METODOLOGIA ATIVA NA PERSPECTIVA DA PRATICA DOCENTE
UM RELATO DE EXPERI�ŠNCIA
Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Equipes. Educação nas Profissões da Saúde. Métodos Educacionais.Resumo
PROFESSORES QUE DESEJAM UTILIZAR A APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES, TEAM-BASED LEARNING (TBL), PRECISAM COMPREENDER OS PRINC�PIOS FUNDAMENTAIS ENVOLVIDOS NA APLICA��O DESTA ESTRAT�GIA EDUCACIONAL E A SEQU�NCIA DE EVENTOS NECESS�RIA PARA SUA IMPLANTA��O EFETIVA. � UMA ESTRAT�GIA EDUCACIONAL QUE TEM SIDO EMPREGADA NA EDUCAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPET�NCIAS FUNDAMENTAIS, COMO A RESPONSABILIZA��O DO ALUNO PELA AQUISI��O DO PRÓPRIO CONHECIMENTO, A TOMADA DE DECIS�O E O TRABALHO COLABORATIVO E EFETIVO EM EQUIPE. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI RELATAR A APLICA��O DO TBL NO CURSO DE ENFERMAGEM E AUXILIAR O LEITOR NA COMPREENS�O DO POTENCIAL DESTA ESTRAT�GIA EDUCACIONAL, INCLUINDO SUA CAPACIDADE DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATRAV�S DO ESTUDO DE CASO. QUE A PR�TICA DE DAR FEEDBACK PERMITE QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM COMPET�NCIAS PROFISSIONAIS E SE PREPAREM PARA SUAS VIDAS PROFISSIONAIS COMO CL�NICOS COM RESPONSABILIDADES DE REVISÃO POR PARES. NOTAMOS QUE QUANTO MAIOR A FIDELIDADE DO PROGRAMA TBL, MAIOR A OPORTUNIDADE DE O CORPO DOCENTE COMPREENDER, CRITICAR, REPLICAR E COMPARAR OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM E TORNANDO �€“SE FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO