PRÁTICA PEDAGÓGICA HÀBRIDA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA POR SARS-COV-2: ANÁLISE CRÀTICA DA LITERATURA
Palavras-chave:
Ensino superior. Inovações. Prática Pedagógica Híbrida. COVID-19.Resumo
O DISTANCIAMENTO SOCIAL E A QUARENTENA IMPACTARAM DIRETAMENTE NA VIDA DE TODA A COMUNIDADE ACAD�MICA, ISSO EM DECORR�NCIA DA NECESSIDADE DO AFASTAMENTO PRESENCIAL DE DOCENTES E DISCENTES. INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) EST�O COM SUAS ATIVIDADES PRESENCIAIS SUSPENSAS, TENDO EM VISTA QUE O AMBIENTE UNIVERSITÁRIO � UM AMBIENTE PROP�CIO PARA O CONTATO, E CONSEQUENTEMENTE, DISSEMINA��O DA DOEN�A. AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS, GESTORES DE IES P�BLICAS E PRIVADAS, DOCENTES E DISCENTES T�M PROCURADO POR METODOLOGIAS ALTERNATIVAS DE ENSINO. O ENSINO H�BRIDO VEM SENDO AMPLAMENTE EMPREGADO NO DESENVOLVIMENTO DE MODELOS INSTITUCIONAIS TIDOS COMO �€ŒMISTOS�€ OU �€ŒINTEGRATIVOS�€ AUXILIANDO NA AMPLIA��O E DISSEMINA��O DA OFERTA DE CURSOS UNIVERSIT�RIOS. EMBORA ESTA MODALIDADE TAMBEÌM FA�A O USO DE UM AMBIENTE ON-LINE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS A��ES CURRICULARES, ELA SE DIFERENCIA DO ENSINO A DISTAÌ‚NCIA (EAD). A ADO��O DO CONCEITO REMOTO PERMITIU PROSSEGUIR COM O ANO LETIVO, A PARTIR DA OFERTA DE CURSOS, QUE AT� ENT�O ERAM OFERTADOS EXCLUSIVAMENTE PELO SISTEMA PRESENCIAL, COMBINANDO DESSA FORMA, O MELHOR DO PRESENCIAL COM AS FACILIDADES DO VIRTUAL. NO ENTANTO, EXISTEM DESVANTAGENS, QUE VARIAM DESDE A NECESSIDADE DE UMA INFRAESTRUTURA ESPECIALIZADA, AT� O N�VEL DE PREPARO DOS PROFESSORES PARA O PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS A��ES. EM MOMENTOS COMO ATUAL, TORNA-SE NECESSAÌRIO REPENSARMOS A EDUCAÇAÌƑO E TODOS OS SEUS PROCESSOS. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR, POR MEIO DE UMA REVISÃO CR�TICA DA LITERATURA, A PR�TICA PEDAGÓGICA H�BRIDA DESENVOLVIDA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO EM EÌPOCA DE PANDEMIA DO CORONAVIÌRUS. A EDUCAÇAÌƑO HIÌBRIDA SURGIU COM O PROPOÌSITO DO DOCENTE EMPREGAR NA SUA PRAÌTICA PEDAGOÌGICA O USO DAS VAÌRIAS FERRAMENTAS, OPORTUNIZANDO UMA VISIBILIDADE AO PROTAGONISMO DO ALUNO, QUE VIVE VIRTUALMENTE CONECTADO. A EDUCAÇAÌƑO APOÌS A PANDEMIA, DEVERAÌ ESTAR PERMEADA POR ESTUDOS QUE BUSCAR�O UMA MELHOR COMPREENS�O DESSA NOVA PERSPECTIVA. CABE AINDA DESTACAR QUE APOÌS A PANDEMIA HAVERAÌ UM MAIOR HIBRIDISMO DA EDUCAÇAÌƑO PRESENCIAL COM O ENSINO REMOTO, POIS CADA VEZ MAIS OS PROFESSORES ESTARAÌƑO PREPARADOS PARA O DISTANCIAMENTO, TENDO A POSSIBILIDADE FACTIÌVEL DE NOVAS DOENÇAS COLETIVAS FUTURAS. O SUCESSO NA IMPLEMENTA��O DE UMA PR�TICA PEDAGÓGICA H�BRIDA NO ENSINO SUPERIOR � DEPENDENTE DE UM TRABALHO COLETIVO QUE ENVOLVE A PARTICIPA��O DE GESTORES, DOCENTES E DISCENTES. AL�M DISSO, ESSE PROCESSO DEVE SER DIN�MICO, COMPREENDER AS DIMENS�ES PEDAGÓGICAS, POL�TICAS, ADMINISTRATIVAS E FINANCEIRAS ENVOLVIDAS E NÃO DEVE SER RESUMIDO APENAS NA INSER��O DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E DE INFRAESTRUTURA DE ENSINO.