUPERAR AS CARACTERIÌSTICAS IMPOSTAS DIANTE DO NOVO CENAÌRIO MUNDIAL. NAÌƑO BASTA SER UM MERO REPETIDOR DE INFORMAÇOÌƑES E CONHECIMENTOS, FAZ-SE NECESSAÌRIO UM PROFUNDO AVANÇO NAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO BEM COMO UM PAPEL MEDIADOR DAS DISCUSSOÌƑES, AUXILIANDO O ALUNO NA PROCURA DA MELHOR INFORMAÇAÌƑO DE FORMA INTEGRATIVA, COLETIVA, AUTOÌ‚NOMA E INDEPENDENTE. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI O DE DISCUTIR POR MEIO DE UM RELATO DE EXPERIEÌ‚NCIA, AS INOVAÇOÌƑES ESTRATEÌGIAS NO QUE TANGE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DA AÌREA DE ENDODONTIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIEVANGEÌLICA CENTRO UNIVERSITAÌRIO DE ANAÌPOLIS. AS INOVAÇOÌƑES QUE PERMEARAM OS UÌLTIMOS SEMESTRES ABRANGERAM TREÌ‚S PILARES: PILAR 1. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO O APRENDIZADO BASEADO EM EQUIPES TAMBEÌM CONHECIDO COMO TBL (DO INGLEÌ‚S TEAM BASED LEARNING); PILAR 2. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇAÌƑO APLICADAS AO ENSINO COMO VIÌDEO E TUTORIAIS DIDAÌTICOS RELATIVOS AOS TEMAS DA DISCIPLINA; E O PILAR 3. AS INOVAÇOÌƑES NOS PROCESSOS AVALIATIVOS COM A IMPLEMENTAÇAÌƑO DE QUESTOÌƑES INTERDISCIPLINARES ALINHADAS COM O MODELO ENADE. COM RELAÇAÌƑO AO PILAR 1, O ALUNO EÌ DIRECIONADO A UM ESTUDO PREÌVIO TAMBEÌM CONHECIDA COMO A FASE DE PREPARAÇAÌƑO. POSTERIORMENTE EÌ REALIZADO UM TESTE DE MUÌLTIPLA ESCOLHA DE CARAÌTER INDIVIDUAL E EM SEGUIDA O MESMO TESTE EÌ REALIZADO EM GRUPOS, PARA QUE ALCANCEM UM CONSENSO QUANTO A RESPOSTA CORRETA. NA ETAPA FINAL, OCORRE A APLICAÇAÌƑO DOS CONCEITOS ADQUIRIDOS NAS FASES DE PREPARAÇAÌƑO E DE EXECUÇAÌƑO INDIVIDUAL E POR EQUIPES. AS AULAS E PREPARAÇOÌƑES SEGUEM ESSA LINHA DE INOVAÇAÌƑO, OU SEJA, A CONSTRUÇAÌƑO DE RECURSOS E MATERIAIS DIDAÌTICOS QUE POSSAM APRIMORAR O APRENDIZADO TEM SIDO CONSTANTEMENTE PRODUZIDO PELA EQUIPE NO PILAR 2. DESTA FORMA O PROCESSO AVALIATIVO POR MEIO DA UTILIZAÇAÌƑO DE QUESTOÌƑES INTERDISCIPLINARES (PILAR 3) TEM OCORRIDO DE FORMA MUITO MAIS NATURAL DEVIDO AO PREPARO E CAPACITAÇAÌƑO DO ALUNO AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DO CURSO. ESSAS ESTRATEÌGIAS IMPLEMENTADAS TEÌ‚M CONTRIBUIÌDO SOBREMANEIRA PARA O MELHOR APROVEITAMENTO DO ALUNO NAS DISCIPLINAS PRAÌTICAS COGNITIVAS, FAVORECENDO A FORMAÇAÌƑO DO PROFISSIONAL DE FORMA MAIS HOLIÌSTICA E INTEGRAL.

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Publicado

2022-04-20

Como Citar

DE OLIVEIRA, HELDER FERNANDES et al. INOVAÇOÌƑES ESTRATÉGICAS NO ENSINO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE ENDODONTIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ANÁPOLIS. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5760. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES