O E-LEARNING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA PANDEMIA COVID-19:

UMA REVIS�ƑO DA LITERATURA

Autores

  • Núbia da Paixão Eneterio UniEvangà©lica
  • Cláudia Regina Major
  • Edna Aparecida de Oliveira
  • Joicy Mara Rezende Rolindo
  • Maria Cecà­lia Amaro Martinez Freitas
  • Maria Clemàªncia Pinheiro Ferreira
  • Sandra Elaine Aires de Abreu
  • Tiago Meireles do Carmo Morais

Palavras-chave:

E-Learning. Educação a Distância. COVID-19. Tecnologias na educação.

Resumo

TODOS OS SETORES SOCIAIS APRESENTAM-SE INFLUENCIADOS PELA PANDEMIA DA COVID-19, S�NDROME RESPIRATÓRIA CAUSADA PELO NOVO CORONA V�RUS (SARS-COV-2). AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR IES DESDOBRAM-SE PARA ATINGIREM SEUS OBJETIVOS ESTRAT�GICOS DE CONTINUAR PRESTANDO UM SERVI�O EDUCATIVO DE QUALIDADE PARA SEUS ALUNOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO � VERIFICAR A INFLUÊNCIA DO E-LEARNING COMO FERRAMENTA GERENCIAL DAS IES DIANTE DA PANDEMIA COVID-19. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTE DE UMA REVISÃO BIBLIOGR�FICA. OS RESULTADOS APONTAM QUE A PERCEP��O DO AMBIENTE EXTERNO E A SUA INFLUÊNCIA NA IES TORNAM-SE CRUCIAIS E, APESAR DA PROPOR��O QUE A E-LEARNING VEM ASSUMINDO NO MERCADO EDUCACIONAL, NÃO SE PODE IGNORAR QUE ESSA FORMA DE EDUCAÇÃO TEM ALGUMAS PECULIARIDADES REFERENTES A IMPLEMENTA��O E GERENCIAMENTO EM RELAÇÃO AO ENSINO TRADICIONAL. A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA MACRO, IDENTIFICOU-SE COMO FATORES CR�TICOS DA EAD: A PROPRIEDADE INTELECTUAL, A ADEQUA��O DO CURSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, O CONTE�DO A SER MINISTRADO E A CONSTRU��O DO CURSO E SUA MANUTEN��O. CONCLUI-SE QUE OS FATORES DE SUCESSO RELACIONADOS � UTILIZA��O DO E-LEARNING SÃO VINCULADOS DIRETAMENTE AOS OBJETIVOS ESTRAT�GICOS DESSAS IES, PRINCIPALMENTE AO SE CONSIDERAR QUE O AMBIENTE EXTERNO RELACIONA-SE PROPORCIONALMENTE COM TAIS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS.

Downloads

Publicado

2022-04-20

Como Citar

ENETERIO, Núbia da Paixão; MAJOR, Cláudia Regina; DE OLIVEIRA, Edna Aparecida; ROLINDO, Joicy Mara Rezende; FREITAS, Maria Cecà­lia Amaro Martinez; FERREIRA, Maria Clemàªncia Pinheiro; DE ABREU, Sandra Elaine Aires; MORAIS, Tiago Meireles do Carmo. O E-LEARNING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA PANDEMIA COVID-19:: UMA REVIS�ƑO DA LITERATURA. Anais do Seminário de Atualização de Práticas Docentes, [S. l.], v. 2, n. 2, 2022. Disponível em: https://anais.unievangelica.edu.br/index.php/praticasdocentes/article/view/5742. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

ANAIS DO 39º SEMINÁRIO DE ATUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DOCENTES