MODALIDADE AVA NOS DIAS ATUAIS DE PANDEMIA DA COVID-19 E SUA CONTRIBUIÇO PARA A APRENDIZAGEM - UM RELATO DE EXPERIENCIA
Palavras-chave:
Ensino remoto. Modalidade à distância. Novo Coronavírus. Pandemia.Resumo
DIANTE DA PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAV�RUS E O AVAN�O DA COVID-19 NO BRASIL, VEMOS UMA S�RIE DE IMPACTOS SOBRE TODAS AS ATIVIDADES DESEMPENHADOS PELA POPULA��O OCASIONADOS PELO ISOLAMENTO SOCIAL. DIANTE DESSA REALIDADE SE FAZ NECESS�RIO REPENSAR A EDUCAÇÃO. QUEST�ES COMO DAR CONTINUIDADE AO ANO LETIVO E GARANTIR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, QUE ATENDA � DEMANDA DO ENSINO SUPERIOR T�M SE COLOCADO COMO DESAFIOS. O DISTANCIAMENTO SOCIAL E A SUSPENS�O DAS AULAS NAS UNIVERSIDADES COMPELIRAM PARA A BUSCA DE TECNOLOGIAS COM OS J� CONHECIDOS RECURSOS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO � DIST�NCIA. O INTUITO � ALCAN�AR OS ESTUDANTES POR MEIO DAS NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM O SUPORTE DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICA��O (TICS), QUE POSSIBILITEM O SEU USO COMO MECANISMO COMPLEMENTAR, SUBSTITUTO OU INTEGRANTE DO ENSINO PRESENCIAL. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, TIPO RELATO DE EXPERI�NCIA, BASEADO NA EXPERI�NCIA NA DOC�NCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19. O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI DESCREVER A EXPERI�NCIA VIVENCIADA PELO DOCENTE NA MODALIDADE REMOTA, UTILIZANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, MEDIANTE AS LIMITA��ES IMPOSTAS PELO ISOLAMENTO SOCIAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19. OS DOCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIEVANG�LICA FAZEM USO DO AVA PARA MINISTRAR ALGUMAS DISCIPLINAS NA MODALIDADE EAD E ISSO FEZ COM QUE NÃO HOUVESSE TANTAS DIFICULDADES PARA MINISTRAR AULA ATRAV�S DA PLATAFORMA MOODLE. CONTUDO, FOI PRECISO REALIZAR ALGUNS TREINAMENTOS PARA QUE FOSSE POSS�VEL UTILIZAR TODO O LEQUE DE OP��ES QUE SE ENCONTRA NO AVA.