O E-LEARNING COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA PANDEMIA COVID-19:
UMA REVIS�ƑO DA LITERATURA
Palavras-chave:
E-Learning. Educação a Distância. COVID-19. Tecnologias na educação.Resumo
TODOS OS SETORES SOCIAIS APRESENTAM-SE INFLUENCIADOS PELA PANDEMIA DA COVID-19, S�NDROME RESPIRATÓRIA CAUSADA PELO NOVO CORONA V�RUS (SARS-COV-2). AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR IES DESDOBRAM-SE PARA ATINGIREM SEUS OBJETIVOS ESTRAT�GICOS DE CONTINUAR PRESTANDO UM SERVI�O EDUCATIVO DE QUALIDADE PARA SEUS ALUNOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO � VERIFICAR A INFLUÊNCIA DO E-LEARNING COMO FERRAMENTA GERENCIAL DAS IES DIANTE DA PANDEMIA COVID-19. A METODOLOGIA UTILIZADA CONSISTE DE UMA REVISÃO BIBLIOGR�FICA. OS RESULTADOS APONTAM QUE A PERCEP��O DO AMBIENTE EXTERNO E A SUA INFLUÊNCIA NA IES TORNAM-SE CRUCIAIS E, APESAR DA PROPOR��O QUE A E-LEARNING VEM ASSUMINDO NO MERCADO EDUCACIONAL, NÃO SE PODE IGNORAR QUE ESSA FORMA DE EDUCAÇÃO TEM ALGUMAS PECULIARIDADES REFERENTES A IMPLEMENTA��O E GERENCIAMENTO EM RELAÇÃO AO ENSINO TRADICIONAL. A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA MACRO, IDENTIFICOU-SE COMO FATORES CR�TICOS DA EAD: A PROPRIEDADE INTELECTUAL, A ADEQUA��O DO CURSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, O CONTE�DO A SER MINISTRADO E A CONSTRU��O DO CURSO E SUA MANUTEN��O. CONCLUI-SE QUE OS FATORES DE SUCESSO RELACIONADOS � UTILIZA��O DO E-LEARNING SÃO VINCULADOS DIRETAMENTE AOS OBJETIVOS ESTRAT�GICOS DESSAS IES, PRINCIPALMENTE AO SE CONSIDERAR QUE O AMBIENTE EXTERNO RELACIONA-SE PROPORCIONALMENTE COM TAIS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS.