TRANSIÇO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS CURSOS DE GRADUAÇO DA UNIEVANGÉLICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Palavras-chave:
Ensino Superior. Graduação. Ensino remoto. Pandemia.Resumo
ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A TRANSI��O DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIEVANG�LICA DURANTE O PER�ODO DA PANDEMIA DE COVID-19. A PANDEMIA ALTEROU PROFUNDAMENTE OS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE, DENTRE ELES A EDUCAÇÃO, OBJETO DESTE ESTUDO. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, DE REPENTE, PASSOU A ACONTECER DE FORMA REMOTA, EM CIBERESPA�OS. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICA��O GANHARAM GRANDE DESTAQUE NO CONTEXTO EDUCACIONAL PRESENCIAL, TORNANDO-SE AS GRANDES PROTAGONISTAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. OS PROFESSORES PRECISARAM SE REINVENTAR E SE ADEQUARAM � NOVA REALIDADE ACAD�MICA CONSTITU�DA POR AULAS S�NCRONAS E ASS�NCRONAS NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. UTILIZOU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO NESTE TRABALHO A T�CNICA DO RELATO DE EXPERI�NCIA DESCRITO PELA PRÓ-REITORIA ACAD�MICA. O ESTUDO MOSTRA DE FORMA SISTEM�TICA, AS ESTRAT�GIAS ADOTADAS NO SENTIDO DE SUBSIDIAR OS DOCENTES PARA ESTE DESAFIO, DESDE A COMUNICA��O CONT�NUA COM TODOS OS ENVOLVIDOS NAS AULAS E ATIVIDADES REMOTAS AT� A MODELAGEM DAS DISCIPLINAS PARA 2020/2.