INOVAÇOÌƑES ESTRATEÌGICAS NO ENSINO DAS DISCIPLINAS DA AÌREA DE ENDODONTIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DO CENTRO UNIVERSITAÌRIO DE ANAÌPOLIS.
Palavras-chave:
Educação em sauÌde;, Endodontia;, Tecnologia da informação;, Material didaÌtico.;Resumo
A PANDEMIA DO NOVO CORONAVIÌRUS TROUXE UMA SEÌRIA DE DESAFIOS E MUDANÇAS DE PERSPECTIVAS TANTO NO ENSINO DA ODONTOLOGIA QUANTO NAS DISCIPLINAS VINCULADAS AOS CURSOS DE GRADUAÇAÌƑO. A MODALIDADE REMOTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM TRAZ AO PROFESSOR UMA MAIOR RESPONSABILIDADE BEM COMO O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETEÌ‚NCIAS PARA SUPERAR AS CARACTERIÌSTICAS IMPOSTAS DIANTE DO NOVO CENAÌRIO MUNDIAL. NAÌƑO BASTA SER UM MERO REPETIDOR DE INFORMAÇOÌƑES E CONHECIMENTOS, FAZ-SE NECESSAÌRIO UM PROFUNDO AVANÇO NAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO BEM COMO UM PAPEL MEDIADOR DAS DISCUSSOÌƑES, AUXILIANDO O ALUNO NA PROCURA DA MELHOR INFORMAÇAÌƑO DE FORMA INTEGRATIVA, COLETIVA, AUTOÌ‚NOMA E INDEPENDENTE. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI O DE DISCUTIR POR MEIO DE UM RELATO DE EXPERIEÌ‚NCIA, AS INOVAÇOÌƑES ESTRATEÌGIAS NO QUE TANGE AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DA AÌREA DE ENDODONTIA DO CURSO DE ODONTOLOGIA DA UNIEVANGEÌLICA CENTRO UNIVERSITAÌRIO DE ANAÌPOLIS. AS INOVAÇOÌƑES QUE PERMEARAM OS UÌLTIMOS SEMESTRES ABRANGERAM TREÌ‚S PILARES: PILAR 1. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO O APRENDIZADO BASEADO EM EQUIPES TAMBEÌM CONHECIDO COMO TBL (DO INGLEÌ‚S TEAM BASED LEARNING); PILAR 2. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇAÌƑO APLICADAS AO ENSINO COMO VIÌDEO E TUTORIAIS DIDAÌTICOS RELATIVOS AOS TEMAS DA DISCIPLINA; E O PILAR 3. AS INOVAÇOÌƑES NOS PROCESSOS AVALIATIVOS COM A IMPLEMENTAÇAÌƑO DE QUESTOÌƑES INTERDISCIPLINARES ALINHADAS COM O MODELO ENADE. COM RELAÇAÌƑO AO PILAR 1, O ALUNO EÌ DIRECIONADO A UM ESTUDO PREÌVIO TAMBEÌM CONHECIDA COMO A FASE DE PREPARAÇAÌƑO. POSTERIORMENTE EÌ REALIZADO UM TESTE DE MUÌLTIPLA ESCOLHA DE CARAÌTER INDIVIDUAL E EM SEGUIDA O MESMO TESTE EÌ REALIZADO EM GRUPOS, PARA QUE ALCANCEM UM CONSENSO QUANTO A RESPOSTA CORRETA. NA ETAPA FINAL, OCORRE A APLICAÇAÌƑO DOS CONCEITOS ADQUIRIDOS NAS FASES DE PREPARAÇAÌƑO E DE EXECUÇAÌƑO INDIVIDUAL E POR EQUIPES. AS AULAS E PREPARAÇOÌƑES SEGUEM ESSA LINHA DE INOVAÇAÌƑO, OU SEJA, A CONSTRUÇAÌƑO DE RECURSOS E MATERIAIS DIDAÌTICOS QUE POSSAM APRIMORAR O APRENDIZADO TEM SIDO CONSTANTEMENTE PRODUZIDO PELA EQUIPE NO PILAR 2. DESTA FORMA O PROCESSO AVALIATIVO POR MEIO DA UTILIZAÇAÌƑO DE QUESTOÌƑES INTERDISCIPLINARES (PILAR 3) TEM OCORRIDO DE FORMA MUITO MAIS NATURAL DEVIDO AO PREPARO E CAPACITAÇAÌƑO DO ALUNO AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DO CURSO. ESSAS ESTRATEÌGIAS IMPLEMENTADAS TEÌ‚M CONTRIBUIÌDO SOBREMANEIRA PARA O MELHOR APROVEITAMENTO DO ALUNO NAS DISCIPLINAS PRAÌTICAS COGNITIVAS, FAVORECENDO A FORMAÇAÌƑO DO PROFISSIONAL DE FORMA MAIS HOLIÌSTICA E INTEGRAL.