TRANSIÇO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS CURSOS DE GRADUAÇO DA UNIEVANGÉLICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Pollyana dos Reis Pereira Fanstone
  • Cristiane Martins Rodrigues Bernardes
  • Daniel Gonà§alves Mendes da Costa
  • Evelin Soares de Oliveira Martins
  • Fabiane Alves de Carvalho
  • Luciana Carvalho Boggian
  • Carlos Estrela Universidade Federal de Goiás, UFG

Palavras-chave:

Ensino Superior. Graduação. Ensino remoto. Pandemia.

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A TRANSI��O DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIEVANG�LICA DURANTE O PER�ODO DA PANDEMIA DE COVID-19. A PANDEMIA ALTEROU PROFUNDAMENTE OS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE, DENTRE ELES A EDUCAÇÃO, OBJETO DESTE ESTUDO. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE REPENTE, PASSOU A ACONTECER DE FORMA REMOTA, EM CIBERESPA�OS. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICA��O GANHARAM GRANDE DESTAQUE NO CONTEXTO EDUCACIONAL PRESENCIAL, TORNANDO-SE AS GRANDES PROTAGONISTAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS PROFESSORES PRECISARAM SE REINVENTAR E SE ADEQUARAM � NOVA REALIDADE ACAD�MICA CONSTITU�DA POR AULAS S�NCRONAS E ASS�NCRONAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. UTILIZOU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO NESTE TRABALHO A T�CNICA DO RELATO DE EXPERI�NCIA DESCRITO PELA PRÓ-REITORIA ACAD�MICA. O ESTUDO MOSTRA DE FORMA SISTEM�TICA, AS ESTRAT�GIAS ADOTADAS NO SENTIDO DE SUBSIDIAR OS DOCENTES PARA ESTE DESAFIO, DESDE A COMUNICA��O CONT�NUA COM TODOS OS ENVOLVIDOS NAS AULAS E ATIVIDADES REMOTAS AT� A MODELAGEM DAS DISCIPLINAS PARA 2020/2.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

PEREIRA FANSTONE, Pollyana dos Reis; RODRIGUES BERNARDES, Cristiane Martins; MENDES DA COSTA, Daniel Gonà§alves; DE OLIVEIRA MARTINS, Evelin Soares; DE CARVALHO, Fabiane Alves; BOGGIAN, Luciana Carvalho; ESTRELA, Carlos. TRANSIÇO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS CURSOS DE GRADUAÇO DA UNIEVANGÉLICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5747. Acesso em: 16 jul. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES